Questões sobre Educação Infantil

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Um dos mais antigos sistemas de alfabetização, também conhecido como soletração, tem como princípio que a leitura parte da decoração oral das letras do alfabeto e depois todas as suas combinações silábicas e, em seguida, as palavras. Esse método recebe o nome de:

    A) Alfabético.

    B) Sistemático.

    C) Construtivista.

    D) Pré-silábico.

Com o desenvolvimento da fase chamada por Emília Ferreiro de pré-silábica, as crianças tornam-se capazes de diferenciar a escrita dos desenhos. Existem três características próprias para esse período as quais foram classificadas como eixo quantitativo, eixo qualitativo e eixo de classificação, o primeiro destes se refere:

    A) Os alunos acreditam que uma palavra não pode possuir letras iguais e no eixo de classificação.

    B) Os alunos percebem que existe uma relação entre fonema e grafema.

    C) As crianças pensam que um escrito somente poderá ser lido se apresentar duas ou mais letras.

    D) As crianças assimilam que a escrita, em determinados momentos, será diferente da fala.

“A alfabetização não é um estado a qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola e que não termina ao finalizar a escola primária” (FERREIRO 1999, p.47).

Nesta perspectiva, assinale a alternativa que NÃO corresponde ao processo de alfabetização:

    A) A alfabetização é a aquisição do código da escrita e da leitura.

    B) O processo de alfabetização acontece a partir das práticas sociais de leitura e escrita.

    C) A alfabetização é um componente do letramento.

    D) A alfabetização não é um processo baseado em perceber e memorizar.

    E) O processo de alfabetização acontece de forma contínua, e se desenvolve simultaneamente dentro e fora da sala de aula, em processo interativo, que acontece desde os primeiros contatos da criança com a escrita.

O autor que organizou o processo de alfabetização em quatro fases, sendo elas pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética, é

    A) Paulo Freire.

    B) Carlos Cagliari.

    C) Emilia Ferreiro.

    D) Jean Piaget.

Medidas de higiene bucal, que auxiliam no combate a doenças como a cárie dentária, devem ser incentivadas no ambiente escolar. Com relação a medidas de higiene e saúde bucal para crianças com idade entre 3 anos e 6 anos, assinale a opção correta.

    A) A escovação deve ocorrer, pelo menos, 3 vezes ao dia, com pequena quantidade de pasta dental infantil, correspondente ao volume de um grão de arroz cru, com baixa concentração de flúor (inferior a 1.000 partes por milhão).

    B) A escovação deve ocorrer, pelo menos, 2 vezes ao dia, com uso de enxaguatórios bucais e pasta dental infantil com baixa concentração de flúor.

    C) A escovação deve ocorrer 2 a 3 vezes ao dia, com pequena quantidade de pasta dental comum, correspondente ao volume de um grão de arroz cru, com concentração de flúor superior a 1.000 partes por milhão, devendo-se enfatizar a importância da escovação noturna.

    D) Líquidos como leite ou sucos, desde que não contenham açúcar, podem ser consumidos durante a noite e dispensam a escovação noturna, pois não aumentam o risco de cárie dentária.

    E) Dada a disponibilidade de água fluoretada em quase todo o território nacional, a higiene oral de crianças nessa faixa etária deve ser feita com pasta dental sem flúor, para evitar a ocorrência de fluorose.

O que NÃO é correto afirmar sobre o letramento:

    A) O letramento difere da alfabetização, que é o processo formal de ensinar a ler e a escrever.

    B) O letramento pode levar a mudanças políticas, sociais, econômicas e cognitivas a partir da inserção dos indivíduos nas sociedades tecnológicas.

    C) Letramento não é apenas aprender a ler e escrever, mas também entender o que se ler e escreve, conectando-se ao contexto social e a sua experiência diária.

    D) O letramento é o processo de aprendizagem onde se desenvolve a habilidade de ler e escrever.

    E) O letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.

A observação das formas de expressão das crianças, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, de satisfação com sua própria produção e com suas pequenas conquistas é:

    A) Um instrumento de acompanhamento do trabalho que poderá ajudar na avaliação e no replanejamento da ação educativa.

    B) Visto como uma invasão à privacidade destas, que não devem se sentir constantemente vigiadas e avaliadas.

    C) Uma boa forma de avaliar individualmente se cada criança está apta para começar seus estudos no ensino fundamental.

    D) O que determina o bom ou mal desenvolvimento infantil, seja nos aspectos sociais, individuais, físicos ou mentais.

Durante o período de aulas, um estudante de 6 anos de idade queixou-se à equipe escolar de dor abdominal leve em cólica e afirmou ter evacuado fezes semilíquidas em moderado volume duas vezes no toalete da escola, além de ter urinado uma vez. A equipe escolar constatou que a criança não estava febril, apresentava bom estado geral e não se queixava de vômitos.
Nessa situação hipotética, os cuidadores escolares devem

    A) informar aos pais e(ou) responsáveis os sintomas da criança e estimular o estudante a ingerir líquidos em abundância, como água e soro caseiro, permitindo o repouso sob supervisão.

    B) chamar serviço de transporte, como ambulância, para remoção da criança para a unidade de saúde mais próxima.

    C) informar aos pais e(ou) responsáveis os sintomas da criança e estimular o estudante a ingerir líquidos em abundância, como chás açucarados e refrigerantes com sódio.

    D) oferecer analgésicos à criança, mesmo sem autorização dos responsáveis, e mantê-la em repouso em sala separada sob supervisão, até a melhora.

    E) informar aos pais e(ou) responsáveis os sintomas da criança, exigindo que eles busquem o estudante na escola imediatamente.

É correto afirmar que as propostas pedagógicas da educação infantil das crianças filhas de agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da reforma agrária, quilombolas, caiçaras, povos da floresta, devem:

    A) Valorizar os saberes e o papel dessas populações na produção de conhecimentos sobre o campo, porém não sobre a ciência humana.

    B) Ter vinculação inautêntica à realidade dessas populações, suas culturas, tradições e identidades.

    C) Prever a oferta de brinquedos e equipamentos que respeitem as características ambientais e socioculturais da comunidade.

    D) Reconhecer os modos próprios de vida no campo e a necessidade de criar novos costumes mais urbanos para esses alunos.

A respeito da alimentação na educação infantil, julgue os itens a seguir.
I Quanto à rotulagem de alimentos para bebês, deve-se dar preferência àqueles que apresentem figuras humanizadas de bebês, pois identificam o produto como mais adequado à alimentação infantil. II O mel, como um produto natural, é um alimento recomendado para crianças menores de dois anos de idade. III O momento da alimentação é um dos primeiros alvos para a regulação cultural e de fundamental importância no processo de desenvolvimento infantil. IV Os resíduos da cozinha, cascas de vegetais ou restos de alimentos devem ser armazenados para posterior alimentação de animais.
Assinale a opção correta.

    A) Apenas o item I está certo.

    B) Apenas o item II está certo.

    C) Apenas o item III está certo.

    D) Apenas o item IV está certo.

    E) Todos os itens estão certos.

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