Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Historicamente, as diferentes concepções sobre o desenvolvimento humano têm influenciado as práticas educativas. Algumas dessas concepções afirmam:

I - O desenvolvimento humano é determinado por fatores genéticos. Suas potencialidades são inatas e previamente definidas pelo código genético.

II - A criança nasce sem que nada esteja determinado biologicamente. É o meio ambiente em que você vive que irá moldá-la.

III- Tanto os fatores biológicos como os ambientais são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e não podem ser dissociados.

Assinale a alternativa correta, que identifica respectivamente cada uma destas concepções:

  • A.

    I - inatista, II - ambientalista e III - interacionista;

  • B.

    I - inatista, II - interacionista e III - ambientalista;

  • C.

    I - construtivista, II - sócio-interacionista e III - ambientalista;

  • D.

    I - ambientalista, II - inatista e III - interacionista;

  • E.

    I - interacionista, II - inatista e III - sócio-interacionista.

O que envolve educar a criança e o adolescente para a cidadania, ou seja, educar o aluno enquanto cidadão?

  • A.

    Construir, conjuntamente com o aluno regras de comportamento e ajudá-lo a aprender certas formas de organização da cultura; por exemplo, as regras para a ocupação do espaço e as normas para uso e garantias de materiais.

  • B.

    A formação de atitudes violentas na solução de conflitos, por exemplo, afirmar "se ele bater você, você pode bater nele".

  • C.

    Garantir ao aluno a possibilidade de não expressar sentimentos, idéias, costumes e preferências, sendo acertada a idéia do seu professor, como a única verdadeira e válida.

  • D.

    Desenvolver atitudes de piedade para com as pessoas, vendo-se como um "abençoado" diante das dificuldades dos outros.

  • E.

    Negar ao aluno o direito à brincadeira ou ao lúdico, o direito à atenção individual, afinal a escola é o lugar para se ensinar a todos, ao mesmo tempo e no mesmo ritmo.

Mônica Abranches, no livro Colegiado Escolar, afirma que participar da gestão da escola significa:

  • A.

    As ações de ajuda, materiais e humanas, que os pais ou a comunidade oferecem à escola.

  • B.

    Mais do que a integração entre a escola e a comunidade, é preciso entender essa presença como um mecanismo de participação política, e como uma possibilidade real de decisão.

  • C.

    Uma escola voltada somente para a sua clientela, para os seus alunos.

  • D.

    Total ruptura com uma ordenação em que prevalecem as relações hierárquicas de mando e submissão, em particular nas escolas que já implantaram as estruturas participativas.

  • E.

    Enganação, pois os Conselhos de escola são manipulados pelos diretores.

"Somente resta à escola uma solução: lembrar e fazer lembrar em alto e bom tom, a seus alunos e à sociedade como um todo, que sua finalidade principal é a preparação para o exercício da cidadania" (Yves de La Taille – A indisciplina e o sentimento de vergonha) E para ser cidadão, é necessário:

  • A.

    reinar na mídia, orgulhar-se pelo fato de não saber algo, pois a sociedade atual não reverencia o estudo e a instrução.

  • B.

    ter sucesso e dinheiro, que não são mais conseguidos pelos anos vividos nos templos do saber.

  • C.

    ter sólidos conhecimentos, memória, respeito pelo espaço público, normas de relações interpessoais e diálogo franco entre olhares éticos.

  • D.

    ter respeito ao esforço privado e íntimo, desprezo pela opinião pública.

  • E.

    valorizar a intimidade, liberdade individual em detrimento à social, pois hoje há um declínio do homem público.

O professor dentro da sala de aula não deveria se sentir solitário em seus esforços, mas ser animado por um sentido de co-participação com todos os outros que estão nas salas de aulas e na escola criando condições para que haja um compartilhamento daquilo que é a civilização humana. Construir este coletivo, com participação e envolvimento de todos faz parte de um processo formativo que se centre:

  • A.

    nos objetivos operacionais detalhadamente definidos, com ênfase na instrução;

  • B.

    nos conteúdos a transmitir;

  • C.

    no currículo já estabelecido;

  • D.

    nas tecnologias, pois essas ampliam as possibilidades humanas;

  • E.

    na dimensão do humano e não nas tecnologias. Não se deve desprezar as tecnologias que ampliam as possibilidades humanas, mas não se pode se sujeitar a elas.

A partir do poema acima, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    A unidade do eterno e do novo, aparentemente impossível, realiza-se pelos e para os humanos na arte.

  • B.

    Sob os efeitos da massificação cultural e industrial a arte deixa de ser expressiva, para tornar-se evento de consumo; deixa de ser experimentação do novo, para tornar-se moda efêmera.

  • C.

    Na arte, o artista busca somente desenvolver suas habilidades técnicas, aperfeiçoar suas obras artísticas, dar ao seu trabalho um alto grau de beleza estética.

  • D.

    "A arte é advento (um vir a ser do que nunca antes existiu), como promessa infinita de acontecimentos(as obras dos artistas)". Esta idéia de Merleau-Ponty manisfesta sentimentos semelhantes ao poema de Fernando Pessoa.

  • E.

    O artista busca o mundo em estado nascente; como busca, simultaneamente, o mundo em sua perenidade.

A famosa obra de Picasso "Garçon à la Pipe" foi leiloada em qual cidade?

  • A.

    São Paulo

  • B.

    Madri

  • C.

    Paris

  • D.

    Nova York

  • E.

    Londres

Leia as proposições sobre a arte e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    V F V V

  • B.

    V V V F

  • C.

    V V F V

  • D.

    V V V V

  • E.

    V F F V

Na sociedade contemporânea fala-se e escreve-se muito sobre sexo e quase nada sobre o amor. Talvez o falar muito sobre o sexo seja uma tentativa de camuflar a impessoalidade das relações humanas. No sentido de uma reflexão sobre esta questão é INCORRETO afirmar:

  • A.

    O mito de Narciso ilustra de maneira exemplar o amor egocêntrico do homem por si mesmo. Este mito se refere apenas à realidade dos homens na Grécia antiga e no Império Romano.

  • B.

    Para Platão, Eros é a força que engendra a filosofia. O chamado amor platônico expressa a atividade da vontade e da razão de busca não por determinado indivíduo, mas de busca da pura contemplação das idéias.

  • C.

    De acordo com a idéia de Alteridade, uma relação de amor deve trazer consigo o reconhecimento da individualidade do outro, haverá reciprocidade e não exploração, ocorrerá uma preocupação com o crescimento da pessoa como ela é.

  • D.

    Falar de amor no mundo contemporâneo talvez seja dizer que, entre as pessoas acontecem ligações que se tornam empobrecidas, quando as convenções e a superficialidade dos contatos estabelecem relações impessoais e impedem o autêntico encontro.

  • E.

    O amor imaturo é exclusivista, possessivo, egoísta, dominador; gera um ciúme exarcebado, que é o desejo de domínio integral do outro.

Analise as proposições sobre a questão ética atual.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Apenas as proposições I e III estão corretas.

  • B.

    Apenas a proposição III está correta.

  • C.

    Apenas as proposições I e II estão corretas.

  • D.

    Apenas a proposição I está correta.

  • E.

    Todas as proposições estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...