Questões sobre Função Sociocultural da Escola

Lista completa de Questões sobre Função Sociocultural da Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um som estridente de campainha corta o ar, juntando-se ao burburinho de vozes, carros e ônibus. São 19 horas e a escola dá o seu primeiro sinal. Nota-se uma pequena agitação. A entrada dos alunos na escola parece um ritual cotidiano, repetindo-se todos os dias os gestos, falas, sentimentos, risos, cumprimentos, conversas ao pé de ouvido. Rapazes e moças continuam chegando aos poucos...

Numa concepção crítica de educação, analisar a escola em sua função sócio-cultural significa compreendê-la na ótica da cultura que considera

  • A. os conhecimentos escolares socialmente reconhecidos pela ciência.
  • B. o aprendizado dos alunos obtido no ensino regular e/ou no ensino supletivo.
  • C. o saber do senso comum como produção válida do conhecimento e incorporado ao currículo escolar do ensino noturno.
  • D. a dimensão da dinâmica da escola, do fazer cotidiano, levado a efeito por homens e mulheres, trabalhadoras e trabalhadores, negros e brancos, adultos, jovens e adolescentes.
  • E. a importância da aprendizagem de conhecimentos técnicos, necessários à profissionalização dos jovens e adultos que precisam recuperar os conteúdos não aprendidos na idade correta.

A escola é parte da sociedade e tem com o todo uma relação dialética - há uma interferência recíproca que atravessa todas as instituições que constituem o social.

Na relação Educação-Sociedade, a escola tem uma função

  • A.

    autônoma, diante dos fatores que estimulam as mudanças sociais.

  • B.

    reprodutora das idéias de uma sociedade capitalista.

  • C.

    contraditória, pois ao mesmo tempo em que é fator de manutenção, ela transforma a cultura de uma sociedade.

  • D.

    subordinada, com o objetivo de ser um aparelho ideológico do Estado.

  • E.

    mediadora, com o objetivo de eliminar as diferenças sociais e impedir os conflitos de classe.

Considerando o depoimento acima, julgue os itens que se seguem.

Cabe à escola promover a aquisição de equipamentos necessários à aprendizagem da linguagem tecnológica, para que os alunos das classes desfavorecidas possam atuar nos diversos contextos culturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o depoimento acima, julgue os itens que se seguem.

Hoje, cabe à instituição escolar integrar-se à cultura tecnológica presente na comunidade em que estão inseridos seus alunos, buscando selecionar o tipo de informações mais adequadas a serem veiculadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o depoimento acima, julgue os itens que se seguem.

De acordo com esse estudante, o papel da escola coincide com a proposta orientada pelos PCN.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima e a relação educação/sociedade, julgue os itens que se seguem.

Na perspectiva da educação como fator de transformação social, o papel essencial da escola, ao organizar a proposta pedagógica, é o de transformar a vivência do aluno em conteúdos escolares para garantir uma aprendizagem significativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao álcool, ao tabagismo, a outras drogas e à redução de danos, julgue os itens a seguir.

O conceito de usuário de drogas vem passando, ao longo dos anos, por grandes transformações. Algum tempo atrás, o indivíduo dependente de droga era tratado como um doente; agora, ele é visto como um transgressor das normas sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao álcool, ao tabagismo, a outras drogas e à redução de danos, julgue os itens a seguir.

Um exemplo bastante conhecido de estratégia de redução de danos são as campanhas educativas que orientam as pessoas a não dirigirem após o consumo de bebidas alcoólicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao álcool, ao tabagismo, a outras drogas e à redução de danos, julgue os itens a seguir.

Para uma atuação efetiva em relação ao uso indevido de drogas, é necessário tratar esse problema de forma equilibrada, promovendo a um só tempo a redução de oferta, o que pressupõe medidas de repressão, e a redução de demanda, o que envolve medidas de prevenção.

  • C. Certo
  • E. Errado

A cidadania deve ser entendida como a capacidade do indivíduo de compreender o caráter histórico de sua realidade, explicá-la e agir sobre ela de forma consciente e autônoma, de modo a garantir a produção de sua vida de forma digna, bem como o acesso às demais práticas sociais. Nesse contexto, julgue os seguintes itens.

Atualmente, para que a escola realize seu objetivo, são necessárias ações tanto pedagógicas quanto de gestão escolar, incluindo-se políticas públicas sociais setorizadas e centralizadas em cada estabelecimento de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...