Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Hoje, algumas escolas organizam o currículo por projetos e pela atividade do-cente de maneira diversificada, em que os alunos se agrupam a partir dos te-mas ou problemas que vão pesquisar, e não por questões de nível ou idade. Isso requer da escola, EXCETO:
planejar o tempo em termos de período de trabalho.
romper com a organização em grupos de nível ou idade.
construir o conhecimento pelo diálogo pedagógico, de debates, ações e intercâmbios no espaço escolar.
manter um professor como fonte única para ampliar o horizonte de co-nhecimento.
"A finalidade da organização dos conhecimentos em experiências substanti-vas de aprendizagem num currículo integrado é interpretar os conhecimentos que se encontram nessas experiências" ( Hernandez, 1998).
Nesse sentido interpretar NÃO significa:
interessar-se pelas diferentes versões dos fenômenos, por suas origens e pela busca das forças que criaram as interpretações.
reconhecer a complexidade dos aprendizes e das situações de aprendi-zagem.
interessar-se pelos vestígios da existência do fenômeno.
interpretar é decifrar. Significa decompor um objeto em seu processo pro-dutivo, descobrir sua coerência.
"Os projetos de trabalho constituem um planejamento de ensino e aprendiza-gem vinculados a uma concepção da escolaridade em que se dá importância não só à aquisição de estratégias cognitivas de ordem superior, mas também ao papel do estudante como responsável por sua própria aprendizagem" (Hernandez, 1998).
É consensual que um projeto de trabalho se caracteriza por:
I. Ser uma concepção de educação e escola que leva em conta a abertura para os conhecimentos e problemas que circulam fora da sala de aula e que vão além do currículo básico.
II. Ser um planejamento motivador para o aluno, pois este se sente envolvi-do no processo de aprendizagem.
III. Favorecer a autodireção do aluno a partir de atividades como o plano de trabalho individual, o planejamento semanal ou quinzenal do que aconte-ce na sala de aula.
IV. Ter o professor o papel de controlador da relação dos alunos com o co-nhecimento, processo no qual também o docente atua como aprendiz.
São itens CORRETOS:
I, II e IV
II III e IV
I, II e III
I, III e IV
O ser humano realiza aprendizagens de natureza diversa durante toda sua vida.
Essas aprendizagens estão ligadas, EXCETO:
à sua sobrevivência humana e à da espécie.
ao desenvolvimento dos sistemas simbólicos.
ao desenvolvimento, na adolescência, dos sistemas simbólicos e expres-sivos que estão na base de aprendizagem posteriores.
ao desenvolvimento de todo o sistema, ao qual corresponde um substrato orgânico, mas cuja identificação é função da vida social e da cultura.
O desenvolvimento do ser humano prossegue pela contínua transformação resultante de sua interação com o meio, portanto:
a experiência escolar não se insere em um processo de desenvolvimento do sujeito que se iniciou antes de sua entrada na instituição.
a experiência anterior à escola é relevante para o desenvolvimento de todo educando independentemente de sua idade.
a escola é um espaço independente de socialização e aprendizagem.
a experiência acumulada trazida para a escola exerce pouca influência na inserção do aluno no contexto escolar.
Pela antropologia sabe-se que todo ser humano constrói conhecimento atra-vés do domínio de práticas culturais existentes em seu meio.
Esse tipo de aprendizagem está corretamente caracterizado na opção:
por obedecer a certas leis gerais.
tempo e espaço determinam as formas e qualidades da aprendizagem.
em utilizar estratégias como a imitação e observação.
as ações de imitação e observação são apenas motoras.
"Na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática" (Paulo Freire). Nesse sentido, podemos afirmar que:
I. Pensar criticamente a prática de hoje e de ontem para melhorar a próxima prática.
II. O saber da prática espontânea não produz o saber ingênuo a que falta a rigorosidade metódica.
III. O próprio discurso teórico, necessário à reflexão crítica, tem de ser de tal modo concreto que quase se confunda com a prática.
São afirmações CORRETAS:
I, II e III
II e III apenas
I e II apenas
I e III apenas
Nesse novo milênio, há uma expectativa da sociedade brasileira para que a educação, EXCETO:
posicione-se na linha de frente da luta contra as exclusões.
comprometa-se com a promoção de todos os brasileiros, voltando-se à construção da cidadania como prática efetiva.
organize-se para oferecer uma educação de qualidade, que garanta as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críti-cos e participativos.
preocupe-se em tornar os brasileiros capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade para atender especificamente suas neces-sidades individuais.
Os PCNs tanto nos objetivos educacionais, quanto na conceituação das áreas de ensino e dos temas da vida social que devem atravessá-las, busca apontar caminhos para enfrentar os problemas do ensino no Brasil, adotando como eixo:
o estabelecimento de critérios de avaliação das aprendizagens fundamen-tais a serem realizadas em cada ciclo que se constituem em indicadores para a reorganização do processo ensino e aprendizagem.
a criação de condições nas escolas para que se discutam formas de ga-rantir a toda criança ou jovem brasileiro o acesso ao conjunto de conhe-cimentos socialmente elaborados.
o desenvolvimento de capacidades do aluno, processo em que os conte-údos curriculares atuam não como fim em si mesmos, mas como meios para a aquisição e desenvolvimento de capacidades.
orientação e garantia da coerência das políticas de melhor qualidade de ensino, socializando discussões, pesquisas e recomendações, subsidian-do a participação de técnicos e professores brasileiros.
Em relação à aprendizagem, a escola de qualidade deve reconhecer que:
a aprendizagem é uma atividade psicológica que revela as peculiaridades de cada aprendiz ao se adaptar à diversidade dos objetos de conheci-mento.
transformar o meio escolar em ambiente acolhedor é respeitar os cami-nhos da descoberta.
deformar um conhecimento por não ter chegado à sua forma real não é incompetência intelectual.
aceitar as mais diversas interpretações de um mesmo conhecimento di-minui as oportunidades de reduzirmos a nossa aprendizagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...