Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Luckesi considera a filosofia da educação com uma ciência que:
ajuda na reflexão sobre a educação e os valores que direcionam a prática educativa.
permite única e exclusivamente no desenvolvimento do senso crítico.
dispensa o envolvimento do professor nas questões filosóficas educacionais.
não é área responsável pela reflexão dos problemas reais apresentados na área educacional.
N.D.A
O orientador escolar precisa entender aspectos teóricos que influenciam a educação brasileira. Neste sentido é correta a afirmativa:
os fenômenos educacionais independem dos fenômenos sociais.
as instituições pedagógicas são antes de tudo instituições sociais.
a organização do sistema escolares não alteram quando mudam as relações de poder entre seus membros.
as instituições educacionais não refletem as características do sistema social.
os docentes e a equipe pedagógica administrativa não se envolvem com as questões sociais.
Numere cada abordagem de aprendizagem a sua característica. A seguir marque a alternativa correta:
1 Ambientalista
2 Inatista
3 Interacionista
( ) O indivíduo é resultado de uma dupla determinação de fatores internos e das pressões do meio ambiente.
( ) O desempenho individual depende de suas capacidades inatas.
( ) A aprendizagem ocorre numa perspectiva dialética: organismo e meio se completam.
( ) Os estímulos recebidos do meio são os principais responsáveis pela formação humana.
( ) O ensino não influencia nem interfere no processo de desenvolvimento das capacidades dos alunos.
A afirmativa correta é:
1, 1, 2, 2, 3.
3, 3, 1, 1, 2.
1, 2, 1, 3, 1.
2, 3, 2, 1, 3.
3, 2, 3, 1, 2.
O problema do analfabetismo é alvo de discussões e estudos desde a independência do Brasil, quando apenas 0,20% da população era alfabetizada. Desde então, sabe-se quais grupos sociais não têm acesso à escolarização. Os dados do SAEB são exemplos disso e apontam que o problema do analfabetismo, na escola ou fora dela, é parte de problemas maiores, de natureza política, que são o da
igualdade social, o da injustiça social e o da exclusão social.
igualdade social, o da justiça social e o da exclusão social.
desigualdade social, o da injustiça social e o da exclusão social.
desigualdade social, o da injustiça social e o da inclusão social.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem o tratamento dos conteúdos em três grandes categorias, abaixo especificadas. Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª. Indique em seguida a alternativa correta:
1ª coluna
(1)Conceituais.
(2)Atitudinais.
(3)Procedimentais.
2ª coluna
( ) Aprender/responder com êxito a sua tarefa.
( ) Aprendizagem de conceitos, fatos e informações significativas.
( ) Expressam um saber fazer atribuindo significados as tarefas executadas.
( ) Construção ativa das capacidades intelectuais.
( ) Aprendizagem de valores, regras, normas essenciais a uma convivência saudável.
A sequência correta é:
1,2,3,1,2.
2,3,1,2,1.
1,1,2,2,3
3,1,3,1,2.
2,2,3,3,1.
A elaboração do projeto político pedagógico da escola inclui a definição de um conjunto de princípios norteadores da prática escolar. Analise os princípios abaixo e a seguir marque a alternativa correta:
( ) privilegiar os conteúdos e as metodologias.
( ) refletir sobre o futuro da sociedade e o dever ser.
( ) atender na medida do possível aos interesses coletivos, respeitando o aluno como centro do processo educativo.
( ) promover uma educação dentro de uma visão de homem e de sociedade.
São consideradas corretas:
I e IV
I, II e III
II, III e IV
I, III e IV
III e IV
Uma das exigências atuais dos sistemas de ensino sobre a escola é a elaboração do seu Projeto Político Pedagógico (PPP). Sobre este tema é correta a afirmativa:
somente a equipe dirigente da escola deve participar da elaboração do PPP.
é um documento de uso exclusivo dos professores, por isto, apenas a equipe docente deve elaborá-lo.
somente um grupo específico de docentes, de preferência os que tiverem maior titulação participam da elaboração do projeto.
é uma tarefa complexa, é necessário contar com idéias de um grupo especializado de consultores.
envolve a participação efetiva da comunidade escolar com base na responsabilidade coletiva com elemento norteador.
Cool (1990) fundamenta a sua idéia de currículo como uma proposta vinculada a um projeto social e cultural. Por currículo podemos entender como:
documento de uso exclusivo do professor, que é diretamente responsável pela sua execução.
instrumento útil que orienta a prática pedagógica de escola.
descrição sucinta das ações da administração da escola.
enumeração de todas as disciplinas, conteúdos e atividades a serem desenvolvidas numa série, durante o ano letivo.
programa escolar previsto na Lei 9394/96.
Juliana está cursando o primeiro ano do Ensino Fundamental em uma escola construtivista. Sua mãe está muito preocupada com os erros gramaticais que Juliana vem cometendo em suas produções de texto. Então, resolveu conversar com a professora sobre a sua insatisfação quanto ao ensino da escola.
Partindo dessas informações, qual seria a resposta da professora diante da angústia da mãe?
Partindo dessas informações, qual seria a resposta da professora diante da angústia da mãe?
Também percebo que Juliana é uma aluna fraca, sugiro que ela retorne para o último período da pré-escola.
Juliana está tendo liberdade para construir textos, e isto é importante para o seu processo de alfabetização. Mandarei para casa mais exercícios para que ela possa treinar gramática.
Sabemos que sua escrita está incorreta, mas o que valorizamos é a produção criativa da criança e seu entendimento a respeito de como organizar a história.
Juliana é uma menina muito inteligente e criativa, mas se distrai facilmente conversando com os colegas, acredito que, por esta razão, esteja errando tanto.
Com base na história das Idéias Pedagógicas no Brasil, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) Entre 1549 e 1759: monopólio da vertente religiosa da Pedagogia tradicional.
( ) Entre 1759 e 1932: coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da Pedagogia tradicional.
( ) Entre 1932 e 1969: predominância da Pedagogia Nova.
( ) Entre 1969 e 2001: predominância da Pedagogia Tecnicista.
( ) Entre 1969 e 2001: se subdivide em três momentos: 1) Pedagogia Tecnicista (1969 a 1980); 2) Pedagogias Críticas (1980 a 1991); e 3) Pedagogia da exclusão (1991 a 2001) (neoprodutivismo).
Assinale a sequencia correta.
F, F, V, F, F.
V, V, F, V, V.
V, V, F, F, V.
F, V, F, V, F.
V, F, V, F, V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...