Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    Apenas a proposição I está correta.

  • B.

    Apenas a proposição II está correta.

  • C.

    Apenas a proposição III está correta.

  • D.

    Apenas as proposições I e II estão corretas.

  • E.

    Apenas as proposições II e III estão corretas.

Leia o texto e assinale a alternativa que melhor o interpreta.

  • A.

    O fazer artístico desencadeia no receptor uma crise introspectiva.

  • B.

    A arte provoca no receptor sensações antagônicas e impressionistas.

  • C.

    O fazer artístico possibilita ao receptor uma visão plural e diversa não só de si mesmo, como dos outros.

  • D.

    As experiências vividas favorecem a neutralidade e a estabilidade de nossas emoções.

  • E.

    A arte está sempre nos convidando a um posicionamento intimista e particular.

Assinale V para verdadeiro e F para falso, de acordo com as proposições a seguir sobre a arte teatral.

  • A.

    V V F V

  • B.

    F V V V

  • C.

    V F V V

  • D.

    V V V F

  • E.

    V V V V

Em relação à Dança como representação artística no cotidiano das escolas, pode-se afirmar que:

  • A.

    O aluno pode situar os movimentos artísticos no tempo e no espaço, estabelecendo relações entre a história da dança e os processos criativos pessoais de forma crítica e transformadora.

  • B.

    As manifestações populares como reisado, quadrilha, pastoril, congado e xaxado, devem fazer parte, apenas, das atividades extraclasse.

  • C.

    O aluno deve refletir sobre o papel da dança como arte do cotidiano, excluindo do processo tudo que for clássico.

  • D.

    A dança, como manifestação individual, no processo de ensino e aprendizagem, não deve ser oferecida como expressão do coletivo.

  • E.

    A dança, arte de experimentação e diferenciação tem se mantido estável através dos tempos.

Assinale a alternativa que melhor interpreta o objetivo do ensino de música.

  • A.

    Propiciar ao aluno aprender a sentir e pensar a realidade sonora ao redor do ser humano.

  • B.

    Possibilitar a fruição da música como elemento de individualização do homem.

  • C.

    Apreciar a música erudita como única forma de comunicação musical.

  • D.

    Reconhecer os músicos como agentes sociais na construção de uma educação elitista.

  • E.

    Adotar o separatismo musical enaltecendo os novos ritmos.

As proposições abaixo tratam de vários aspectos referentes à arte. Analise-as e marque a alternativa correta.

  • A.

    A arte objetiva desenvolver, apenas, a dança, a música e o teatro.

  • B.

    A arte tem como prioridade informar sobre a produção cultural do passado.

  • C.

    O fenômeno artístico está presente em diferentes manifestações que compõem os acervos da cultura popular, erudita, modernos meios de comunicação e novas tecnologias.

  • D.

    A arte cênica, de acordo com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, deve desenvolver, de forma exclusiva, o contexto histórico atual do jovem/adolescente.

  • E.

    A música e a dança são componentes do campo da arte que devem ser ministrados sem envolvimento com as questões coletivas e sociais.

A abordagem da Matemática na educação infantil, de zero a três anos, tem como finalidade proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de:

  • A.

    Comparar escritas numéricas, identificando totalmente possí-veis irregularidades.

  • B.

    Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem e relações espa-ciais.

  • C.

    Resolver problemas de adição e subtração.

  • D.

    Resolver problemas de multiplicação e divisão.

"O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos" (artigo 36, parágrafo 2). Assinale a alternativa que corresponde ao artigo e parágrafo citados acima.

  • A.

    Lei nº 9.394/96

  • B.

    Lei nº 5.692/71

  • C.

    Lei nº 9.293/94

  • D.

    Lei nº 5.392/61

  • E.

    Lei nº 9.394/73

A linguagem musical é um excelente meio para o desenvol-vimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e do au-toconhecimento, além de um poderoso meio de integração social. Entendida assim, a linguagem musical, expressa em atividades de educação infantil, é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível:

  • A.

    A bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentem neces-sidades especiais.

  • B.

    Somente a crianças que apresentem necessidades especiais.

  • C.

    Somente a bebês.

  • D.

    Somente a jovens e adultos.

Com base no fragmento acima assinale a alternativa que, melhor o interpreta.

  • A.

    "O poeta é um fingidor" / Finge tão completamente/ Que chega a fingir que é dor/ A dor que deveras sente.

  • B.

    "Longe do estéril turbilhão das ruas / Beneditino escreve/ no claustro e no aconchego".

  • C.

    "A leitura não se configura como um processo passivo. Longe disso, por exigir descoberta e criação, a leitura coloca-se como produção sempre"

  • D.

    "A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros/ Vinha da boca do povo na língua certa do povo".

  • E.

    "O homem, bicho da Terra tão pequeno/chateia-se na terra/lugar de muita miséria e pouca diversão".

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...