Lista completa de Questões sobre Função Sociocultural da Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O educador social tem a Pedagogia Social como referência, distinguindo-se do trabalhador social pelo caráter de sua intervenção. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Ao educador social, compete a assistência social.
Ao trabalhador social, compete a intervenção socioeducativa.
A análise sistemática da realidade deve ser realizada pelo educador social.
O campo de atuação do educador social é a intervenção socioeducativa.
A coleta de dados e de informações da realidade social deve ser realizada pelo educador social.
Educação como reprodutora da sociedade implica entendê-la como um elemento da própria sociedade, determinada por seus condicionantes econômicos, sociais e políticos. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Para Althusser, é possível manter a produção dos bens materiais, sem que haja a reprodução cultural da sociedade.
Para essa concepção, a escola é o instrumento criado para formar pessoas críticas e conscientes da situação de exploração imposta pela sociedade capitalista.
Entre os diversos estudiosos dessa concepção, é comum entenderem a escola como aparelho ideológico do Estado.
A reprodução dos valores sociais, como a ideologia estatal, não ocorre com as crianças, mas apenas com adolescentes e adultos.
A reprodução de valores da sociedade dominante ocorre exclusivamente na escola.
A educação pode ser compreendida como mediação de um projeto social, na perspectiva da democratização. Assim, podem-se considerar as possibilidades de ação a partir dos próprios condicionantes históricos. Acerca dessa concepção, assinale a alternativa correta.
Ela é otimista em relação ao poder da educação sobre a sociedade.
Ela afirma que a educação é uma instância de reprodução do modelo de sociedade à qual se serve.
Para ela, a educação corrige os desvios do modelo social.
Para seus teóricos, a educação tem papel ativo na sociedade.
Ela é denominada crítica porque não reforça o ilusório otimismo e percebe os condicionantes sociais.
Segundo os referenciais de Iria Brzezinski (2001, p.72), tendo presente a interação das culturas interna/externa das organizações escolares, é possível explicitar as mais expressivas funções políticas e sociais da escola. Dentre elas, destaca-se a
Pela educação, pode-se combater, no plano das atitudes, as discriminações manifestadas em gestos, comportamentos e palavras. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Os problemas de discriminação são do âmbito comportamental, por isso a educação escolar não alcança sucesso em sua extinção.
O respeito às diferenças culturais e sociais geralmente é compatível com as normas da escola.
A prática do desvelamento do preconceito é mais comum nas escolas que a prática do acobertamento.
A prática do preconceito é algo muito novo, por isso as escolas ainda não sabem quais as atitudes corretas para lidar com as situações e ocorrências.
A escola enfrenta o desafio atual de buscar criar outras formas de relação social e interpessoal.
Acerca do tema, assinale a alternativa correta.
A promoção de uma sociedade mais justa não tem relação com a valorização da pluralidade cultural.
A diversidade cultural tem a mesma natureza que a desigualdade social.
A educação, ao tratar da pluralidade cultural, deve promover o enriquecimento da pluralidade de formas de vida.
A discriminação pode ser compreendida sem a necessidade de recorrer ao contexto socioeconômico.
A discriminação, a injustiça e o preconceito não contradizem os princípios da dignidade.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em um sistema social, harmônico, orgânico e funcional, a escola funciona como mantenedora do comportamento humano, produzindo indivíduos competentes para o mercado de trabalho, por meio da transmissão de informações precisas, objetivas e rápidas. Assinale a opção que apresenta a tendência pedagógica que defende essas características como papel social da escola.
libertadora
crítico-social dos conteúdos
tradicional
progressista
tecnicista
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O projeto pedagógico-curricular é o instrumento de articulação entre fins e meios. Ele faz o ordenamento entre todas as atividades pedagógicas, curriculares e organizativas da escola, tendo em vista os objetivos educacionais. Com base nesse pressuposto, assinale a opção correta.
A garantia da qualidade social do ensino acarreta a crença na possibilidade de educar a todos como condição para igualdade e inclusão social.
A reorganização das escolas e as mudanças nas práticas de gestão elevam necessariamente a qualidade da educação e, por isso, garantem um bom desempenho dos alunos na vida.
A aferição do desempenho intelectual dos alunos por meio de provas e exames no âmbito das escolas é garantia da melhoria da qualidade da educação oferecida.
A qualidade da educação se pauta pela elaboração de um projeto pedagógico que seja fruto da articulação de idéias de um grupo específico apresentado à comunidade escolar.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A idéia de educação intercultural está alicerçada no acolhimento da diversidade, no reconhecimento dos outros como sujeitos de sua individualidade, portadores de uma identidade cultural própria. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
Embora na escola exista uma inter-relação entre os diversos grupos culturais, não há como atender as necessidades de todos. Assim, é o interesse da maioria que deve prevalecer.
A presença da diversidade humana na sociedade resulta na transversalidade de culturas, no sentido de que toda cultura é plural.
Assumir o objetivo da educação intercultural significa reduzir o currículo aos interesses dos vários grupos culturais que freqüentam a escola.
Na perspectiva da educação intercultural, basta direcionar o currículo formal para transformar a escola.
Historicamente, são os alunos das camadas menos favorecidas economicamente da população brasileira que engrossam as estatísticas da repetência, da evasão e do abandono escolar. São eles, antecipadamente, excluídos do sistema de ensino quer seja pela insuficiência de ofertas de vagas nas escolas públicas, quer seja pela qualidade do ensino duvidosa que propaga, instituindo-se uma cultura da exclusão escolar.
Diante desse contexto, a análise da função social da escola está intrinsecamente relacionada com o conceito de
A) qualidade de ensino.
fracasso escolar.
capacidade intelectual.
mérito.
aptidão para os estudos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...