Lista completa de Questões sobre Função Sociocultural da Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A cidadania deve ser entendida como a capacidade do indivíduo de compreender o caráter histórico de sua realidade, explicá-la e agir sobre ela de forma consciente e autônoma, de modo a garantir a produção de sua vida de forma digna, bem como o acesso às demais práticas sociais. Nesse contexto, julgue os seguintes itens.
É correto afirmar que a função social da escola deve ser ultrapassar os requisitos da formação de alunos estritamente voltada para o mercado de trabalho e propiciar a formação de um homem capaz de exercer plenamente a sua cidadania.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das formas de desenvolver a educação popular, julgue os itens seguintes.
A condução de debates acerca de temas escolhidos pelo grupo deve privilegiar técnicas visuais, como escrever as opiniões dos participantes em quadro ou cartazes.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com a progressiva perda de conteúdo do trabalho, que se torna cada vez mais abstrato devido à crescente incorporação de ciência e tecnologia ao processo produtivo, a demanda por formação intelectual passa a ser requerida para o conjunto dos postos transformados pela reestruturação produtiva. Ao mesmo tempo, as mudanças ocorridas no mundo do trabalho passam a exigir uma nova relação com o conhecimento para que se possa viver em sociedade, o que, para a grande maioria da população, só pode ocorrer por meio da escola. Evidencia-se, assim, a necessidade de apropriação, pelos que vivem do trabalho, de conhecimentos científicos, tecnológicos e sócio-históricos, com particular destaque para as formas de comunicação e de organização e gestão dos processos sociais e produtivos.
Tomando por base o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A escola assume posição central ao possibilitar o desenvolvimento de uma nova relação do trabalhador com o conhecimento.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Julgue os itens a seguir, em relação à ação educativa com crianças em abrigos e(ou) casas de privação de liberdade.
Na prática pedagógica com projetos de trabalho, o professor deve coordenar as atividades. Sua tarefa é acolher, escutar, registrar as idéias dos alunos. A direção e as decisões em relação à organização dos projetos ficam por conta dos alunos.Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação à violência social, à educação e à escolarização, julgue os itens a seguir.
Quando se trata de crimes envolvendo adolescentes, a sociedade brasileira reflete a estrutura de classe. Se um jovem de maior poder aquisitivo comete atos de violência, estes são analisados como fatos isolados. No entanto, se esses atos são praticados por adolescentes pobres, a comunidade os vê como perigosos e os associa à sua coletividade. Diante dessa questão, cabe à escola, como instância formadora, criar estratégias de reflexão e promover discussões com o objetivo de eliminar os preconceitos sociais.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação à comunidade escolar e ao contexto institucional e sociocultural da escola, julgue os seguintes itens.
Atividades extraclasse, como debates, palestras e cursos de interesses dos estudantes jovens e adultos, contribuem para a formação pessoal, pois a construção da identidade pessoal caracteriza-se, por um lado, pela diferenciação individual e, por outro, pela construção de padrões de identidade coletiva.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação à comunidade escolar e ao contexto institucional e sociocultural da escola, julgue os seguintes itens.
A falta de reconhecimento da diversidade cultural dos alunos pode acarretar intervenções equivocadas por parte da equipe escolar, uma vez que toda e qualquer situação que não esteja dentro de um padrão previsto seja tratada como um problema do aluno e não como um desafio para a escola.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação à comunidade escolar e ao contexto institucional e sociocultural da escola, julgue os seguintes itens.
O conhecimento escolar, na concepção construtivista, se tornará significativo para as classes desfavorecidas, quando a escola conseguir fazer a relação entre o saber sistematizado com o conhecimento que o aluno traz para a escola.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere à função sociocultural da escola, julgue os itens que se seguem.
A escola, para exercer sua função sociocultural, deve refletir sobre a atuação de seus membros e levá-los a assumir a responsabilidade pela aprendizagem de todos os alunos, de acordo com suas atribuições.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere à função sociocultural da escola, julgue os itens que se seguem.
Com o processo de globalização, as transformações científicas e a discussão ético-valorativa, a escola é demandada a instrumentalizar jovens e adultos para participar da cultura, bem como das relações sociais e políticas da sociedade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...