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Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Uma escola voltada para um trabalho participativo com vistas à formação de um sujeito solidário, crítico e atuante, preconiza a ação pedagógica interdisciplinar como sendo aquela que tem a seguinte orientação curricular:
regras bem definidas e ações individuais com conexões aleatórias.
conteúdos curriculares em torno de um interesse comum, fazendo as interconexões com as disciplinas.
tomam como base diferentes unidades de trabalho e o uso de apenasumrecurso didático.
organizam de forma diferente o trabalho escolar, dinamizando o currículo reprodutor.
estruturam o trabalho escolar excluindo, no currículo, conhecimentos.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O papel do Orientador Educacional deve ser o de mediador entre o aluno, as situações de caráter didático-pedagógicas e as situações socioculturais. Segundo Giacaglia e Penteado (2002, p. 15) Participando do planejamento e da caracterização da escola e da comunidade, o Orientador Educacional poderá contribuir, significativamente, para decisões que se referem ao processo educativo como um todo. O orientador, aliado aos demais profissionais da escola e a outros pedagogos, pode contribuir em muito para a organização e dinamização do processo educativo. Nesse contexto, a presença desse profissional na escola favorecerá o trabalhoemequipes:
interdisciplinares.
pedagógicas.
técnico-pedagógicas
transdisciplinares
multidisciplinares.
A respeito da Função Social da Educação e da Escola assinale a assertiva incorreta.
Os fi ns da educação derivam da estruturação homogênea do ambiente social, identifi cam-se como interesses comuns do grupo, e devem se realizar igualitariamente em todos os seus membros.
A escola, no desempenho de sua função social de formadora de sujeitos históricos, precisa ser um espaço de sociabilidade que possibilite a construção e a socialização dos conhecimentos produzidos.
A educação, como prática social que se desenvolve nas relações estabelecidas entre os grupos, seja na escola ou em outros espaços, se caracteriza como campo social de disputa hegemônica.
As relações sociais desenvolvidas são de aprendizagem e conhecimento. Neste sentido, se aprende no contexto da vida social independente da escola, anulando sua necessidade.
A escola é uma instituição social que, mediante sua prática no campo do conhecimento, dos valores, atitudes e, mesmo por sua desqualifi cação, articula determinados interesses e desarticula outros.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
No documento Professores do Brasil, Gatti (2009) afirma como necessária uma verdadeira revolução nas estruturas institucionais formativas e nos currículos de formação de professores. Segundo a autora, A forte tradição de profissionais professores para a educação básica tem que partir de seu campo de prática e agregar a este os conhecimentos necessários selecionados como valorosos, em seus fundamentos e com as mediações didáticas necessárias.
Com relação a isso, é fundamental que a formação docente seja pensadaa partir das ciências e seus diversos campos disciplinares.
através da relação com a área do conhecimento específico, fruto da formação docente.
através das demandas provenientes de sua área específica do conhecimento.
levando em conta a forte tradição disciplinar que marca a identidade docente.
a partir da função própria à escolarização, atendendo as demandas gerais da educação básica.
Thoma (in Skliar, 2005) apresenta depoimento de uma intérprete de LIBRAS, que afirma: Eu vejo que ser surdo é uma condição social. Não tem nada a ver com perda, com não perda. É uma questão de identidade. Ele é assim... . Nesse depoimento, está presente uma representação de surdo como
pessoa que precisa desabrochar para participar da vida coletiva.
oralizado, que tem o que a sociedade define como identidade surda.
sujeito social, com uma cultura historicamente constituída.
indivíduo passivo, manipulado pela comunidade ouvinte.
deficiente auditivo, até adquirir uma comunicação adequada ao sistema educacional.
Segundo Perrenoud (2000), enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão é um dos dez domínios de competências reconhecidas como prioritárias na formação contínua das professoras e dos professores da educação básica. Faz parte dessa competência:
I. prevenir a violência na escola e fora dela e lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais.
II. organizar e fazer ouvir, no âmbito da escola, o protagonismo juvenil e utilizar as ferramentas multimídia no ensino.
III. desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça e participar da criação de regras de vida comum.
IV. administrar a homogeneidade no âmbito de uma turma e suscitar o desejo de exercer a cidadania.
Está correto o apresentado APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
A cidadania é a condição social que confere a uma pessoa o usufruto de direitos que lhe permitem participar, de forma justa e respeitosa, da vida política e social da comunidade na qual está inserida. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A escola forma o cidadão quando lhe possibilita uma boa colocação no mercado de trabalho, independentemente dos valores cultivados por esse indivíduo.
O sentido de justiça e o respeito independem das relações sociais e das posturas pessoais do indivíduo.
A inserção na vida política se dá pela opção político-partidária que os indivíduos assumem.
A justiça é a maneira de se reconhecer que todos são iguais perante a lei, por isso devem ser tratados com os princípios da equidade.
A formação da cidadania é função da família, e à escola cabe apenas cultivar os conhecimentos acumulados pela cultura humana.
Já foram realizadas muitas pesquisas a respeito de ações de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Os professores apontam, entre as maiores dificuldades encontradas nesse trabalho, o desinteresse dos alunos. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O papel da escola restringe-se a informar os alunos dos riscos que tais doenças apresentam, independentemente de seus interesses.
Não é papel da escola trabalhar com as motivações acerca da prevenção de doenças; esse é um trabalho que deve ser feito pela área de saúde.
Os pais são os responsáveis pelas informações relativas à saúde de seus filhos; a escola deve ter outras preocupações.
Por questões éticas, é muito difícil para os professores tratarem de assuntos de sexualidade; por isso, esse assunto deve ser conteúdo exclusivo dos professores de biologia.
Os alunos, em sua maioria, apresentam desinteresse por não ter consciência do risco que as doenças podem trazer para a vida deles.
A condição da escola para servir aos interesses populares é garantir a todos um bom ensino. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
A escola deve contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática.
Não é papel da escola promover a transformação social.
O sucesso dos indivíduos depende exclusivamente de cada um e não da escola.
Os métodos adotados pela escola, na perspectiva sócio-histórica, partem de um saber artificial.
O papel do adulto é dispensável na escola que promove os interesses populares.
A educação superior pública tem importância crucial no desenvolvimento de um país, o que implica reconhecer sua função social, política e cultural, cumprida quando há
organização flexível regida por contratos de gestão que estipulem índices de produtividade a serem alcançados.
compromisso com a democratização do saber, dispondo de autonomia institucional, intelectual e financeira.
associação entre ensino, pesquisa e extensão visando ao disciplinamento de vagas para o ensino superior público.
reconhecimento de que as políticas de ação afirmativa interferem no princípio constitucional da igualdade entre os cidadãos.
manutenção de políticas assistencialistas contra a pobreza, a fim de promover uma redistribuição que estimule a economização da sociedade.
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