Questões sobre Função Sociocultural da Escola

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Uma escola voltada para um trabalho participativo com vistas à formação de um sujeito solidário, crítico e atuante, preconiza a “ação pedagógica interdisciplinar como sendo aquela que tem a seguinte orientação curricular”:

  • A.

    regras bem definidas e ações individuais com conexões aleatórias.

  • B.

    conteúdos curriculares em torno de um interesse comum, fazendo as interconexões com as disciplinas.

  • C.

    tomam como base diferentes unidades de trabalho e o uso de apenasumrecurso didático.

  • D.

    organizam de forma diferente o trabalho escolar, dinamizando o currículo reprodutor.

  • E.

    estruturam o trabalho escolar excluindo, no currículo, conhecimentos.

O papel do Orientador Educacional deve ser o de mediador entre o aluno, as situações de caráter didático-pedagógicas e as situações socioculturais. Segundo Giacaglia e Penteado (2002, p. 15) “Participando do planejamento e da caracterização da escola e da comunidade, o Orientador Educacional poderá contribuir, significativamente, para decisões que se referem ao processo educativo como um todo.” O orientador, aliado aos demais profissionais da escola e a outros pedagogos, pode contribuir em muito para a organização e dinamização do processo educativo. Nesse contexto, a presença desse profissional na escola favorecerá o trabalhoemequipes:

  • A.

    interdisciplinares.

  • B.

    pedagógicas.

  • C.

    técnico-pedagógicas

  • D.

    transdisciplinares

  • E.

    multidisciplinares.

A respeito da Função Social da Educação e da Escola assinale a assertiva incorreta.

  • A.

    Os fi ns da educação derivam da estruturação homogênea do ambiente social, identifi cam-se como interesses comuns do grupo, e devem se realizar igualitariamente em todos os seus membros.

  • B.

    A escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite a construção e a socialização dos conhecimentos produzidos.

  • C.

    A educação, como prática social que se desenvolve nas relações estabelecidas entre os grupos, seja na escola ou em outros espaços, se caracteriza como campo social de disputa hegemônica.

  • D.

    As relações sociais desenvolvidas são de aprendizagem e conhecimento. Neste sentido, se aprende no contexto da vida social independente da escola, anulando sua necessidade.

  • E.

    A escola é uma instituição social que, mediante sua prática no campo do conhecimento, dos valores, atitudes e, mesmo por sua desqualifi cação, articula determinados interesses e desarticula outros.

No documento Professores do Brasil, Gatti (2009) afirma como necessária uma verdadeira revolução nas estruturas institucionais formativas e nos currículos de formação de professores. Segundo a autora, “A forte tradição de profissionais professores para a educação básica tem que partir de seu campo de prática e agregar a este os conhecimentos necessários selecionados como valorosos, em seus fundamentos e com as mediações didáticas necessárias”.

Com relação a isso, é fundamental que a formação docente seja pensada

  • A.

    a partir das ciências e seus diversos campos disciplinares.

  • B.

    através da relação com a área do conhecimento específico, fruto da formação docente.

  • C.

    através das demandas provenientes de sua área específica do conhecimento.

  • D.

    levando em conta a forte tradição disciplinar que marca a identidade docente.

  • E.

    a partir da função própria à escolarização, atendendo as demandas gerais da educação básica.

Thoma (in Skliar, 2005) apresenta depoimento de uma intérprete de LIBRAS, que afirma: Eu vejo que ser surdo é uma condição social. Não tem nada a ver com perda, com não perda. É uma questão de identidade. Ele é assim... . Nesse depoimento, está presente uma representação de surdo como

  • A.

    pessoa que precisa desabrochar para participar da vida coletiva.

  • B.

    oralizado, que tem o que a sociedade define como identidade surda.

  • C.

    sujeito social, com uma cultura historicamente constituída.

  • D.

    indivíduo passivo, manipulado pela comunidade ouvinte.

  • E.

    deficiente auditivo, até adquirir uma comunicação adequada ao sistema educacional.

Segundo Perrenoud (2000), enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão é um dos dez domínios de competências reconhecidas como prioritárias na formação contínua das professoras e dos professores da educação básica. Faz parte dessa competência:

I. prevenir a violência na escola e fora dela e lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.

II. organizar e fazer ouvir, no âmbito da escola, o protagonismo juvenil e utilizar as ferramentas multimídia no ensino.

III. desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça e participar da criação de regras de vida comum.

IV. administrar a homogeneidade no âmbito de uma turma e suscitar o desejo de exercer a cidadania.

Está correto o apresentado APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

A cidadania é a condição social que confere a uma pessoa o usufruto de direitos que lhe permitem participar, de forma justa e respeitosa, da vida política e social da comunidade na qual está inserida. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A escola forma o cidadão quando lhe possibilita uma boa colocação no mercado de trabalho, independentemente dos valores cultivados por esse indivíduo.

  • B.

    O sentido de justiça e o respeito independem das relações sociais e das posturas pessoais do indivíduo.

  • C.

    A inserção na vida política se dá pela opção político-partidária que os indivíduos assumem.

  • D.

    A justiça é a maneira de se reconhecer que todos são iguais perante a lei, por isso devem ser tratados com os princípios da equidade.

  • E.

    A formação da cidadania é função da família, e à escola cabe apenas cultivar os conhecimentos acumulados pela cultura humana.

Já foram realizadas muitas pesquisas a respeito de ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Os professores apontam, entre as maiores dificuldades encontradas nesse trabalho, o desinteresse dos alunos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O papel da escola restringe-se a informar os alunos dos riscos que tais doenças apresentam, independentemente de seus interesses.

  • B.

    Não é papel da escola trabalhar com as motivações acerca da prevenção de doenças; esse é um trabalho que deve ser feito pela área de saúde.

  • C.

    Os pais são os responsáveis pelas informações relativas à saúde de seus filhos; a escola deve ter outras preocupações.

  • D.

    Por questões éticas, é muito difícil para os professores tratarem de assuntos de sexualidade; por isso, esse assunto deve ser conteúdo exclusivo dos professores de biologia.

  • E.

    Os alunos, em sua maioria, apresentam desinteresse por não ter consciência do risco que as doenças podem trazer para a vida deles.

A condição da escola para servir aos interesses populares é garantir a todos um bom ensino. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A escola deve contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática.

  • B.

    Não é papel da escola promover a transformação social.

  • C.

    O sucesso dos indivíduos depende exclusivamente de cada um e não da escola.

  • D.

    Os métodos adotados pela escola, na perspectiva sócio-histórica, partem de um saber artificial.

  • E.

    O papel do adulto é dispensável na escola que promove os interesses populares.

A educação superior pública tem importância crucial no desenvolvimento de um país, o que implica reconhecer sua função social, política e cultural, cumprida quando há

  • A.

    organização flexível regida por contratos de gestão que estipulem índices de produtividade a serem alcançados.

  • B.

    compromisso com a democratização do saber, dispondo de autonomia institucional, intelectual e financeira.

  • C.

    associação entre ensino, pesquisa e extensão visando ao disciplinamento de vagas para o ensino superior público.

  • D.

    reconhecimento de que as políticas de ação afirmativa interferem no princípio constitucional da igualdade entre os cidadãos.

  • E.

    manutenção de políticas assistencialistas contra a pobreza, a fim de promover uma redistribuição que estimule a economização da sociedade.

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