Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Esteban (2003, p.16), “a classificação das respostas em acertos e erros, ou satisfatórias e insatisfatórias, ou outras expressões do gênero, se fundamenta nessa concepção de que saber e não saber são excludentes e na perspectiva de substituição da heterogeneidade real por uma homogeneidade idealizada.”Antagonicamente a esta ideia, pode-se afirmar que, em relação ao ERRO, a avaliação:

  • A.

    funciona como instrumento de controle e de limitação das ações dos alunos e professores no contexto escolar.

  • B.

    é uma prática de exclusão na medida que seleciona o que pode e deve ser aceito na escola.

  • C.

    revela o que a criança “sabe”, colocando esse saber numa perspectiva processual, indicando o que ela “ainda não sabe”.

  • D.

    é uma prática que dificulta a expressão dos múltiplos saberes, negando a diversidade e valorizando a “semelhança e o acerto”.

  • E.

    reforça a caracterização da ausência de conhecimento, a deficiência, a impossibilidade, a falta.

Libâneo (2008, p.153) chama atenção para o fato de que o projeto pedagógico curricular não pode ser confundido com a organização escolar e também não substitui a gestão. São duas coisas diferentes. Dentro deste princípio, marque a afirmativa que melhor condiz com a ideia.

  • A.

    A gestão põe em prática o processo organizacional para atender os interesses do corpo docente e da Direção.

  • B.

    Oprojeto é um instrumento da gestão e dá direção política e pedagógica ao trabalho escolar.

  • C.

    A gestão dá direção política e pedagógica para o trabalho escolar, independente do projeto pedagógico.

  • D.

    A gestão não põe em prática o processo organizacional, isto é função do projeto pedagógico.

  • E.

    A gestão é um instrumento do projeto e institui procedimentos e instrumentos de ação para a escola.

Julgue o item abaixo, referente à educação no contexto da modernidade.

Na sociedade contemporânea, a inserção da escola no contexto da modernidade implica, entre outros desafios, o exercício habitual da democracia como prática, o desenvolvimento de conteúdos relacionados à realidade cotidiana dos alunos e o envolvimento da comunidade em suas atividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

O projeto político-pedagógico das instituições de ensino é um documento que apresenta a identidade, os propósitos e as atividades, dentre outros aspectos, de cada estabelecimento. A esse respeito, analise as afirmações que se seguem.

I-Equipe diretiva, especialistas, professores, funcio- nários e alunos devem estar envolvidos na atividade conjunta de elaboração e realização do projeto, visando fundamentalmente a uma gestão eficiente da instituição de ensino, conforme o princípio da ges- tão democrática presente na Constituição de 1988.

II-De acordo com o que é expresso na Lei de Diretrizes e Bases vigente, o projeto deve resultar de práticas participativas, exigência ligada à própria natu- reza da ação pedagógica.

III-A organização escolar, o sistema de gestão e a tomada de decisões carregam uma dimensão educativa, o que significa dizer que a formulação do projeto político-pedagógico é, também, prática educativa e manifestação do caráter formador da instituição.

IV-A inclusão do termo político para designar o projeto indica que o documento deve ter um caráter partidário, por estar intimamente articulado ao compromisso socio-político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária.

São corretas APENAS as afirmações

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, III e IV.

O ensino fundamental obrigatório, com duração de nove anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos seis anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O ensino fundamental será exclusivamente presencial, não sendo o ensino a distância utilizado na educação fundamental.

  • B.

    É obrigatório aos sistemas de ensino desdobrar o ensino fundamental em ciclos.

  • C.

    O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

  • D.

    Os estabelecimentos de ensino deverão adotar o regime de progressão continuada, sem prejuízo da avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

  • E.

    O currículo do ensino fundamental não incluirá conteúdo que trate dos direitos das crianças e dos adolescentes.

