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Pedagogia - Fundamentos da Educação - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A cidadania é o eixo vertebrador da educação escolar brasileira, o que implica a flexibilização e abertura do currículo escolar. Dessa forma, os temas sociais deverão receber o mesmo tratamento das áreas convencionais, sendo abordados didaticamente de acordo com a contextualização das diferentes realidades locais e regionais e, ainda, de forma a possibilitar a aprendizagem e reflexão dos alunos sobre os temas transversais. Considerando que cabe à escola e ao professor a elaboração e desenvolvimento de seu projeto educativo, ao trabalhar o tema Pluralidade Cultural, devem ter em mente que os aspectos jurídicos, histórico-geográficos, sociológicos e antropológicos devem abordar, respectivamente,
de forma disciplinar, o Estatuto da Criança e do Adolescente; diversidade cultural e desigualdade social; diferenças étnicas e culturais; cultura, raça e etnia.
de forma disciplinar, legislações de direitos humanos; diversidade cultural e desigualdade social no Brasil; diferenças étnicas e regionais; cultura, raça e etnia.
de forma interdisciplinar, legislações sobre direitos humanos; diversidade cultural e desigualdade; diferenças étnicas, culturais e regionais; cultura, raça e etnia.
de forma disciplinar, legislações sobre direitos humanos; diversidade cultural e desigualdade social; diferenças étnicas, culturais e regionais; cultura e etnia.
de forma interdisciplinar, o Estatuto da Criança e do Adolescente; diversidade cultural; diferenças étnicas e culturais; cultura, raça e etnia.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC / UFPR) - 2007
Observe a charge e leia o texto a seguir:
Com base na charge, no texto, nos conhecimentos sobre a educação de crianças e adolescentes e na Lei Orgânica do Município de Matinhos, é correto afirmar:
Preencher o tempo livre e o tempo das crianças e dos adolescentes na escola com os conteúdos programáticos das áreas de conhecimento é o que basta para evitar o comportamento desviante e violento dos jovens.
Crianças e adolescentes devem ser percebidos como sujeitos e agentes nas ações e políticas escolares, visando incorporar práticas e valores que estimulem a cidadania.
A educação deve ser um atributo pensado e proporcionado exclusivamente pela escola pública, garantindo assim a preparação da criança e do adolescente para o ingresso futuro no mundo do trabalho.
Os currículos escolares municipais devem se adequar às peculiaridades nacionais e ao Plano Nacional de Educação, em detrimento da valorização do patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental local.
As crianças e os adolescentes devem ser objetos de políticas educacionais que introduzam uma visão de mundo definida pelo Poder Executivo Municipal, evitando assim a dispersão em atividades que desenvolvem identidades e projetos de vida específicos.
Ao contrário do que acontecia freqüentemente no passado, um dos grandes desafios da atual escola brasileira é reconhecer a diversidade como parte indissociável da identidade nacional, o que pressupõe, por exemplo, a valorização da trajetória dos grupos que compõem a sociedade e o investimento na superação de toda e qualquer forma de discriminação. Nessa perspectiva, a escola deve ser
ponto de partida para a consolidação de uma sociedade nacional homogênea e uniforme, condição essencial para a identidade brasileira.
centro de formação da cidadania, sustentada no princípio de que a desigualdade resulta de condições históricas sobre as quais não se pode agir.
motor do processo de padronização cultural do país, esforçando-se por suprimir a diversidade etnocultural ainda existente no Brasil.
local para se aprender que as regras do espaço público permitem a coexistência dos diferentes, em situação de igualdade.
Considerando que a ética trata de princípios, que os valores diferem de sociedade para sociedade e que, em todos os tempos e lugares, a educação - mesmo a informal - socializa a cultura, o conhecimento e os valores, assinale a opção que melhor traduz o papel da ética na escola contemporânea.
A ética, por ser abstrata e metafísica, volta-se para a formação moral da pessoa, independentemente das condições externas em que se dá o processo educativo.
Permanentemente identificada com o pensar, o refletir e o construir, a ética deve contribuir para a formação do aluno-cidadão, capaz de pensar e julgar com liberdade e autonomia.
Por ser subjetiva, a ética se confunde com a moral e, por isso mesmo, nada mais é que o conjunto de valores que orientam e norteiam o comportamento de cada indivíduo.
