Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"Nas escolas inclusivas as pessoa se apóiam mutuamente e suas necessida-des específicas são atendidas por seus pares, sejam colegas de classe, de escola ou profissionais de áreas afins" (Mantoan, 2001).

É pretensão dessas escolas:

  • A.

    aumentar o número de matrículas das crianças com deficiência no ensino regular, pois isso significa caminhar na direção da inclusão.

  • B.

    superar todos os obstáculos que as impedem de avançar no sentido de garantir um ensino de qualidade.

  • C.

    aceitar que as razões pelas quais os alunos fracassam em algumas situa-ções escolares recaem única e inteiramente no que é inerente ao apren-diz.

  • D.

    perceber que a importância de somar talentos e reconhecer a comple-mentaridade de suas habilidades e vivências não contribui para melhorar os temas de estudo.

Os professores acreditam que a formação em serviço vai assegurar-lhes o preparo de que necessitam para ensinar todos os alunos e a concebem como mais um curso de extensão ou especialização com terminalidade e certificado que convalida a capacidade de efetivar a inclusão escolar.

Essa crença sustenta-se, porque os professores:

  • A.

    introjetaram o papel de praticantes e esperam que os formadores lhes ensinem o que é preciso fazer, transmitindo-lhes os conhecimentos como eles fazem com seus próprios alunos.

  • B.

    as inovações educacionais não abalam a identidade profissional e o lugar conquistado pelo professor no sistema de ensino.

  • C.

    reagem à metodologia da formação continuada porque ela é essencial-mente instrumental.

  • D.

    são concebidos como referência para o aluno como um mero instrutor sem enfatizar a importância de seu papel na construção do conhecimento, de atitudes e valores.

A noção de competência, para Perrenoud, é designada pela "capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situações."

Essa definição insiste nos seguintes aspectos, EXCETO:

  • A.

    As competências não são elas mesmas saberes, "savoir-faire" ou atitudes, mas mobilizam,integram e orquestram tais recursos.

  • B.

    Essa mobilização só é pertinente em situação, sendo cada situação sin-gular, mesmo que se possa tratá-la em analogia com outras, já encontra-das.

  • C.

    As competências profissionais constroem-se, em formação, mas também ao sabor da navegação diária de um professor, de uma situação de traba-lho à outra.

  • D.

    O exercício da competência não passa por operações mentais comple-xas, subentendidas por esquemas de pensamento que permitem determi-nar e realizar uma ação adaptada à situação.

O referencial escolhido por Perrenoud caracteriza-se por, EXCETO:

  • A.

    acentuar as competências julgadas prioritárias por serem coerentes com o novo papel do professor.

  • B.

    apreender o movimento da profissão, insistindo em 10 grandes famílias de competência.

  • C.

    garantir uma representação consensual, completa e estável de um ofício ou das competências que ele operacionaliza.

  • D.

    ser um referencial compatível com os eixos de renovação da escola.

Um Ensino Fundamental para todos, direito subjetivo, exige que os estabelecimentos de ensino:

  • A.

    eliminem as suas barreiras arquitetônicas e mantenham os seus currículos sem reorientá-los, pois, garantido o acesso, cabe aos alunos alcançar os objetivos da escola.

  • B.

    eliminem as suas barreiras arquitetônicas e adotem métodos e práticas de ensino adequadas às diferenças dos alunos, em geral, oferecendo alternativas que contemplem a diversidade.

  • C.

    desenvolvam um movimento de reorientação curricular, não havendo a necessidade de rever os aspectos de acessibilidade do prédio.

  • D.

    garantam a vaga e a matrícula para todos, sendo, responsabilidade da família e do aluno, a partir daí, construir sua permanência com sucesso.

  • E.

    tratem igualmente os iguais e os desiguais, todos são iguais perante a lei. Não será possível garantir um computador para um aluno tetraplégico se não for possível garantir o acesso aos computadores para todos os alunos.

O propósito de Perrenoud é falar de competências profissionais, privilegiando aquelas que emergem atualmente. No livro 10 Novas Competências para En-sinar, ele enfatiza:

  • A.

    as habilidades, mais evidentes, que permanecem atuais para dar aula.

  • B.

    as competências que representam mais um "horizonte" do que conheci-mento consolidado.

  • C.

    a proposição de uma síntese interessante para ser utilizada na escola e-lementar.

  • D.

    o emprego específico do referencial adotado para construção do ofício de professor.

A inclusão escolar é uma inovação educacional, propõe a abertura das escolas às diferenças. Assinale a alternativa que aponta as medidas includentes tomadas pela escola cidadã.

  • A.

    Admite todos os alunos, desenvolve uma aprendizagem cooperativa e desenvolve currículos baseados em saberes abertos e com base sócio-cultural

  • B.

    Admite alguns alunos, rotula-os, desenvolve o primado da instrução.

  • C.

    Desenvolve apoio à parte e, para alguns, desenvolve currículos baseados em saberes fechados.

  • D.

    Atende os alunos com deficiência, em espaços escolares semi ou totalmente segregados (classes especiais).

  • E.

    Coloca o ensino com o centro da escola, apesar de suprimir o caráter classificatório da avaliação.

O ensino certamente persegue objetivos, mas não de maneira mecânica e obsessiva. Eles intervêm em três estágios.

I. do planejamento didático para identificar os objetivos trabalhados nas si-tuações em questão de modo a escolhê-los e dirigi-los com conhecimento de causa.

II. da análise "a posteriori" das situações e atividades, quando se trata de delimitar o que se desenvolveu realmente e de modificar a seqüência das atividades propostas.

III. da avaliação quando se trata de controlar os conhecimentos adquiridos pelos alunos.

IV. da definição de objetivos muito precisos, imediatamente testados com vistas a uma remediação imediata.

São CORRETAS as afirmativas:

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    I e III apenas

  • C.

    I, II e III

  • D.

    I e IV apenas

A "educação para todos", numa escola capaz de ensinar todos, sem exclusões, ainda não é realidade para a maioria das crianças, adolescentes, e jovens negros. Há situações expressas nos livros didáticos e surgidas em sala de aula que explicitam a discriminação no espaço escolar. A Constituição de 1988 determina a igualdade perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...) e determina que a prática do racismo constitui:

  • A.

    crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei,

  • B.

    crime fiançável e suscetível de graça ou anistia.

  • C.

    crime inafiançável e hediondo, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

  • D.

    ato de segregação moral e humano.

  • E.

    ato imoral e desumano.

A escola, para a maioria das crianças brasileiras, é a instituição que vai lhes proporcionar meios de se desenvolver e de se tornar um cidadão, alguém com identidade social e cultural. Assinale a afirmativa CORRETA.

  • A.

    Melhorar as condições da escola é formar gerações mais preparadas para viver na sua plenitude, livremente, sem preconceitos e barreiras.

  • B.

    A inclusão remete a escola a questões de estrutura e de funcionamento sem subverter seus paradigmas.

  • C.

    Podemos contemporizar soluções sem que tenhamos de pagar preço alto com respeito a uma vida escolar marginalizada.

  • D.

    Verificamos que não há contestação ao movimento inclusivo na escola pelo caráter ameaçador de qualquer mudança.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...