Questões sobre Função Sociocultural da Escola

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Quando falamos em função social da escola, implica entendermos como organizar e dirigir situações de aprendizagem. Perrenoud (2000, p.25) afirma que “organizar e dirigir situações de aprendizagem é manter um espaço justo, para tais procedimentos. É, sobretudo, despender energia e tempo e dispor das competências profissionais necessárias para imaginar e criar outros tipos de situações de aprendizagem”. Diante da citação leia atentamente as questões e indique a afirmativa correta:

  • A. Não é necessário garantir total envolvimento de pais, alunos e mestres no planejamento, pois o que a comunidade espera da escola, é que seus filhos aprendam o conhecimento cientifico produzido historicamente, sem aplicabilidade social.
  • B. O professor trabalhar a partir dos acertos pedagógicos, pois os erros dos alunos são obstáculos da aprendizagem.
  • C. É necessário ter conhecimento, para determinada disciplina, dos conteúdos a serem ensinados e a sua tradução em objetivos de aprendizagem.
  • D. Não é necessário trabalhar a partir das representações dos alunos, pois, quanto se objetiva os conteúdos, estas representações já estão implícitas.

Segundo Candau (2002), um grande desafio para os educadores, diante dos novos cenários da sociedade contemporânea, é articular igualdade e diferença à base cultural comum e expressões da pluralidade social e cultural.

Analise as seguintes afirmativas sobre cidadania, pluralidade cultural e educação.

I. O papel de formadora de identidades, sejam estas individuais, sociais e culturais, tem sido um dos trunfos da legitimação da escola.

II. A percepção da escola como espaço sociocultural possibilita pensar o processo educativo escolar como sendo heterogêneo, produto da ação recíproca entre sujeito e instituição e capaz de reconhecer e incorporar a diversidade no desenvolvimento dos educandos como sujeitos socioculturais.

III. No mundo de hoje, há uma grande igualdade, não só do acesso, mas também do uso que se faz do conhecimento.

A partir dessa análise, pode-se concluir que estão CORRETAS

  • A. I e II apenas.
  • B. I e III apenas,
  • C. II e III apenas.
  • D. I, II e III.

O papel da escola frente às mudanças do mundo contemporâneo implica em um ensino orientado por uma pedagogia da autonomia e da emancipação.

A seguir são apresentadas ações fundamentais que a escola deve priorizar para garantir o alcance dessa orientação, EXCETO em

  • A. preparar os alunos para o processo produtivo e para a vida numa sociedade da informação e de novos contextos. Significa preparar para o trabalho e também para as suas formas alternativas.
  • B. investir na formação geral, isto é, no domínio de instrumentos básicos da cultura e da ciência e das competências tecnológicas e habilidades técnicas requeridas pelos novos processos sociais e cognitivos. (conhecimentos, conceitos, habilidades, valores, atitudes).
  • C. proporcionar meios de desenvolvimento de capacidades cognitivas e operativas, ou seja, ajudar os alunos nas competências do pensar autônomo, uma vez que as ações individuais estão cada vez mais valorizadas.
  • D. formar para a cidadania crítica e participativa: criação de espaços de participação e organização dos alunos dentro e fora da sala de aula.

São ações que poderiam e deveriam ser realizadas no âmbito da Escola que oferece Educação Básica, para viabilizar a continuidade de estudos e a progressão no trabalho:

I – a construção e a execução de programas e projetos educativos com a efetiva participação dos pais, professores, corpo técnico e Direção.

II – a qualificação e a permanente atualização de professores e o corpo técnico em temas relativos às ciências sociais e ciências da natureza.

III – a oferta a todos os alunos, nos diferentes níveis e séries, de conhecimentos relativos às oportunidades de mercado e das políticas públicas de sustentabilidade social e econômica vigentes no país.

Considere as ações explicitadas anteriormente e assinale a opção correta.

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

A Escola tem a função precípua de educar, de orientar o aluno para que cresça e se assuma como pessoa e cidadão, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, levando em conta a realidade na qual vive de uma sociedade “com um histórico intenso de desigualdade, exclusão e discriminação”. Por isso, é absolutamente necessário que:

I – o tempo de escola seja cumprido pelo aluno como um direito social, que garanta, dê espaço, discuta e explore, de forma democrática, a vivência da diversidade;

II – a Escola defina a base curricular atendendo ao disposto nos artigos 26A e 79B da LDB, criando as condições para as aprendizagens relativas à sociodiversidade.

