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Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
A função social e política da escola básica é a socialização do saber por meio do ensino de qualidade, garantindo o ingresso e o sucesso escolar para todos. A análise dessa afirmativa nos permite caracterizar a escola como:
I. única via de acesso do conhecimento.
II. espaço de inclusão social.
III. espaço onde se desenvolvem ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos e sistematizados.
É CORRETO o que se expressa em:
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Enquanto instituição social, a escola é sempre orientada pelo tipo de homem que deseja formar. Numa perspectiva progressista, tem a função de construir pela práxis uma nova relação humana, formar pessoas criativas, questionadoras, críticas, comprometidas com as mudanças e não com a reprodução de modelo. Nessa concepção, a avaliação da aprendizagem deve ser considerada principalmente como:
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
A escola que pretende oferecer um ensino de qualidade afinado com os pressupostos de uma pedagogia progressista deverá desenvolver um projeto educativo que:
I. contemple experiências de aprendizagem que ajudem o aluno a utilizar de forma consciente e produtiva os conhecimentos adequados.
II. adote metodologias de ensino que privilegiem a memorização de conhecimentos e o acúmulo de informações.
III. considere a aprendizagem numa perspectiva contínua.
IV. contemple políticas de formação continuada dos professores.
É CORRETO o que se diz apenas em
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As escolas públicas brasileiras que atendem adolescentes enfrentam uma necessidade crescente de superar dificuldades pessoais e sociais desses estudantes. Considerando essa realidade e a função sociocultural da escola, julgue os itens a seguir.
É dever da escola desenvolver para o adolescente uma prática de ensino especificamente voltada para a memorização dos conteúdos, pois, assim, os alunos terão maior facilidade para ingressar no mercado de trabalho e resolver seus problemas.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
As escolas públicas brasileiras que atendem adolescentes enfrentam uma necessidade crescente de superar dificuldades pessoais e sociais desses estudantes. Considerando essa realidade e a função sociocultural da escola, julgue os itens a seguir.
Atualmente, cabe à escola a função sociocultural de promover o desenvolvimento pessoal e a socialização de seus alunos para diminuir a violência, ficando a aprendizagem de conteúdos em segundo plano.
No início da vida e na primeira infância é através do ato motor que a criança se aproxima do mundo. O próprio corpo legal hoje afirma que uma criança não permanece parada, como ouvinte e com uma postura obediente às ordens de um professor, esperando que lhe entregue uma folha ou um brinquedo e aguardando que lhe diga o que fazer. Nessa perspectiva o professor, conjuntamente com o Diretor da instituição deve se preocupar, sobretudo, com
a organização do tempo, garantindo hora e local para correr ou ter aula de educação física, dança e natação..
os momentos de " rodinha", pois é grande o tempo que a criança passa sentada em cadeiras enfileiradas esperando, imóvel, que o adulto lhe dirija, distante, a palavras, como acontece no ensino fundamental.
a disponibilidade afetiva do educador para aceitar a aproximação da criança e saber ouvi-la, atendê-la.
o ambiente, visto em seus aspectos físico, social e emocional de forma integrada que possibilite liberdade para que a criança se movimente em busca de uma atividade e que possa interagir com outras crianças e com o adulto.
a exploração do meio ambiente, pois o conhecimento do mundo deve ser encarado como o fim último da educação
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
O projeto político - pedagógico de uma instituição de educação expressa as intencionalidades da ação educativa que serão desenvolvidas dentro da escola, em articulação com a sociedade e o mundo do trabalho. Para elaborar um projeto pedagógico de forma democrática, torna-se necessária a mobilização de todos os segmentos que compõem a organização escolar, além de uma reflexão sobre e com o entorno social. Nessa linha de raciocínio, será necessário que a instituição compreenda o contexto da sociedade atual, identifique suas necessidades, verifique as potencialidades existentes externa e internamente de maneira que possa tomar decisões quanto
à amplitude de atuação das políticas existentes no âmbito da sociedade; à educação e às questões sociais a serem enfrentadas para a mudança da estrutura.
às ferramentas e estratégias políticas que deverá utilizar para ampliar o seu espaço de atuação no seio da sociedade, acarretando em alterações efetivas junto à comunidade.
a seus objetivos, função social, níveis, etapas e modalidades de ensino que poderá oferecer quanto às formas de operacionalização, de avaliação, de controle e de registro dos resultados obtidos.
à elaboração de perfis profissionais dos alunos e das famílias que serão envolvidas nas ações pedagógicas, como instrumentos de controle e acompanhamento.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A teoria da escola como "violência simbólica", anunciada por Pierre Bourdieu nos anos 70, afirmava basicamente que
a escola era uma forma institucional que só pode se afirmar historicamente após uma longa luta "simbólica" contra a alienação imposta pela religião.
os símbolos culturais veiculados pela escola, municiam os alunos para as lutas contra a violência das classes dominantes
os conteúdos e valores, explícitos ou latentes, veiculados pela escola estão distanciados da vida dos alunos, impondo uma cultura (simbólica) alienada e, neste sentido, exerce uma espécie de violência
esta teoria é o resultado da crise do modelo escolar e afirma qual a violência na escola não pode ser resolvida apenas com medidas pedagógicas
a maior parte dos intelectuais foram vítimas da "violência simbólica" escolar e, no entanto, isto não tinha impedido sua formação intelectual, concluindo que a teoria era uma "criação do radicalismo pedagógico"
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Vieira in Ferreira e Aguiar (2001) analisa a Função Social da Escola no contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico. Com base nesses estudos, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) e F (falso)
( ) No contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico, a Função Social da Escola é redimensionada, na medida em que se questionam os conteúdos, os métodos, a avaliação, a relação professor-aluno, a qualidade do ensino e a questão da Gestão Escolar.
( ) Na sociedade atual, a difusão do conhecimento em rede e o uso de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação poderão constituir-se em mais um mecanismo de exclusão social.
( ) Através da Gestão Democrática das Escolas, o Estado possibilita a autonomia e a descentralização das ações, não sendo mais de responsabilidade direta ou indireta do poder público, Federal, Estadual e Municipal a gestão pedagógica e financeira.
( ) O sistema educacional brasileiro, através do MEC, tem dado ênfase às ações de políticas voltadas para o ensino fundamental, o ensino médio e o profissional.
( ) Cabe, exclusivamente, às escolas responder pela gestão pedagógica, financeira, tecnológica e de recursos humanos, de forma autônoma, envolvendo os diversos segmentos: pais, alunos, professores e comunidade escolar com base nos princípios da gestão democrática.
Indique a alternativa correta.
V V V V F.
Pedagogia - Função Sociocultural da Escola - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
De acordo com o autor assinale a proposição INCORRETA:
As diferenças de oportunidades tende a limitar o desenvolvimento de habilidades e competências para a inserção nas atividades produtivas.
As desigualdades em relação a educação provoca a exclusão social ao restringir o exercício da cidadania.
O aumento do nível de escolarização da população relaciona-se com a melhoria de outros indicadores sobre o consumo de cultura e sobre a qualidade de vida.
O processo de educação inclusiva vem ocorrendo nas escolas de modo geral em que a organização curricular é hierarquizada.
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