Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Historicamente, as diferentes concepções sobre o desenvolvimento humano têm influenciado as práticas educativas. Algumas dessas concepções afirmam:
I - O desenvolvimento humano é determinado por fatores genéticos. Suas potencialidades são inatas e previamente definidas pelo código genético.
II - A criança nasce sem que nada esteja determinado biologicamente. É o meio ambiente em que você vive que irá moldá-la.
III- Tanto os fatores biológicos como os ambientais são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano e não podem ser dissociados.
Assinale a alternativa correta, que identifica respectivamente cada uma destas concepções:
I - inatista, II - ambientalista e III - interacionista;
I - inatista, II - interacionista e III - ambientalista;
I - construtivista, II - sócio-interacionista e III - ambientalista;
I - ambientalista, II - inatista e III - interacionista;
I - interacionista, II - inatista e III - sócio-interacionista.
O que envolve educar a criança e o adolescente para a cidadania, ou seja, educar o aluno enquanto cidadão?
Construir, conjuntamente com o aluno regras de comportamento e ajudá-lo a aprender certas formas de organização da cultura; por exemplo, as regras para a ocupação do espaço e as normas para uso e garantias de materiais.
A formação de atitudes violentas na solução de conflitos, por exemplo, afirmar "se ele bater você, você pode bater nele".
Garantir ao aluno a possibilidade de não expressar sentimentos, idéias, costumes e preferências, sendo acertada a idéia do seu professor, como a única verdadeira e válida.
Desenvolver atitudes de piedade para com as pessoas, vendo-se como um "abençoado" diante das dificuldades dos outros.
Negar ao aluno o direito à brincadeira ou ao lúdico, o direito à atenção individual, afinal a escola é o lugar para se ensinar a todos, ao mesmo tempo e no mesmo ritmo.
Mônica Abranches, no livro Colegiado Escolar, afirma que participar da gestão da escola significa:
As ações de ajuda, materiais e humanas, que os pais ou a comunidade oferecem à escola.
Mais do que a integração entre a escola e a comunidade, é preciso entender essa presença como um mecanismo de participação política, e como uma possibilidade real de decisão.
Uma escola voltada somente para a sua clientela, para os seus alunos.
Total ruptura com uma ordenação em que prevalecem as relações hierárquicas de mando e submissão, em particular nas escolas que já implantaram as estruturas participativas.
Enganação, pois os Conselhos de escola são manipulados pelos diretores.
"Somente resta à escola uma solução: lembrar e fazer lembrar em alto e bom tom, a seus alunos e à sociedade como um todo, que sua finalidade principal é a preparação para o exercício da cidadania" (Yves de La Taille – A indisciplina e o sentimento de vergonha) E para ser cidadão, é necessário:
reinar na mídia, orgulhar-se pelo fato de não saber algo, pois a sociedade atual não reverencia o estudo e a instrução.
ter sucesso e dinheiro, que não são mais conseguidos pelos anos vividos nos templos do saber.
ter sólidos conhecimentos, memória, respeito pelo espaço público, normas de relações interpessoais e diálogo franco entre olhares éticos.
ter respeito ao esforço privado e íntimo, desprezo pela opinião pública.
valorizar a intimidade, liberdade individual em detrimento à social, pois hoje há um declínio do homem público.
O professor dentro da sala de aula não deveria se sentir solitário em seus esforços, mas ser animado por um sentido de co-participação com todos os outros que estão nas salas de aulas e na escola criando condições para que haja um compartilhamento daquilo que é a civilização humana. Construir este coletivo, com participação e envolvimento de todos faz parte de um processo formativo que se centre:
nos objetivos operacionais detalhadamente definidos, com ênfase na instrução;
nos conteúdos a transmitir;
no currículo já estabelecido;
nas tecnologias, pois essas ampliam as possibilidades humanas;
na dimensão do humano e não nas tecnologias. Não se deve desprezar as tecnologias que ampliam as possibilidades humanas, mas não se pode se sujeitar a elas.
A partir do poema acima, assinale a alternativa INCORRETA:
A unidade do eterno e do novo, aparentemente impossível, realiza-se pelos e para os humanos na arte.
Sob os efeitos da massificação cultural e industrial a arte deixa de ser expressiva, para tornar-se evento de consumo; deixa de ser experimentação do novo, para tornar-se moda efêmera.
Na arte, o artista busca somente desenvolver suas habilidades técnicas, aperfeiçoar suas obras artísticas, dar ao seu trabalho um alto grau de beleza estética.
"A arte é advento (um vir a ser do que nunca antes existiu), como promessa infinita de acontecimentos(as obras dos artistas)". Esta idéia de Merleau-Ponty manisfesta sentimentos semelhantes ao poema de Fernando Pessoa.
O artista busca o mundo em estado nascente; como busca, simultaneamente, o mundo em sua perenidade.
A famosa obra de Picasso "Garçon à la Pipe" foi leiloada em qual cidade?
São Paulo
Madri
Paris
Nova York
Londres
Leia as proposições sobre a arte e marque V para as verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa correta:V F V V
V V V F
V V F V
V V V V
V F F V
Na sociedade contemporânea fala-se e escreve-se muito sobre sexo e quase nada sobre o amor. Talvez o falar muito sobre o sexo seja uma tentativa de camuflar a impessoalidade das relações humanas. No sentido de uma reflexão sobre esta questão é INCORRETO afirmar:
O mito de Narciso ilustra de maneira exemplar o amor egocêntrico do homem por si mesmo. Este mito se refere apenas à realidade dos homens na Grécia antiga e no Império Romano.
Para Platão, Eros é a força que engendra a filosofia. O chamado amor platônico expressa a atividade da vontade e da razão de busca não por determinado indivíduo, mas de busca da pura contemplação das idéias.
De acordo com a idéia de Alteridade, uma relação de amor deve trazer consigo o reconhecimento da individualidade do outro, haverá reciprocidade e não exploração, ocorrerá uma preocupação com o crescimento da pessoa como ela é.
Falar de amor no mundo contemporâneo talvez seja dizer que, entre as pessoas acontecem ligações que se tornam empobrecidas, quando as convenções e a superficialidade dos contatos estabelecem relações impessoais e impedem o autêntico encontro.
O amor imaturo é exclusivista, possessivo, egoísta, dominador; gera um ciúme exarcebado, que é o desejo de domínio integral do outro.
Analise as proposições sobre a questão ética atual.
Assinale a alternativa correta:Apenas as proposições I e III estão corretas.
Apenas a proposição III está correta.
Apenas as proposições I e II estão corretas.
Apenas a proposição I está correta.
Todas as proposições estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...