III – os professores tenham total autonomia para construir sua proposta pedagógica, decidindo o que, como e quando desenvolver determinados conteúdos e quais metodologias adotar.

IV – a Escola construa e coloque em prática um projeto educativo que garanta uma educação igualitária e de qualidade para todos, respeitando todas as dimensões da diversidade.

Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.

  • A. I, II e IV.
  • B. I, III e IV.
  • C. Apenas II e III.
  • D. Apenas II e IV.
  • E. Apenas III e IV.

O princípio do desempenho, base para a tradicional divisão de alunos por classes que orienta a homogeneidade, abala-se com a proposta da educação inclusiva. Isso implica não apenas incorporar nas classes regulares grupos minoritários antes segregados, mas também uma reflexão da própria escola sobre os objetos da educação, quanto aos indivíduos que ela almeja contribuir com a formação, questionando, sobretudo, a competição e a padronização destes. Nessa perspectiva, a educação inclusiva deve significar a busca pelo máximo desenvolvimento possível em todos os seus alunos, das capacidades:

  • A.

    cognitivas e sociais.

  • B.

    lógicas e linguísticas.

  • C.

    psicológicas e intelectuais.

  • D.

    intelectuais e sociais.

  • E.

    afetivas e intelectuais.

Assim sendo, para criar um relacionamento participativo entre a família e a instituição escolar e como parte de uma ética de trabalho, os gestores deveriam ter como objetivos:

  • A.

    acolher e inserir em seus projetos pedagógicos as diferentes culturas da comunidade a qual servem e realizar formalmente julgamentos moralistas ou preconceituosos sobre hábitos e valores da clientela.

  • B.

    reconhecer a importância de inserir o conhecimento familiar nos projetos educativos e dialogar continuamente com os pais sobre o cotidiano da criança na instituição.

  • C.

    delegar aos professores a tarefa de estabelecer a comunicação entre a instituição escolar e a família e instruir funcionários para disseminar, junto aos pais, os padrões da educação escolar.

  • D.

    valorizar o modelo nuclear como arranjo único de família e mais adequado para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.

  • E. instituir canais de comunicação entre a direção e os pais, promover a valorização da diversidade e a adesão incondicional, por parte da equipe pedagógica, aos valores das famílias e da comunidade.

A escola, por si, não forma cidadãos, mas pode preparar, instrumentalizar e proporcionar condições para que seus alunos possam apropriar-se dos conhecimentos, firmar-se e construir sua cidadania. Para cumprir essa função social, a escola precisa:

I. buscar sua autonomia e competência, como espaço de decisão e apropr iação de conhecimentos e habilidades significativas.

II. diminuir a repetência e aumentar a permanência das crianças e adolescentes na escola, revendo a avaliação que nela se processa, bem como discutir e adotar uma política de inclusão escolar.

III. proporcionar condições para o uso de tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem, voltado para a produção e apropriação do conhecimento.

IV. aprofundar a discussão sobre uma escola pública de qualidade, como aspecto essencial para o efetivo cumprimento de sua função social.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    Apenas II e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas I e IV.

  • E.

    Apenas I e II.

A escola e seus atores precisam repensar sua ação e conhecer as expectativas e necessidades dos seus alunos a fim de definir:

  • A.

    o papel dos pais;

  • B.

    as prioridades na formação dos alunos;

  • C.

    as medidas de controle da educação;

  • D.

    as normas de aceitação da autoridade constituída;

  • E.

    os papéis de cada um em seu grupo etário.

A imagem abaixo mostra uma cena que, infelizmente, está se tornando rotina nas escolas de todo o mundo. Para combater esse tipo de violência na escola é preciso que:

I. a escola exercite do bom relacionamento;

II. a escola cultive da paz no ambiente;

III. a escola faça um projeto de conscientização junto, somente, aos alunos para combater a violência escolar;

IV. a escola faça um projeto de conscientização junto a comunidade escolar para combater essa violência.

Estão corretos os itens:

  • A.

    I e II, apenas;

  • B.

    I e III, apenas;

  • C.

    I e IV, apenas;

  • D.

    I, II e IV, apenas;

  • E.

    I, II, III e IV.

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