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Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.
O mundo contemporâneo convive com uma crise de valores, predominando um relativismo moral baseado no interesse pessoal, na vantagem, na eficácia, sem referência a valores humanos.
Nesse contexto a escola deve:
revitalizar a formação ética, atingindo as relações que cada um estabelece;
distribuir os alunos nas turmas segundo sua diversidade cultural e étnica;
influir na formação da cultura dos alunos e homogeneizar seus componentes por valores;
capacitar os professores a planejar o currículo oculto, tendo como parâmetro a igualdade cultural;
redimensionar a escola da comunidade para atacar de frente a descrença na força da escola.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação ao papel social da educação infantil, julgue os itens subsecutivos.
O professor deve proporcionar momentos nos quais as crianças socializem suas descobertas, a fim de que tanto sejam compartilhados os percursos individuais quanto seja garantida a individualidade de criança.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.
A escola, como uma organização social complexa, apresenta conexões com o nível local, o regional, o nacional e, em um contexto global, até mesmo com o planetário. Essas conexões fazem-se presentes no currículo expresso e no currículo oculto. O texto acima é uma expressão dos conteúdos componentes do currículo oculto.
Diante da complexidade do mundo contemporâneo, é cada vez mais necessário buscar uma educação de qualidade, que ajude o sujeito a lidar com as demandas sociais. Segundo Rios (2002), o tipo de qualidade que se busca hoje é a "qualidade sociocultural", que se operacionaliza quando:
o projeto educacional zela por manter padrões de eficiência, de controle e de competitividade.
a educação se volta para as demandas do mercado e para as diretrizes dos organismos internacionais de desenvolvimento.
a escola busca uma sólida base científica em conjunto com uma formação para a cidadania e a solidariedade.
os sistemas oficiais de avaliação estabelecem rankings e metas de desempenho para as escolas.
Muito se tem discutido a respeito do compromisso da escola com a formação de leitores e a alfabetização dos cidadãos. Com relação ao papel da escola para o aprendizado da leitura e escrita, é correto afirmar que:
a escola pouco pode fazer para reverter a situação de desigualdades sociais, já que crianças de um meio socialmente desfavorecido, que tenham convivido pouco com a leitura, certamente terão muitas dificuldades para aprender a ler e escrever
a escola tem o papel apenas de acompanhar e mediar esse aprendizado, pois, sendo o aprendizado infantil espontâneo, o importante é o contato da criança com a língua escrita e a valorização de sua capacidade em aprender por si só.
a leitura e a escrita devem ser ensinadas intencional e explicitamente, pois a escola tem o papel fundamental de possibilitar o acesso à cultura escrita, o que, para muitas crianças, só será possível a partir da vivência escolar
o papel da escola é organizar todos os conteúdos que a criança vai aprender, hierarquizando os conhecimentos a partir dos mais simples, a fim de que ela se sinta mais segura para galgar novos degraus
o papel da escola é garantir que as crianças conheçam o mínimo sobre leitura e escrita, começando com textos simples e aumentando gradativamente a sua complexidade
Para resgatar a Orientação Educacional, numa perspectiva pedagógica mais avançada e condizente com o momento atual é necessário que se defina o papel do Orientador Educacional, exigindo-se:
I- a explicitação da função da escola como uma instituição social.
II- a busca de um projeto de escola que atenda aos interesses de todas as classes sociais.
III- Que o Orientador Educacional leve em conta as possibilidades concretas da escola e elabore alternativas de mudança na realidade escolar.
Assinale:
Se apenas o item III completa corretamente a afirmativa.
Se os itens I, II e III completam corretamente a afirmativa.
Se apenas o item I completa corretamente a afirmativa.
Se apenas os itens II e III completam corretamente a afirmativa.
Se apenas os itens I e II completam corretamente a afirmativa.
Numa escola reflexiva, os professores estão num constante processo de autoformação. Entre os objetivos desse processo, está o desenvolvimento da capacidade de:
conduzir as aprendizagens dos alunos para que dominem as novas tecnologias.
estimular a aprendizagem e a autoconfiança dos alunos na sua capacidade de aprender.
transmitir com competência os conhecimentos necessários ao aluno para que enfrente a era da informação.
expor, com clareza, o que o aluno precisa saber para ter seu espírito crítico bem desenvolvido.
levar para a sala de aula todas as fontes de informação de que os alunos precisam para compreender o mundo em que vivem.
O termo "gestão" é aplicado a atividades de direção e coordenação, mas engloba, em contexto democrático-participativo, a atuação dos professores. Há tarefas, contudo, específicas da função de direção, como as de natureza técnico-administrativa. Assinale a opção que apresenta apenas ações dessa natureza.
Informar sobre a legislação escolar; intermediar os contatos entre a escola e instâncias do sistema escolar; orientar o desenvolvimento curricular.
Estabelecer relações com a comunidade; participar de instâncias colegiadas; dar assistência didática aos professores.
Orientar a escolha de livros didáticos; realizar reuniões de avaliação; coordenar os serviços gerais.
Realizar controles funcionais; diagnosticar problemas de ensino e de aprendizagem; promover a execução do projeto político-pedagógico.
Divulgar diretrizes do sistema de ensino; acompanhar a secretaria escolar; administrar recursos financeiros.
Ao estabelecer os fins da educação, opta-se por um modelo, ao mesmo tempo, de homem e de sociedade. Essa escolha não é abstrata e atemporal. Há tantas escolhas possíveis quanto classes e grupos em conflito, pois a determinação dos fins pedagógicos exprime esses conflitos. Essa afirmação coloca em primeiro plano, a função
reparadora da educação.
integradora da educação.
social da educação.
neutralizadora da educação.
conciliadora da educação.
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