Questões sobre Função Sociocultural da Escola

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“A função social e política da escola básica é a socialização do saber por meio do ensino de qualidade, garantindo o ingresso e o sucesso escolar para todos”. A análise dessa afirmativa nos permite caracterizar a escola como:

I. única via de acesso do conhecimento.

II. espaço de inclusão social.

III. espaço onde se desenvolvem ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos e sistematizados.

É CORRETO o que se expressa em:

  • A. nas alternativas I, II e III.
  • B. apenas nas alternativas II e III.
  • C. apenas nas alternativas I e III.
  • D. apenas na alternativa III.
  • E. apenas na alternativa II.

Enquanto instituição social, a escola é sempre orientada pelo tipo de homem que deseja formar. Numa perspectiva progressista, tem a função de construir pela práxis uma nova relação humana, formar pessoas criativas, questionadoras, críticas, comprometidas com as mudanças e não com a reprodução de modelo. Nessa concepção, a avaliação da aprendizagem deve ser considerada principalmente como:

  • A. intenção de acompanhamento permanente, de mediação, de intervenção pedagógica para a melhoria da aprendizagem.
  • B. constatação das capacidades dos alunos, quantificando seus saberes e apontando seus erros.
  • C. intenção prognóstica de explicação e apresentação de resultados.
  • D. instrumento de classificação e consolidação de resultados.
  • E. meio de obtenção e registro da aprendizagem do educando.

A escola que pretende oferecer um ensino de qualidade afinado com os pressupostos de uma pedagogia progressista deverá desenvolver um projeto educativo que:

I. contemple experiências de aprendizagem que ajudem o aluno a utilizar de forma consciente e produtiva os conhecimentos adequados.

II. adote metodologias de ensino que privilegiem a memorização de conhecimentos e o acúmulo de informações.

III. considere a aprendizagem numa perspectiva contínua.

IV. contemple políticas de formação continuada dos professores.

É CORRETO o que se diz apenas em

  • A. I, II e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. I e II.

As escolas públicas brasileiras que atendem adolescentes enfrentam uma necessidade crescente de superar dificuldades pessoais e sociais desses estudantes. Considerando essa realidade e a função sociocultural da escola, julgue os itens a seguir.

É dever da escola desenvolver para o adolescente uma prática de ensino especificamente voltada para a memorização dos conteúdos, pois, assim, os alunos terão maior facilidade para ingressar no mercado de trabalho e resolver seus problemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

As escolas públicas brasileiras que atendem adolescentes enfrentam uma necessidade crescente de superar dificuldades pessoais e sociais desses estudantes. Considerando essa realidade e a função sociocultural da escola, julgue os itens a seguir.

Atualmente, cabe à escola a função sociocultural de promover o desenvolvimento pessoal e a socialização de seus alunos para diminuir a violência, ficando a aprendizagem de conteúdos em segundo plano.

  • C. Certo
  • E. Errado

No início da vida e na primeira infância é através do ato motor que a criança se aproxima do mundo. O próprio corpo legal hoje afirma que uma criança não permanece parada, como ouvinte e com uma postura obediente às ordens de um professor, esperando que lhe entregue uma folha ou um brinquedo e aguardando que lhe diga o que fazer. Nessa perspectiva o professor, conjuntamente com o Diretor da instituição deve se preocupar, sobretudo, com

  • A.

    a organização do tempo, garantindo hora e local para correr ou ter aula de educação física, dança e natação..

  • B.

    os momentos de " rodinha", pois é grande o tempo que a criança passa sentada em cadeiras enfileiradas esperando, imóvel, que o adulto lhe dirija, distante, a palavras, como acontece no ensino fundamental.

  • C.

    a disponibilidade afetiva do educador para aceitar a aproximação da criança e saber ouvi-la, atendê-la.

  • D.

    o ambiente, visto em seus aspectos físico, social e emocional de forma integrada que possibilite liberdade para que a criança se movimente em busca de uma atividade e que possa interagir com outras crianças e com o adulto.

