Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com Esteban (2003, p.16), a classificação das respostas em acertos e erros, ou satisfatórias e insatisfatórias, ou outras expressões do gênero, se fundamenta nessa concepção de que saber e não saber são excludentes e na perspectiva de substituição da heterogeneidade real por uma homogeneidade idealizada.Antagonicamente a esta ideia, pode-se afirmar que, em relação ao ERRO, a avaliação:
funciona como instrumento de controle e de limitação das ações dos alunos e professores no contexto escolar.
é uma prática de exclusão na medida que seleciona o que pode e deve ser aceito na escola.
revela o que a criança sabe, colocando esse saber numa perspectiva processual, indicando o que ela ainda não sabe.
é uma prática que dificulta a expressão dos múltiplos saberes, negando a diversidade e valorizando a semelhança e o acerto.
reforça a caracterização da ausência de conhecimento, a deficiência, a impossibilidade, a falta.
Libâneo (2008, p.153) chama atenção para o fato de que o projeto pedagógico curricular não pode ser confundido com a organização escolar e também não substitui a gestão. São duas coisas diferentes. Dentro deste princípio, marque a afirmativa que melhor condiz com a ideia.
A gestão põe em prática o processo organizacional para atender os interesses do corpo docente e da Direção.
Oprojeto é um instrumento da gestão e dá direção política e pedagógica ao trabalho escolar.
A gestão dá direção política e pedagógica para o trabalho escolar, independente do projeto pedagógico.
A gestão não põe em prática o processo organizacional, isto é função do projeto pedagógico.
A gestão é um instrumento do projeto e institui procedimentos e instrumentos de ação para a escola.
Julgue o item abaixo, referente à educação no contexto da modernidade.
Na sociedade contemporânea, a inserção da escola no contexto da modernidade implica, entre outros desafios, o exercício habitual da democracia como prática, o desenvolvimento de conteúdos relacionados à realidade cotidiana dos alunos e o envolvimento da comunidade em suas atividades.
O projeto político-pedagógico das instituições de ensino é um documento que apresenta a identidade, os propósitos e as atividades, dentre outros aspectos, de cada estabelecimento. A esse respeito, analise as afirmações que se seguem.
I-Equipe diretiva, especialistas, professores, funcio- nários e alunos devem estar envolvidos na atividade conjunta de elaboração e realização do projeto, visando fundamentalmente a uma gestão eficiente da instituição de ensino, conforme o princípio da ges- tão democrática presente na Constituição de 1988.
II-De acordo com o que é expresso na Lei de Diretrizes e Bases vigente, o projeto deve resultar de práticas participativas, exigência ligada à própria natu- reza da ação pedagógica.
III-A organização escolar, o sistema de gestão e a tomada de decisões carregam uma dimensão educativa, o que significa dizer que a formulação do projeto político-pedagógico é, também, prática educativa e manifestação do caráter formador da instituição.
IV-A inclusão do termo político para designar o projeto indica que o documento deve ter um caráter partidário, por estar intimamente articulado ao compromisso socio-político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária.
São corretas APENAS as afirmações
I e II.
II e III.
II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
O ensino fundamental obrigatório, com duração de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos seis anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
O ensino fundamental será exclusivamente presencial, não sendo o ensino a distância utilizado na educação fundamental.
É obrigatório aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.
O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.
Os estabelecimentos de ensino deverão adotar o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
O currículo do ensino fundamental não incluirá conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes.
A Pedagogia Social apresenta-se, nos diferentes autores, como uma ciência que propicia a criação de conhecimentos, como uma disciplina que possibilita sistematização, reorganização e transmissão de conhecimentos e como uma profissão com dimensão prática, com ações orientadas e intencionais. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Nos países da América Latina, entre os quais o Brasil, a Pedagogia Social é praticamente desconhecida, se vista como abordagem teórica e qualificação profissional regular, por isso não se faz presente em intervenções de diferentes naturezas.
As intervenções socioeducacionais estão presentes em diferentes espaços formais e não formais da educação, mas a expansão e a consolidação da Pedagogia Social ocorre exclusivamente na educação formal.
O objeto formal da Pedagogia Social é a intervenção na realidade, como ciência normativa, comprometida com o fazer. Apropria-se da análise de indivíduos e da sociedade desenvolvida por outras áreas. Necessita, portanto, de outras ciências que lhe deem suporte à ação.
Entende-se por pedagogia social as intervenções não formais que estiveram relacionadas a projetos de educação popular desarticulados ou a projetos exclusivamente assistencialistas.
São excluídos dos programas da Pedagogia Social as questões ecológicas, ambientais do trânsito, da terceira idade, das minorias (os sem-terra, os índios, a mulher, os negros, os presos, os hospitalizados) e a questão cultural, entre outras.
Entre as diversas classificações existentes quanto às tendências pedagógicas, destaca-se a de Cipriano Carlos Luckesi, que as divide em dois grupos: liberal e progressista. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.
I A pedagogia liberal é composta exclusivamente pela pedagogia tradicional e pela tecnicista.
II A pedagogia progressivista é parte da progressista.
III A pedagogia crítico-social dos conteúdos é uma pedagogia liberal.
IV A pedagogia tradicional é um tipo de pedagogia liberal.
V Pedagogia libertária é um dos componentes da progressista.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
No contexto escolar, o termo que corresponde ao conceito mencionado no texto acima é
intimidação gratuita.
inadaptação.
behaviorismo.
acomodação.
bullying.
Embora a educação a distância seja uma modalidade que permite ao educando uma grande autonomia de estudo, ela não exclui a necessidade de momentos presenciais, previs- tos em lei. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.
I–A avaliação dos estudantes para efeito de promo- ção deve ser feita tanto a distância quanto presencialmente.
II–A defesa de trabalhos de conclusão de curso, quan- do previstos na legislação pertinente, deve ser feita no modo presencial.
III–As atividades que demandam o uso de laboratórios de ensino, quando for o caso, necessitam ser desenvolvidas presencialmente.
IV–Os estágios obrigatórios adquirem caráter faculta- tivo na modalidade a distância, por causa do uso de estratégias de estágio favorecidas pelas novas tecnologias.
É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)
I.
IV.
I e III.
II e III.
II e IV.
As transformações da sociedade contemporânea vêm produzindo mudanças no campo da educação, em função da revolução informacional. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.
I–Observa-se o surgimento de uma nova linguagem comunicacional, envolvendo termos como realidade virtual, ciberespaço, hipermídia, bem como a exten- são dessa linguagem a várias esferas da vida cotidia- na, na expressão de sentimentos e situações de vida.
II–As tecnologias informacionais permitem uma dimi- nuição do acúmulo de informações, o que facilita a aprendizagem em uma realidade tão complexa como a do mundo contemporâneo.
III–As novas possibilidades de entretenimento e de edu- cação produziram o surgimento de diferentes novas agências educadoras, o que gerou mudanças na educação escolar e fez do ambiente de trabalho um contexto de formação permanente.
IV–As novas tecnologias exercem um papel de media- ção e de tradução da realidade social, tornando a informação um bem econômico ou uma mercadoria fundamental para a ampliação do poder e da competitividade no mundo globalizado.
São corretas as afirmações
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...