Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
I
II
III
I e II
I e III
I
II
III
I e II
I e III
Considere as afirmações abaixo.
I. Costuma-se, de forma simplificadora dividir as teorias educacionais em dois grandes grupos: as tradicionais e as progressistas. II. O principal objetivo da filosofia da educação é propor um sistema educacional eficiente, capaz de fazer com que os alunos aprendam as ideias dos principais filósofos. III. A educação é uma atividade isenta de ideologia, pois concentra-se na transmissão dos conhecimentos consagrados. Está correto o que se afirma somente emI
II
III
I e II
I e III
Leia o trecho de Todos juntos, do musical infantil Os saltimbancos (1977), versão de Chico Buarque:
Dentre os fatores favoráveis à utilização da energia nuclear, apesar dos perigos que ela apresenta, está
a tecnologia das usinas, que não dependem de fontes de energia e água para funcionar.
o baixo impacto ambiental da implantação das usinas, que não geram gases responsáveis pelo efeito estufa.
a ação dos órgãos internacionais, que proíbem a instalação de usinas em áreas sujeitas a desastres naturais.
a produção de poucos resíduos, que não exigem tratamento especial para sua deposição final.
a necessidade de poucos controles, pois as usinas são construídas em locais fechados e distantes de áreas povoadas.
Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 5 a 7.
A Proposta Pedagógica representa a identidade da escola. Trata-se de um documento oficial em que estão registrados todos os procedimentos, recursos e metas da escola. Segundo o que está prescrito legalmente, esse documento orienta todas as ações da escola e é a base para a realização dos ajustes necessários. Mesmo considerando que a Proposta Pedagógica pode ser organizada de formas diferentes, é essencial constar dela os fundamentos legais que dão amparo para as suas ações, os planos anuais de ensino para todas as disciplinas e anos/séries e a avaliação da aprendizagem.
Em relação aos fundamentos legais, é correto afirmar que
a legislação não se aplica igualmente a todas as escolas.
as ações da escola são definidas pela equipe gestora.
as escolas estaduais são regidas pelas normas nacionais e estaduais.
o conhecimeto da legislação sobre a educação escolar é restrito à equipe gestora.
as mudanças na legislação não precisam ser incorporadas na Proposta Pedagógica.
A respeito das formas de ensino e de avaliação no âmbito da educação especial, julgue os itens subsecutivos.
O desempenho escolar deve ser avaliado, considerando-se os avanços de cada aluno em comparação consigo mesmo e não com os outros estudantes.
A respeito da Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência, julgue os itens de 112 a 114.
A expressão discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência significa toda e qualquer forma de desatenção às demandas educacionais de alunos com necessidades especiais, como a não criação de condições para o acesso e a permanência desses alunos na escola.
A respeito da Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência, julgue os itens de 112 a 114.
Entre as medidas convencionadas pelos Estados-partes, incluem-se as medidas para a eliminação de obstáculos arquitetônicos, de transporte e de comunicação existentes, com a finalidade de facilitar o acesso e uso pelas pessoas portadoras de deficiência.
A respeito da Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as Formas de Discriminação contra a Pessoa Portadora de Deficiência, julgue os itens de 112 a 114.
O termo deficiência expressa restrição física, mental ou sensorial, de caráter permanente ou transitório, limitadora da capacidade de exercer uma ou mais atividades essenciais da vida diária, causada ou agravada pelo ambiente econômico e social.
Qual o critério que devemos evitar ao iniciar um trabalho focado na concepção do agrupamento produtivo em sala de aula?
Mapear o que a turma já sabe, através da investigação do nível de conhecimento de toda a classe e de cada aluno individualmente.
Observar o desempenho de todos os alunos no processo com o objetivo de não alterar a formação inicial dos grupos.
Pensar previamente no conteúdo a ser ensinado e nos objetivos específicos da atividade.
Adequar as atividades de acordo com os níveis de aprendizagem: nem muito fáceis, nem muito complicadas.
Sondar o desempenho individual do aluno, analisando suas produções durante todo o processo da aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...