Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quando são oferecidas às crianças, oportunidades de escolha e de autogoverno nos atos cotidianos e em atividades sis-tematizadas, inicia-se um processo de:

  • A.

    Autoritarismo.

  • B.

    Autonomia.

  • C.

    Heteronomia.

  • D.

    Vandalismo.

A higiene das mãos é um recurso simples e eficiente entre as atitudes e procedimentos básicos para:

  • A.

    A manutenção da saúde e prevenção de doenças.

  • B.

    A proliferação de doenças.

  • C.

    Aumentar a contaminação.

  • D.

    A manutenção e preservação de bactérias e vírus.

Junto aos bebês, a intervenção educativa deve satisfazer quais necessidades da criança?

  • A.

    De higiene, desportivas e de alimentação.

  • B.

    De descanso, culturais e de alimentação.

  • C.

    De sono e de alimentação.

  • D.

    De higiene, de alimentação e de descanso

A Escola Inclusiva é uma tendência internacional desde o final do século XX. É considerada Escola Inclusiva aquela que:

  • A.

    Abre espaço para todas as crianças, exceto aquelas com necessidades especiais.

  • B.

    Abre espaço para todas as crianças, exceto aquelas conside-radas superdotadas.

  • C.

    Abre espaço para todas as crianças, abrangendo aquelas com necessidades especiais.

  • D.

    Não abre espaço para crianças.

Uma ação educativa comprometida com a cidadania e com a formação de uma sociedade democrática e não excludente, deve promover o convívio com a diversidade, que inclui as di-versas culturas, hábitos, costumes e, também, competências. Aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possu-em habilidades e competências diferentes, que possuem ex-pressões culturais e marcas sociais próprias, é condição ne-cessária para o desenvolvimento de valores:

  • A.

    Econômicos, como a ascensão social e profissional.

  • B.

    Permeados por ideais de competitividade.

  • C.

    Éticos, como a dignidade do ser humano, o respeito ao outro, a igualdade e a equidade e a solidariedade.

  • D.

    Perpetuados por uma sociedade injusta e de cunho segrega-dor.

Propiciando a brincadeira, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos conhecimentos. Então, a oportunidade de brincar, favorece às crianças:

  • A.

    Acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhes são importantes e significativos.

  • B.

    Não acionar seus pensamentos para a resolução de proble-mas.

  • C.

    Exclusivamente um momento de lazer.

  • D.

    O contato com atividades de caráter não lúdico.

Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como:

  • A.

    Parte excludente da educação.

  • B.

    Parte separada da educação

  • C.

    Parte insignificante da educação.

  • D.

    Parte integrante da educação.

As crianças possuem uma natureza singular que as caracte-riza como seres que:

  • A.

    Sentem e pensam o mundo de maneira igual ao adulto.

  • B.

    Sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio.

  • C.

    Não sentem o mundo, mas pensam o mundo.

  • D.

    Não pensam o mundo e nem o sentem.

A instituição de educação infantil deve tornar acessível a todas as crianças que a freqüentam, indiscriminadamente, e-lementos da cultura que enriquecem:

  • A.

    O seu desenvolvimento e inserção social

  • B.

    A sua inserção social e econômica.

  • C.

    O desenvolvimento de suas fragilidades.

  • D.

    O seu poder econômico e desenvolvimento social.

  • A.

    estimular a colaboração entre todos os membros da comunidade escolar para a realização de um trabalho integrado.

  • B.

    estabelecer objetivos educacionais únicos com vistas à avaliação do currículo.

  • C.

    homogeneizar a metodologia a ser utilizada pelo corpo docente da escola.

  • D.

    preservar cada área do conhecimento em sua especificidade, fazendo-a interagir com as demais para a solução de problemas.

  • E.

    criar novas disciplinas ou saberes especialmente destinados à análise de fenômenos complexos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...