Questões sobre Função Sociocultural da Escola

Lista completa de Questões sobre Função Sociocultural da Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção correta a respeito da concepção e da função sociocultural da escola.

  • A. Os docentes devem identificar as relações sociais e reforçá-las em sala de aula, demonstrando respeito pela cultura local e atendendo, assim, a uma das funções sociais da escola.
  • B. A escola deve assumir uma posição político-partidária e incentivar a comunidade escolar a concordar com ela, como forma de modificação do contexto social.
  • C. A escola tem como função exclusiva transmitir os conteúdos de aprendizagem de forma correta, por meio da metodologia apropriada para o aprendizado dos estudantes.
  • D. Os professores, a equipe técnica e os funcionários devem discutir coletivamente suas concepções individuais a respeito da função social da escola para que possam trabalhar com os mesmos objetivos.
  • E. A principal função da escola é desenvolver as habilidades individuais, por meio de exercícios e ações de capacitação técnica, para que os indivíduos possam ter um desempenho favorável no mercado de trabalho.

Chauí (2003) considera a definição de universidade como instituição social, diferenciando-a de uma organização prestadora de serviços.

Com base nas ideias da autora sobre essa definição, é incorreto afirmar:

  • A. Para a instituição, o seu princípio e sua referência normativa e valorativa são a sociedade.
  • B. Na universidade, enquanto instituição social, a marca essencial da docência deve ser a formação.
  • C. A universidade, além da vocação republicana, tornou-se também uma instituição social indissociável da ideia de democracia e de democratização do saber, a partir do século XX.
  • D. A permanência de uma instituição social necessita muito mais de sua capacidade de adaptar-se rapidamente a mudanças aceleradas da superfície do “meio ambiente” e muito pouco de sua estrutura interna.

A função social da escola tem sido cada vez mais diversificada. Ela se funda na premente necessidade do acompanhamento, por parte das instituições educativas, das mudanças que se processam aceleradamente em função dos avanços da ciência e da tecnologia e o mundo do trabalho. Nesse sentido, é correto afirmar que

  • A. a cultura escolar deve priorizar o ensino interdisciplinar.
  • B. a função do currículo escolar é reforçar o ensino de linguagem e da matemática para atender ao mundo do trabalho.
  • C. os conteúdos curriculares devem priorizar o ensino de ciências e suas conexões com a vida prática do aluno.
  • D. os conteúdos curriculares devem reforçar o ensino de conteúdos da prática e minimizar os conteúdos teóricos.
  • E. a cultura escolar deve desenvolver um ensino que crie conexões entre o que o aluno aprende e as experiências de vida.

Considerando que a finalidade da educação infantil, primeira etapa da educação básica, consiste no desenvolvimento integral da criança de até cinco anos de idade, julgue os itens a seguir, a respeito das diretrizes curriculares para a educação infantil. No âmbito educativo, cabe à escola complementar a ação da família e da comunidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que a escola é a instituição por meio da qual é transmitida a herança social e, ao mesmo tempo, são desenvolvidos novos conhecimentos, julgue os itens que se seguem. Uma das funções da escola é auxiliar na promoção do desenvolvimento global da personalidade do educando.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, julgue os itens a seguir. Na atualidade, a escola tem assumido várias funções sociais, mas não pode deixar de cumprir bem o seu papel fundamental de garantir aos alunos a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para os liberais, a função social da escola é prover o ensino de qualidade para todos os estudantes independentemente do nível socioeconômico.

Para os socialistas, a escola também deve ensinar com qualidade todos os alunos, no entanto para se atingir este objetivo

  • A. o ensino deve ser organizado por conteúdos distintos para cada classe social, visando atender ao mercado de trabalho.
  • B. as diferenças de níveis socioeconômicos entre os alunos não os impedem de aprender igualmente.
  • C. é preciso que o professor elabore propostas pedagógicas diferenciadas, de acordo com a capacidade cognitiva de seus alunos.
  • D. o professor deve planejar um trabalho pedagógico que recupere as deficiências culturais dos alunos pobres.
  • E. é necessária a eliminação dos desníveis socioeconômicos e a distribuição do capital cultural e social.

A escola como instituição social capaz de garantir o direito de permanência, que tenha um ensino de qualidade e que esteja sintonizada com os princípios pedagógicos progressistas deve, EXCETO,

  • A. valorizar não apenas a aprendizagem do saber acumulado, mas também se preocupar com a formação integral do indivíduo.
  • B. prescindir das disciplinas clássicas, procurando explorar às experiências e vivências individuais e coletivas.
  • C. ser democrática, ampla, flexível, aberta à cultura e às comunidades.
  • D. vincular a aprendizagem a um contexto que tenha significado para o aluno.
  • E. eliminar a evasão e a repetência e preocupar-se com a elevação da autoestima dos alunos.

“Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente deve, necessariamente, promover o convívio com a diversidade, que é marca da vida social brasileira.” Acerca do exposto, é INCORRETO afirmar que:

  • A. O principal desafio da escola inclusiva é desenvolver uma educação centrada no método pedagógico.
  • B. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos.
  • C. É considerada escola inclusiva aquela que abre espaço para todas as crianças, abrangendo aquelas com necessidades especiais.
  • D. Essa diversidade inclui não somente as diversas culturas, os hábitos, os costumes, mas também as competências, as particularidades de cada um.

Tendo em vista que, de modo geral, educador competente é aquele que está comprometido com a construção de uma sociedade justa e democrática, julgue o próximo item. O exercício da democracia se inicia no espaço da sala de aula, em que são possíveis os confrontos de ideias.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...