Nas circunstâncias da sociedade contemporânea, a ética deve prestar-se à formação de pessoas aptas a vencer em uma sociedade com extrema competitividade individualista.
Assinale a opção incorreta acerca dos direitos de crianças e adolescentes bem como dos pais no tocante à educação.
Os estudantes têm direito de contestar os critérios avaliativos a que são submetidos na escola, mas somente seus pais podem recorrer às instâncias escolares superiores.
É direito dos estudantes organizarem-se em entidades estudantis que os representem e defendam os seus interesses.
É direito dos pais dos estudantes participar da definição das propostas educacionais a serem desenvolvidas pelos professores dos seus filhos.
O adolescente trabalhador tem direito de exigir do Estado o oferecimento de ensino noturno regular.
Um dos indicadores de qualidade das escolas de Educação Infantil refere-se ao ambiente onde crianças e adultos convivem (Zabalza, 1998). Para o autor, a finalidade de um ambiente de qualidade é:
servir como referência de organização e disciplina para as crianças, onde os diferentes objetos têm locais próprios, previamente estabelecidos
oferecer estímulos para o desenvolvimento infantil, com belos cartazes preparados pelo professor, contendo textos e ilustrações variadas.
garantir que a criança pequena não estranhe o ambiente escolar, fazendo-o parecer o mais possível como o doméstico: aconchegante e familiar
pôr em prática uma ampliação e integração que supere a estaticidade, a imobilidade e a rigidez dos espaços de uso doméstico e do entorno
organizar-se de forma semelhante à das escolas que as crianças encontrarão após a Educação Infantil, preparando-as para as mudanças futuras
A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que possui uma dimensão expressiva e implica em procedimentos específicos.
RCN, vol. I,1998.
Sobre essa função da Educação Infantil, pode-se afirmar, corretamente, que as atitudes e procedimentos de cuidado:
devem ser guiados, em sua totalidade, pelos conhecimentos de puericultura.
são influenciados por crenças e valores em torno do desenvolvimento infantil.
são ligados aos aspectos biológicos e seguem as normas da Secretaria da Saúde.
independem do contexto sociocultural e são ligados às necessidades básicas.
independem de conhecimentos específicos, diferente das ações educacionais.
A partir da LDB, Lei nº 9.394/96, passou a ser a primeira etapa da Educação Básica e a Educação Infantil assumiu as funções de cuidar e educar as crianças de 0 a seis anos. Entendendo, segundo o Referencial Curricular Nacional (RCN, vol. I, 1998), que cuidar da criança é, sobretudo, dar atenção a ela como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades, é correto afirmar que educar significa:
estabelecer relações com os conteúdos universais, promovendo o desenvolvimento cognitivo.
preparar as crianças para os desafios futuros por meio de aprendizagens significativas.
propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada.
propiciar situações de aprendizagem sistemática, desenvolvendo a disciplina e a concentração.
promover o acesso a novas tecnologias, intercalando com os momentos de cuidados.
Pedagogia - Fundamentos da Educação - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Analise as proposições, considerando a afirmativa acima acerca dos aspectos importantes da formação do professor:
I -..Qualificação: o professor deve adquirir os conhecimentos científicos indispensáveis para o ensino de um conteúdo específico.
II -Formação pedagógica: a atividade de ensinar deve superar os níveis do senso comum, tornando-se uma atividade sistematizada.
III - Formação ética e política: o professor deve educar a partir de valores e tendo em vista um mundo melhor.
Está (ão) correta (s) proposição (ões):
I apenas
I, II e III
III apenas
II apenas
II e III apenas
As afirmações que se seguem dizem respeito à articulação entre tendências pedagógicas e seleção de conteúdos.
I – A Pedagogia Tradicional privilegia a formação da mente do educando, por meio da assimilação de conteúdos clássicos da cultura.
II – Na Pedagogia Libertária os conteúdos são selecionados visando à formação de cada indivíduo, através da vivência de várias experiências compatíveis com os interesses individuais.
III – Na Pedagogia da Escola Nova, os conteúdos são aqueles de decisão dos educandos, sem que haja uma definição prévia, pois importa uma educação para a autogestão.
IV – Na Pedagogia Tecnicista, os conteúdos são selecionados tendo em vista a formação profissional eficiente, com qualidade e em curto espaço de tempo.
São corretas as afirmações:
I e II, somente.
I e IV, somente.
II e III, somente.
III e IV, somente.
I, II, III e IV.
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