  • E.

    a exploração do meio ambiente, pois o conhecimento do mundo deve ser encarado como o fim último da educação

O projeto político - pedagógico de uma instituição de educação expressa as intencionalidades da ação educativa que serão desenvolvidas dentro da escola, em articulação com a sociedade e o mundo do trabalho. Para elaborar um projeto pedagógico de forma democrática, torna-se necessária a mobilização de todos os segmentos que compõem a organização escolar, além de uma reflexão sobre e com o entorno social. Nessa linha de raciocínio, será necessário que a instituição compreenda o contexto da sociedade atual, identifique suas necessidades, verifique as potencialidades existentes externa e internamente de maneira que possa tomar decisões quanto

  • A.

    à amplitude de atuação das políticas existentes no âmbito da sociedade; à educação e às questões sociais a serem enfrentadas para a mudança da estrutura.

  • B.

    às ferramentas e estratégias políticas que deverá utilizar para ampliar o seu espaço de atuação no seio da sociedade, acarretando em alterações efetivas junto à comunidade.

  • C.

    a seus objetivos, função social, níveis, etapas e modalidades de ensino que poderá oferecer quanto às formas de operacionalização, de avaliação, de controle e de registro dos resultados obtidos.

  • D.

    à elaboração de perfis profissionais dos alunos e das famílias que serão envolvidas nas ações pedagógicas, como instrumentos de controle e acompanhamento.

A teoria da escola como "violência simbólica", anunciada por Pierre Bourdieu nos anos 70, afirmava basicamente que

  • A.

    a escola era uma forma institucional que só pode se afirmar historicamente após uma longa luta "simbólica" contra a alienação imposta pela religião.

  • B.

    os símbolos culturais veiculados pela escola, municiam os alunos para as lutas contra a violência das classes dominantes

  • C.

    os conteúdos e valores, explícitos ou latentes, veiculados pela escola estão distanciados da vida dos alunos, impondo uma cultura (simbólica) alienada e, neste sentido, exerce uma espécie de violência

  • D.

    esta teoria é o resultado da crise do modelo escolar e afirma qual a violência na escola não pode ser resolvida apenas com medidas pedagógicas

  • E.

    a maior parte dos intelectuais foram vítimas da "violência simbólica" escolar e, no entanto, isto não tinha impedido sua formação intelectual, concluindo que a teoria era uma "criação do radicalismo pedagógico"

Vieira in Ferreira e Aguiar (2001) analisa a Função Social da Escola no contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico. Com base nesses estudos, analise as afirmativas a seguir, indicando V (verdadeiro) e F (falso)

( ) No contexto da sociedade globalizada e do desenvolvimento científico e tecnológico, a Função Social da Escola é redimensionada, na medida em que se questionam os conteúdos, os métodos, a avaliação, a relação professor-aluno, a qualidade do ensino e a questão da Gestão Escolar.

( ) Na sociedade atual, a difusão do conhecimento em rede e o uso de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação poderão constituir-se em mais um mecanismo de exclusão social.

( ) Através da Gestão Democrática das Escolas, o Estado possibilita a autonomia e a descentralização das ações, não sendo mais de responsabilidade direta ou indireta do poder público, Federal, Estadual e Municipal a gestão pedagógica e financeira.

( ) O sistema educacional brasileiro, através do MEC, tem dado ênfase às ações de políticas voltadas para o ensino fundamental, o ensino médio e o profissional.

( ) Cabe, exclusivamente, às escolas responder pela gestão pedagógica, financeira, tecnológica e de recursos humanos, de forma autônoma, envolvendo os diversos segmentos: pais, alunos, professores e comunidade escolar com base nos princípios da gestão democrática.

Indique a alternativa correta.

  • A. F V V F V.
  • B. V V F V F.
  • C. V F F F V.
  • D.

    V V V V F.

  • E. F F V F F.

De acordo com o autor assinale a proposição INCORRETA:

  • A.

    As diferenças de oportunidades tende a limitar o desenvolvimento de habilidades e competências para a inserção nas atividades produtivas.

  • B.

    As desigualdades em relação a educação provoca a exclusão social ao restringir o exercício da cidadania.

  • C.

    O aumento do nível de escolarização da população relaciona-se com a melhoria de outros indicadores sobre o consumo de cultura e sobre a qualidade de vida.

  • D.

    O processo de educação inclusiva vem ocorrendo nas escolas de modo geral em que a organização curricular é hierarquizada.

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