A Pedagogia Social apresenta-se, nos diferentes autores, como uma ciência que propicia a criação de conhecimentos, como uma disciplina que possibilita sistematização, reorganização e transmissão de conhecimentos e como uma profissão com dimensão prática, com ações orientadas e intencionais. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nos países da América Latina, entre os quais o Brasil, a Pedagogia Social é praticamente desconhecida, se vista como abordagem teórica e qualificação profissional regular, por isso não se faz presente em intervenções de diferentes naturezas.

  • B.

    As intervenções socioeducacionais estão presentes em diferentes espaços formais e não formais da educação, mas a expansão e a consolidação da Pedagogia Social ocorre exclusivamente na educação formal.

  • C.

    O objeto formal da Pedagogia Social é a intervenção na realidade, como ciência normativa, comprometida com o fazer. Apropria-se da análise de indivíduos e da sociedade desenvolvida por outras áreas. Necessita, portanto, de outras ciências que lhe deem suporte à ação.

  • D.

    Entende-se por pedagogia social as intervenções não formais que estiveram relacionadas a projetos de educação popular desarticulados ou a projetos exclusivamente assistencialistas.

  • E.

    São excluídos dos programas da Pedagogia Social as questões ecológicas, ambientais do trânsito, da terceira idade, das minorias (os sem-terra, os índios, a mulher, os negros, os presos, os hospitalizados) e a questão cultural, entre outras.

Entre as diversas classificações existentes quanto às tendências pedagógicas, destaca-se a de Cipriano Carlos Luckesi, que as divide em dois grupos: liberal e progressista. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

I A pedagogia liberal é composta exclusivamente pela pedagogia tradicional e pela tecnicista.

II A pedagogia progressivista é parte da progressista.

III A pedagogia crítico-social dos conteúdos é uma pedagogia liberal.

IV A pedagogia tradicional é um tipo de pedagogia liberal.

V Pedagogia libertária é um dos componentes da progressista.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

No contexto escolar, o termo que corresponde ao conceito mencionado no texto acima é

  • A.

    intimidação gratuita.

  • B.

    inadaptação.

  • C.

    behaviorismo.

  • D.

    acomodação.

  • E.

    bullying.

Embora a educação a distância seja uma modalidade que permite ao educando uma grande autonomia de estudo, ela não exclui a necessidade de momentos presenciais, previs- tos em lei. Nessa perspectiva, analise as afirmações a seguir.

I–A avaliação dos estudantes para efeito de promo- ção deve ser feita tanto a distância quanto presencialmente.

II–A defesa de trabalhos de conclusão de curso, quan- do previstos na legislação pertinente, deve ser feita no modo presencial.

III–As atividades que demandam o uso de laboratórios de ensino, quando for o caso, necessitam ser desenvolvidas presencialmente.

IV–Os estágios obrigatórios adquirem caráter faculta- tivo na modalidade a distância, por causa do uso de estratégias de estágio favorecidas pelas novas tecnologias.

É(São) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

  • A.

    I.

  • B.

    IV.

  • C.

    I e III.

  • D.

    II e III.

  • E.

    II e IV.

As transformações da sociedade contemporânea vêm produzindo mudanças no campo da educação, em função da revolução informacional. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I–Observa-se o surgimento de uma nova linguagem comunicacional, envolvendo termos como realidade virtual, ciberespaço, hipermídia, bem como a exten- são dessa linguagem a várias esferas da vida cotidia- na, na expressão de sentimentos e situações de vida.

II–As tecnologias informacionais permitem uma dimi- nuição do acúmulo de informações, o que facilita a aprendizagem em uma realidade tão complexa como a do mundo contemporâneo.

III–As novas possibilidades de entretenimento e de edu- cação produziram o surgimento de diferentes novas agências educadoras, o que gerou mudanças na educação escolar e fez do ambiente de trabalho um contexto de formação permanente.

IV–As novas tecnologias exercem um papel de media- ção e de tradução da realidade social, tornando a informação um bem econômico ou uma mercadoria fundamental para a ampliação do poder e da competitividade no mundo globalizado.

São corretas as afirmações

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...