Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"Nas escolas inclusivas as pessoa se apóiam mutuamente e suas necessida-des específicas são atendidas por seus pares, sejam colegas de classe, de escola ou profissionais de áreas afins" (Mantoan, 2001).
É pretensão dessas escolas:
aumentar o número de matrículas das crianças com deficiência no ensino regular, pois isso significa caminhar na direção da inclusão.
superar todos os obstáculos que as impedem de avançar no sentido de garantir um ensino de qualidade.
aceitar que as razões pelas quais os alunos fracassam em algumas situa-ções escolares recaem única e inteiramente no que é inerente ao apren-diz.
perceber que a importância de somar talentos e reconhecer a comple-mentaridade de suas habilidades e vivências não contribui para melhorar os temas de estudo.
Os professores acreditam que a formação em serviço vai assegurar-lhes o preparo de que necessitam para ensinar todos os alunos e a concebem como mais um curso de extensão ou especialização com terminalidade e certificado que convalida a capacidade de efetivar a inclusão escolar.
Essa crença sustenta-se, porque os professores:
introjetaram o papel de praticantes e esperam que os formadores lhes ensinem o que é preciso fazer, transmitindo-lhes os conhecimentos como eles fazem com seus próprios alunos.
as inovações educacionais não abalam a identidade profissional e o lugar conquistado pelo professor no sistema de ensino.
reagem à metodologia da formação continuada porque ela é essencial-mente instrumental.
são concebidos como referência para o aluno como um mero instrutor sem enfatizar a importância de seu papel na construção do conhecimento, de atitudes e valores.
A noção de competência, para Perrenoud, é designada pela "capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situações."
Essa definição insiste nos seguintes aspectos, EXCETO:
As competências não são elas mesmas saberes, "savoir-faire" ou atitudes, mas mobilizam,integram e orquestram tais recursos.
Essa mobilização só é pertinente em situação, sendo cada situação sin-gular, mesmo que se possa tratá-la em analogia com outras, já encontra-das.
As competências profissionais constroem-se, em formação, mas também ao sabor da navegação diária de um professor, de uma situação de traba-lho à outra.
O exercício da competência não passa por operações mentais comple-xas, subentendidas por esquemas de pensamento que permitem determi-nar e realizar uma ação adaptada à situação.
O referencial escolhido por Perrenoud caracteriza-se por, EXCETO:
acentuar as competências julgadas prioritárias por serem coerentes com o novo papel do professor.
apreender o movimento da profissão, insistindo em 10 grandes famílias de competência.
garantir uma representação consensual, completa e estável de um ofício ou das competências que ele operacionaliza.
ser um referencial compatível com os eixos de renovação da escola.
Um Ensino Fundamental para todos, direito subjetivo, exige que os estabelecimentos de ensino:
eliminem as suas barreiras arquitetônicas e mantenham os seus currículos sem reorientá-los, pois, garantido o acesso, cabe aos alunos alcançar os objetivos da escola.
eliminem as suas barreiras arquitetônicas e adotem métodos e práticas de ensino adequadas às diferenças dos alunos, em geral, oferecendo alternativas que contemplem a diversidade.
desenvolvam um movimento de reorientação curricular, não havendo a necessidade de rever os aspectos de acessibilidade do prédio.
garantam a vaga e a matrícula para todos, sendo, responsabilidade da família e do aluno, a partir daí, construir sua permanência com sucesso.
tratem igualmente os iguais e os desiguais, todos são iguais perante a lei. Não será possível garantir um computador para um aluno tetraplégico se não for possível garantir o acesso aos computadores para todos os alunos.
O propósito de Perrenoud é falar de competências profissionais, privilegiando aquelas que emergem atualmente. No livro 10 Novas Competências para En-sinar, ele enfatiza:
as habilidades, mais evidentes, que permanecem atuais para dar aula.
as competências que representam mais um "horizonte" do que conheci-mento consolidado.
a proposição de uma síntese interessante para ser utilizada na escola e-lementar.
o emprego específico do referencial adotado para construção do ofício de professor.
A inclusão escolar é uma inovação educacional, propõe a abertura das escolas às diferenças. Assinale a alternativa que aponta as medidas includentes tomadas pela escola cidadã.
Admite todos os alunos, desenvolve uma aprendizagem cooperativa e desenvolve currículos baseados em saberes abertos e com base sócio-cultural
Admite alguns alunos, rotula-os, desenvolve o primado da instrução.
Desenvolve apoio à parte e, para alguns, desenvolve currículos baseados em saberes fechados.
Atende os alunos com deficiência, em espaços escolares semi ou totalmente segregados (classes especiais).
Coloca o ensino com o centro da escola, apesar de suprimir o caráter classificatório da avaliação.
O ensino certamente persegue objetivos, mas não de maneira mecânica e obsessiva. Eles intervêm em três estágios.
I. do planejamento didático para identificar os objetivos trabalhados nas si-tuações em questão de modo a escolhê-los e dirigi-los com conhecimento de causa.
II. da análise "a posteriori" das situações e atividades, quando se trata de delimitar o que se desenvolveu realmente e de modificar a seqüência das atividades propostas.
III. da avaliação quando se trata de controlar os conhecimentos adquiridos pelos alunos.
IV. da definição de objetivos muito precisos, imediatamente testados com vistas a uma remediação imediata.
São CORRETAS as afirmativas:
I, II e IV
I e III apenas
I, II e III
I e IV apenas
A "educação para todos", numa escola capaz de ensinar todos, sem exclusões, ainda não é realidade para a maioria das crianças, adolescentes, e jovens negros. Há situações expressas nos livros didáticos e surgidas em sala de aula que explicitam a discriminação no espaço escolar. A Constituição de 1988 determina a igualdade perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...) e determina que a prática do racismo constitui:
crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei,
crime fiançável e suscetível de graça ou anistia.
crime inafiançável e hediondo, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.
ato de segregação moral e humano.
ato imoral e desumano.
A escola, para a maioria das crianças brasileiras, é a instituição que vai lhes proporcionar meios de se desenvolver e de se tornar um cidadão, alguém com identidade social e cultural. Assinale a afirmativa CORRETA.
Melhorar as condições da escola é formar gerações mais preparadas para viver na sua plenitude, livremente, sem preconceitos e barreiras.
A inclusão remete a escola a questões de estrutura e de funcionamento sem subverter seus paradigmas.
Podemos contemporizar soluções sem que tenhamos de pagar preço alto com respeito a uma vida escolar marginalizada.
Verificamos que não há contestação ao movimento inclusivo na escola pelo caráter ameaçador de qualquer mudança.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...