Questões sobre Função Sociocultural da Escola

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Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.

Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.

  • E. Errado
  • C. Certo

O mundo contemporâneo convive com uma crise de valores, predominando um relativismo moral baseado no interesse pessoal, na vantagem, na eficácia, sem referência a valores humanos.

Nesse contexto a escola deve:

  • A.

    revitalizar a formação ética, atingindo as relações que cada um estabelece;

  • B.

    distribuir os alunos nas turmas segundo sua diversidade cultural e étnica;

  • C.

    influir na formação da cultura dos alunos e homogeneizar seus componentes por valores;

  • D.

    capacitar os professores a planejar o currículo oculto, tendo como parâmetro a igualdade cultural;

  • E.

    redimensionar a escola da comunidade para atacar de frente a descrença na força da escola.

Com relação ao papel social da educação infantil, julgue os itens subsecutivos.

O professor deve proporcionar momentos nos quais as crianças socializem suas descobertas, a fim de que tanto sejam compartilhados os percursos individuais quanto seja garantida a individualidade de criança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto acima, julgue os itens de 106 a 110 relativos à função sociocultural da escola e à análise da escola como uma comunidade subsumida em contextos institucional e sociocultural.

A escola, como uma organização social complexa, apresenta conexões com o nível local, o regional, o nacional e, em um contexto global, até mesmo com o planetário. Essas conexões fazem-se presentes no currículo expresso e no currículo oculto. O texto acima é uma expressão dos conteúdos componentes do currículo oculto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Diante da complexidade do mundo contemporâneo, é cada vez mais necessário buscar uma educação de qualidade, que ajude o sujeito a lidar com as demandas sociais. Segundo Rios (2002), o tipo de qualidade que se busca hoje é a "qualidade sociocultural", que se operacionaliza quando:

  • A.

    o projeto educacional zela por manter padrões de eficiência, de controle e de competitividade.

  • B.

    a educação se volta para as demandas do mercado e para as diretrizes dos organismos internacionais de desenvolvimento.

  • C.

    a escola busca uma sólida base científica em conjunto com uma formação para a cidadania e a solidariedade.

  • D. as necessidades da clientela e da sociedade são investigadas e atendidas.
  • E.

    os sistemas oficiais de avaliação estabelecem rankings e metas de desempenho para as escolas.

Muito se tem discutido a respeito do compromisso da escola com a formação de leitores e a alfabetização dos cidadãos. Com relação ao papel da escola para o aprendizado da leitura e escrita, é correto afirmar que:

  • A.

    a escola pouco pode fazer para reverter a situação de desigualdades sociais, já que crianças de um meio socialmente desfavorecido, que tenham convivido pouco com a leitura, certamente terão muitas dificuldades para aprender a ler e escrever

  • B.

    a escola tem o papel apenas de acompanhar e mediar esse aprendizado, pois, sendo o aprendizado infantil espontâneo, o importante é o contato da criança com a língua escrita e a valorização de sua capacidade em aprender por si só.

  • C.

    a leitura e a escrita devem ser ensinadas intencional e explicitamente, pois a escola tem o papel fundamental de possibilitar o acesso à cultura escrita, o que, para muitas crianças, só será possível a partir da vivência escolar

  • D.

    o papel da escola é organizar todos os conteúdos que a criança vai aprender, hierarquizando os conhecimentos a partir dos mais simples, a fim de que ela se sinta mais segura para galgar novos degraus

  • E.

    o papel da escola é garantir que as crianças conheçam o mínimo sobre leitura e escrita, começando com textos simples e aumentando gradativamente a sua complexidade

Para resgatar a Orientação Educacional, numa perspectiva pedagógica mais avançada e condizente com o momento atual é necessário que se defina o papel do Orientador Educacional, exigindo-se:

I- a explicitação da função da escola como uma instituição social.

II- a busca de um projeto de escola que atenda aos interesses de todas as classes sociais.

III- Que o Orientador Educacional leve em conta as possibilidades concretas da escola e elabore alternativas de mudança na realidade escolar.

Assinale:

  • A.

    Se apenas o item III completa corretamente a afirmativa.

  • B.

    Se os itens I, II e III completam corretamente a afirmativa.

  • C.

    Se apenas o item I completa corretamente a afirmativa.

  • D.

    Se apenas os itens II e III completam corretamente a afirmativa.

  • E.

    Se apenas os itens I e II completam corretamente a afirmativa.

Numa escola reflexiva, os professores estão num constante processo de autoformação. Entre os objetivos desse processo, está o desenvolvimento da capacidade de:

  • A.

    conduzir as aprendizagens dos alunos para que dominem as novas tecnologias.

  • B.

    estimular a aprendizagem e a autoconfiança dos alunos na sua capacidade de aprender.

  • C.

    transmitir com competência os conhecimentos necessários ao aluno para que enfrente a era da informação.

  • D.

    expor, com clareza, o que o aluno precisa saber para ter seu espírito crítico bem desenvolvido.

  • E.

    levar para a sala de aula todas as fontes de informação de que os alunos precisam para compreender o mundo em que vivem.

O termo "gestão" é aplicado a atividades de direção e coordenação, mas engloba, em contexto democrático-participativo, a atuação dos professores. Há tarefas, contudo, específicas da função de direção, como as de natureza técnico-administrativa. Assinale a opção que apresenta apenas ações dessa natureza.

  • A.

    Informar sobre a legislação escolar; intermediar os contatos entre a escola e instâncias do sistema escolar; orientar o desenvolvimento curricular.

  • B.

    Estabelecer relações com a comunidade; participar de instâncias colegiadas; dar assistência didática aos professores.

  • C.

    Orientar a escolha de livros didáticos; realizar reuniões de avaliação; coordenar os serviços gerais.

  • D.

    Realizar controles funcionais; diagnosticar problemas de ensino e de aprendizagem; promover a execução do projeto político-pedagógico.

  • E.

    Divulgar diretrizes do sistema de ensino; acompanhar a secretaria escolar; administrar recursos financeiros.

Ao estabelecer os fins da educação, opta-se por um modelo, ao mesmo tempo, de homem e de sociedade. Essa escolha não é abstrata e atemporal. Há tantas escolhas possíveis quanto classes e grupos em conflito, pois a determinação dos fins pedagógicos exprime esses conflitos. Essa afirmação coloca em primeiro plano, a função

  • A.

    reparadora da educação.

  • B.

    integradora da educação.

  • C.

    social da educação.

  • D.

    neutralizadora da educação.

  • E.

    conciliadora da educação.

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