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Esta é uma definição de
recursos didáticos.
objetivos educacionais.
métodos de ensino.
conteúdos de ensino.
avaliação da aprendizagem.
A professora Lúcia, que atua no Ensino Fundamental, acredita que os alunos não podem ser considerados como seres passivos no processo ensino-aprendizagem. Ela entende que a aprendizagem ocorre quando os alunos interagem com seus objetos de conhecimento, formulam hipóteses sobre os mesmos, testam essas hipóteses e, se for o caso, modificam-nas. Assim, Lúcia planeja suas ações pedagógicas de modo a criar situações-problema que desafiem os alunos e os levem a buscar soluções. A prática pedagógica dessa professora inspira-se nas idéias de
Freud.
Binet.
Skinner.
Piaget.
Vygotsky.
Analise os modelos didáticos descritos a seguir.
o I corresponde à pedagogia tradicional de Herbart, e o III, à pedagogia ativa de Lourenço Filho.
o I corresponde à pedagogia tecnicista de Skinner, e o II, à pedagogia humanista de Pestalozzi.
o II corresponde à pedagogia nova de Dewey, e o III, à pedagogia libertadora de Paulo Freire.
o I corresponde à pedagogia antiautoritária de Freinet, e o III, à pedagogia pós-moderna de Adorno.
o II corresponde à pedagogia interacionista de Vygotsky e Wallon, e o III, à pedagogia crítico-social dos conteúdos, de Dermeval Saviani.
"Na sociedade ocidental, sobretudo a partir do século XVII, a criança costuma ser percebida como um ser assexuado, fato esse que se interliga à idéia do sexo mau, sujo, pecaminoso, entre outras numerosas conotações negativas dadas à sexualidade. Nesse sentido, importa desvelar estas relações no cotidiano da instituição escola". (Proposta Curricular SC:1998, p.21). Na perspectiva de superar esse viés, de acordo com a referida proposta, é correto afirmar que o/a educador/a
deve procurar inibir as manifestações da sexualidade infantil na escola, através de jogos e brincadeiras que desviem sua atenção de comportamentos inadequados;
deve procurar compreender as expressões e/ou manifestações sexuais da criança no cotidiano escolar, sob a ótica da aquisição de uma base científica e da perspectiva da transformação social, buscando uma nova ética e uma educação dialética em que se pressupõe um trabalho de forma positiva, coerente e afetiva com as crianças;
deve deixar exclusivamente com a família a questão da educação sexual na infância;
deve analisar com extremo cuidado os materiais didáticos com os quais irá trabalhar, descartando aqueles que possam contribuir para despertar a curiosidade infantil na área da sexualidade.
Como coloca a Proposta Curricular de Santa Catarina: 1998, "a sexualidade vem sendo considerada um importante objeto de estudo, consolidando-se, nos últimos tempos, como subsídio também da ação pedagógica". Por isso faz-se necessário explicitar o que se entende por sexualidade como um pressuposto teórico fundamental, para se pensar sobre Educação Sexual. Na referida proposta, a sexualidade:
é o ato sexual reprodutivo
é a caracterização biológica do ser humano, como espécie animal;
constitui-se numa elaboração histórica e cultural que se explica e se compreende no contexto e nas relações nas quais se produz;
é a atividade sexual genital, reprodutiva ou não, que marca o ser humano em sua essência.
A Educação Sexual tem sido alvo de discursos diversos, sobretudo nos últimos anos, em função do surgimento da AIDS. Contudo, tem preponderado nas campanhas educativas um viés médico-biologizante, que reduz a sexualidade à genitalidade e a um "problema" de saúde pública. "Não está em jogo a formação do homem e sim a informação de como se evitar contágio de doenças que se transmitem pelo sexo". (Proposta Curricular SC:1998, p. 20). Para superar esse viés, a referida proposta postula
que a educação sexual deve ter como conteúdo principal uma sólida informação sobre os aparelhos reprodutores, a concepção, a reprodução e as doenças sexualmente transmissíveis;
que a educação sexual necessita buscar elementos conceituais e teóricos nos diversos campos das ciências e, de modo multidisciplinar, deve compor e transitar pela interdisciplinaridade
que a educação sexual incentive os jovens a postergar o sexo, por entendê-lo numa perspectiva reprodutiva, vinculado ao matrimônio, baseado em sólidos valores morais e nos bons costumes;
que a educação sexual utilize o animismo como recurso didático, dando vida e inteligência a seres inanimados, para explicar as questões mais elementares, no caso da curiosidade sexual infantil.
A teoria de Vygotsky entende o desenvolvimento e a aprendizagem como relacionados desde o nascimento da criança. O desenvolvimento é entendido como um processo:
previsível, universal e linear;
em que o sujeito é passivo e seu comportamento é condicionado pela influência dos estímulos do ambiente
determinado por conteúdos mentais de caráter individual, dos quais não se tem consciência
construído no contexto social e promovido pela aprendizagem.
O Inatismo é uma concepção da aprendizagem segundo a qual o ser humano já nasce com potencialidades, dons e aptidões a serem desenvolvidas, biologicamente determinadas. O(a) professor(a) que trabalha apoiando-se nessa concepção, entenderá que
deve oferecer ao aluno atividades que o desafiem para a construção do conhecimento;
a aprendizagem estará condicionada à quantidade e à qualidade dos estímulos oferecidos ao aluno;
quanto menor for sua interferência no processo de aprendizagem, mais estará facilitando para que o aluno revele a sua essência;
deve conhecer o contexto em que o aluno vive, para mediar seu acesso ao conhecimento formal.
A psicanálise de Freud, a Epistemologia genética de Piaget e o Behaviorismo de Skinner foram criticados por se preocuparem em explicar o ser humano a partir de uma única dimensão. Essa dimensão seria, para cada um deles, respectivamente:
a cultura, a afetividade e o pensamento;
a memória, a aprendizagem e o inconsciente;
o inconsciente, a inteligência e o comportamento
a motivação, a linguagem e a inteligência.
O Art. 37. da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional refere-se à Educação de Jovens e Adultos, destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio, na idade própria. É incorreto afirmar que os exames, a que se refere esse artigo:
serão realizados no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de quinze anos;
serão realizados no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos
terão os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais aferidos e reconhecidos;
serão realizados no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de dezoito anos
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