Questões sobre Geral

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Para responder a questão 28, leia, abaixo, a orelha do livro Manual do cara-de-pau, de 1991, do escritor, jornalista e professor Carlos Queiroz Telles.

A partir do texto “Manual do cara-de-pau”, podemos afirmar.

  • A. O texto não critica os discursos ‘empolados’, em termos de palavras rebuscadas, e vazios.
  • B. O texto faz uso denotativo das palavras, pois o objetivo do livro parece ser querer ensinar como falar difícil e, consequentemente, subir na vida.
  • C. O texto faz uso de uma linguagem denotativa e valoriza o uso da erudição como forma de poder.
  • D. O texto afirma que ‘falar difícil’ é a erudição adequada e por isso muitos políticos, executivos, doutores, bacharéis, artistas, críticos, ensaístas e professores devem subir na vida.
  • E. O texto caricatura a falsa erudição, o uso inadequado de vocabulário especializado e da linguagem como forma de poder.

Com relação ao assunto abordado no texto 15A2DDD, julgue os itens que se seguem, a respeito do ensino de história da África.

O maior obstáculo para que docentes utilizem em suas aulas as temáticas africanas consiste na indisponibilidade e no difícil acesso ao material historiográfico sobre o passado africano, como destacado no texto 15A2DDD.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos textos 15A2AAA e 15A2BBB, julgue os próximos itens, a respeito do ensino de história da religiosidade africana e dos aspectos a ele relacionados.

A escola desempenha uma função relevante no combate às discriminações e na emancipação dos grupos discriminados ao proporcionar aos estudantes o acesso a conhecimentos científicos e registros culturais diferenciados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos elementos que apoiam uma aprendizagem efetiva do aluno, julgue os seguintes itens. No art. 59, inciso III, da LDBN, é assegurado aos educandos que os sistemas de ensino tenham professores com especialização adequada em Nível Médio ou Superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto 5A4AAA como referência inicial, assinale a opção correta.

  • A. Segundo a Base Nacional Comum Curricular, devem-se considerar as práticas sociais e experiências diversas quando da organização das práticas de linguagem.
  • B. Os contos de fadas possuem caráter meramente abstrato, por trabalhar com conceitos não sociais.
  • C. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, o componente língua portuguesa desvincula-se da atuação social e passa a dar ênfase à prosa literária, como forma de preservar textos clássicos.
  • D. Infere-se do texto que o objetivo de levar um clássico da literatura infantil para casa se resume a mostrar aos pais dos alunos a importância da atividade em família.
  • E. Depreende-se do texto que, na educação infantil, os textos literários são mais importantes que outros tipos de textos.

Leia o texto a seguir para responder às questões 32 e 33.

“Ferreiro e Teberosky, psicolinguistas argentinas, iniciaram, em 1974, uma investigação, partindo da concepção de que a aquisição do conhecimento se baseia na atividade do sujeito em interação com o objeto de conhecimento e demonstraram que a criança, antes de chegar à escola, tem ideias e faz hipóteses sobre o código escrito, descrevendo os estágios linguísticos que percorre até a aquisição da leitura e da escrita. As pesquisadoras (1986) desenvolvem também aspectos propriamente linguísticos da Psicogênese da língua escrita, quando descrevem o aprendiz formulando hipóteses a respeito do código, percorrendo um caminho que pode ser representado nos níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético.”

Considerando os níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético, indique, de acordo com a imagem, qual deles representa.

  • A. Silábico.
  • B. Alfabético.
  • C. Pré-silábico.
  • D. Silábico-alfabético.

Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP), que norteia as ações educativas no ambiente organizacional, julgue os itens subsecutivos. Mesmo na gestão democrática, as decisões sobre formas de organização e de gestão são de responsabilidade exclusiva da direção do projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um sistema de banco de dados é uma coleção de dados que estão inter-relacionados e também de um conjunto de programas que tem como função a permissão aos usuários para acessar e modificar tais dados. Um dos modelos de dados, o relacional, tem como base uma coleção de tabelas. Acerca do modelo relacional, é correto afirmar que “______________ de uma relação refere-se ao seu projeto lógico; e, ______________ da relação refere-se ao seu conteúdo em um ponto no tempo”. Assinale a alternativa que complementa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. esquema / instância
  • B. integridade / esquema
  • C. instância / atomicidade
  • D. atomicidade / integridade

Segundo Veiga (2002), qualidade não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. O desafio que se coloca ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é o de propiciar uma qualidade para todos. A qualidade que se busca implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. (...) O Projeto Político-Pedagógico deve ser o norteador do ideal de qualidade que uma comunidade almeja alcançar, considerando-se objetivos, metas e recursos disponíveis para uma educação de qualidade. Acerca do exposto, assinale o pressuposto INCORRETO.

  • A. O PPP considera a dimensão no aspecto político-pedagógico, pois é a única que confere a característica de totalidade à qualidade da educação e que reflete o compromisso que a escola deve ter com os serviços prestados.
  • B. O PPP deve ser consultado, revisto, avaliado e reformulado constantemente, de acordo com as novas demandas que vão surgindo no contexto educacional. É preciso compreender que o Projeto Político-Pedagógico jamais estará pronto, acabado, pois faz parte de um processo constante de “construção-reflexão-reconstrução”.
  • C. A participação da comunidade escolar no PPP não significa apenas a contemplação ou o respeito à comunidade escolar, mas, sim, garantir o direito de cada um participar, trazendo sua contribuição, tornando-se corresponsável nessa construção e/ou reconstrução periódica, seguida do respeito às leis, mas, também, pelo exercício de cidadania no compromisso ético com a democracia.
  • D. Torna-se fundamental para confecção de um PPP o levantamento das necessidades de uma determinada comunidade escolar a curto e longo prazos; o estabelecimento de objetivos e metas, organização, planejamento de etapas e administração de recursos humanos e de materiais que possam garantir, em primeiro lugar, o desenvolvimento urgente de prioridades para futuros planos de ação.

A educação como direito social está garantida no Artigo 205 da Constituição Federal: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. A escola enquanto instituição formadora tem como função, EXCETO:

  • A. Gerir os processos administrativos e pedagógicos contemplando as regras e procedimentos preestabelecidos pelo sistema.
  • B. Instrumentalizar o sujeito entendido como um ser social que estabelece múltiplas relações para produzir e reproduzir sua vida em sociedade.
  • C. Compreender como se ensina e como se aprende, pois isso requer um entendimento de como o conhecimento é produzido e de como se estabelece sua relação didática.
  • D. Reconhecer que o conhecimento é organizado historicamente e é o instrumental que permite a análise e a compreensão da sociedade em que o sujeito está inserido.
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