Questões sobre Função Sociocultural da Escola

Lista completa de Questões sobre Função Sociocultural da Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

A escola, na tendência progressista crítico-social dos conteúdos, busca contribuir para que o aluno supere a experiência sintética do conhecimento, desenvolvendo uma visão sincrética.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

Na concepção progressista libertária, a escola deve desenvolver nos alunos a dimensão autogestionária do ser, de forma a influenciar todo o sistema social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

Questionar a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, para promover a transformação dessa realidade, é o papel da escola na perspectiva progressista libertadora.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

Na concepção liberal tecnicista, o papel da escola é preparar intelectualmente o aluno. Sendo assim, o compromisso da escola deve ser com a cultura e não com aspectos sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

Uma escola organizada de forma a retratar ao máximo as situações da vida, facilitando, assim, a adequação das necessidades individuais ao meio social, é embasada nos princípios da concepção liberal renovada progressista.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

Em uma escola fundada na concepção liberal renovada não-diretiva, o resultado do processo educativo é muito semelhante ao de um tratamento terapêutico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos às funções socioculturais da escola.

Para a tendência liberal tradicional, a função primordial da escola é formar indivíduos competentes para o mercado de trabalho, articulando a educação com o sistema produtivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Segundo Perrenoud, "a razão de ser da escola é fazer aprender, todo o resto é apenas meio" (2004, p. 55). Os ciclos de aprendizagem têm o interesse de possibilitar um maior número de alunos em melhores condições para aprender. Para aprender, é preciso encontrar-se, tão freqüentemente quanto possível:

I. em uma situação que não ameace a identidade, a segurança e a solidariedade dos que aprendem;

II. em uma situação mobilizadora, que tenha sentido e que provoque uma atividade na qual o aprendiz se envolva pessoal e duradouramente;

III. em uma situação que solicite o sujeito em sua zona próxima de aprendizagem (menor desequilíbrio possível, obstáculo transponível).

A opção CORRETA é:

  • A. Apenas o item I é verdadeiro.
  • B. Apenas o item II é verdadeiro.
  • C. Apenas os itens I e II são verdadeiros.
  • D. São verdadeiros os itens I, II e III.

Em relação à luta de vários setores por uma escola mais democrática e de qualidade, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Pretende construir uma escola voltada para os interesses da maioria da população.

  • B.

    Preconiza a existência de duas redes de escola: uma que formaria para o mundo do trabalho e outra que formaria para a cidadania.

  • C.

    Defende uma escola que não discrimine os mais pobres, os deficientes, os negros e as mulheres dentre outras parcelas da população.

  • D.

    Propõe que a cultura democrática se aprende no dia-a-dia e nas relações entre professores, alunos, funcionários e toda a comunidade escolar.

  • E.

    A cidadania entendida como um direito, um dever, uma prática e um valor que deveriam ser ensinados e cultivados na escola.

Acerca da função sociocultural da escola, assinale a opção correta.

  • A.

    Os conteúdos escolares devem ser transmitidos aos estudantes para que eles aprendam a se comportar em sociedade.

  • B.

    A escola deve focar especificamente o desenvolvimento intelectual de seus alunos, enfatizando a assimilação de conteúdos científicos.

  • C.

    A escola deve estar vinculada às questões sociais e aos valores democráticos, visando à construção da cidadania.

  • D.

    A escola deve desempenhar seu papel independentemente do momento histórico e das questões sociais vividas pelo aluno.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...