Lista completa de Questões sobre Função Sociocultural da Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um som estridente de campainha corta o ar, juntando-se ao burburinho de vozes, carros e ônibus. São 19 horas e a escola dá o seu primeiro sinal. Nota-se uma pequena agitação. A entrada dos alunos na escola parece um ritual cotidiano, repetindo-se todos os dias os gestos, falas, sentimentos, risos, cumprimentos, conversas ao pé de ouvido. Rapazes e moças continuam chegando aos poucos...
Numa concepção crítica de educação, analisar a escola em sua função sócio-cultural significa compreendê-la na ótica da cultura que considera
A escola é parte da sociedade e tem com o todo uma relação dialética - há uma interferência recíproca que atravessa todas as instituições que constituem o social.
Na relação Educação-Sociedade, a escola tem uma função
autônoma, diante dos fatores que estimulam as mudanças sociais.
reprodutora das idéias de uma sociedade capitalista.
contraditória, pois ao mesmo tempo em que é fator de manutenção, ela transforma a cultura de uma sociedade.
subordinada, com o objetivo de ser um aparelho ideológico do Estado.
mediadora, com o objetivo de eliminar as diferenças sociais e impedir os conflitos de classe.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o depoimento acima, julgue os itens que se seguem.
Cabe à escola promover a aquisição de equipamentos necessários à aprendizagem da linguagem tecnológica, para que os alunos das classes desfavorecidas possam atuar nos diversos contextos culturais.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o depoimento acima, julgue os itens que se seguem.
Hoje, cabe à instituição escolar integrar-se à cultura tecnológica presente na comunidade em que estão inseridos seus alunos, buscando selecionar o tipo de informações mais adequadas a serem veiculadas.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o depoimento acima, julgue os itens que se seguem.
De acordo com esse estudante, o papel da escola coincide com a proposta orientada pelos PCN.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o texto acima e a relação educação/sociedade, julgue os itens que se seguem.
Na perspectiva da educação como fator de transformação social, o papel essencial da escola, ao organizar a proposta pedagógica, é o de transformar a vivência do aluno em conteúdos escolares para garantir uma aprendizagem significativa.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação ao álcool, ao tabagismo, a outras drogas e à redução de danos, julgue os itens a seguir.
O conceito de usuário de drogas vem passando, ao longo dos anos, por grandes transformações. Algum tempo atrás, o indivíduo dependente de droga era tratado como um doente; agora, ele é visto como um transgressor das normas sociais.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação ao álcool, ao tabagismo, a outras drogas e à redução de danos, julgue os itens a seguir.
Um exemplo bastante conhecido de estratégia de redução de danos são as campanhas educativas que orientam as pessoas a não dirigirem após o consumo de bebidas alcoólicas.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Em relação ao álcool, ao tabagismo, a outras drogas e à redução de danos, julgue os itens a seguir.
Para uma atuação efetiva em relação ao uso indevido de drogas, é necessário tratar esse problema de forma equilibrada, promovendo a um só tempo a redução de oferta, o que pressupõe medidas de repressão, e a redução de demanda, o que envolve medidas de prevenção.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A cidadania deve ser entendida como a capacidade do indivíduo de compreender o caráter histórico de sua realidade, explicá-la e agir sobre ela de forma consciente e autônoma, de modo a garantir a produção de sua vida de forma digna, bem como o acesso às demais práticas sociais. Nesse contexto, julgue os seguintes itens.
Atualmente, para que a escola realize seu objetivo, são necessárias ações tanto pedagógicas quanto de gestão escolar, incluindo-se políticas públicas sociais setorizadas e centralizadas em cada estabelecimento de ensino.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...