Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A-1, B-2, C-3.
A-1, B-3, C-2.
A-3, B-2, C-1.
A-2, B-3, C-1.
A-2, B-1, C-3.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação ao trabalho com funções, os Parâmetros Curriculares do ensino médio recomendam que a ênfase deve ser dada em alguns aspectos, que podem contribuir para o desenvolvimento de competências.
De acordo com esse documento, no trabalho com funções, a ênfase deve ser dada:
ao estudo de conjuntos e relações binárias.
à resolução de equações logarítmicas e exponenciais.
ao estudo sobre funções injetoras, sobrejetoras, compostas e modulares.
ao estudo das funções seno, cosseno e tangente na primeira volta do círculo trigonométrico.
ao cálculo algébrico das identidades e equações trigonométricas.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, resolver um problema em uma situação de aprendizagem de matemática pressupõe que o aluno adote certos posicionamentos.
Dentre os posicionamentos abaixo, qual NÃO se encontra adequado às orientações desse documento?
Elaborar um ou vários procedimentos de resolução.
Comparar seus resultados com os de outros alunos.
Validar seus procedimentos.
Realizar simulações, fazer tentativas e formular hipóteses.
Demonstrar que sabe utilizar as estratégias ensinadas pelo professor.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Considere as seguintes afirmações sobre as funções da avaliação em Matemática:
1. Fornecer aos estudantes informações sobre o desenvolvimento das capacidades e competências que lhes são exigidas socialmente.
2. Fornecer aos professores as informações sobre como está ocorrendo a aprendizagem.
3. Fornecer ao professor informações sobre as competências de cada aluno.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental estariam corretas:
somente a afirmação 1;
somente a afirmação 3;
somente as afirmações 2 e 3;
somente as afirmações 1 e 2;
as afirmações 1, 2 e 3.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Segundo os Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental, a proporcionalidade apresenta fortes conexões com outras noções e conceitos da Matemática escolar. Das alternativas abaixo, segundo o documento, qual atividade não estaria relacionada ao trabalho com proporcionalidade?
Resolução de problemas multiplicativos.
Trabalho com porcentagem.
Estudo de semelhança de figuras.
Trabalho com Matemática Financeira
Resolução de equações do segundo grau
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Em relação aos conteúdos de Matemática a serem trabalhados no Ensino Médio, considere as seguintes recomendações:
1. O estudo das funções trigonométricas deve se ater às funções seno, cosseno e tangente.
2. Deve-se aprofundar o conhecimento dos alunos sobre números e operações.
3. É importante o trabalho com os números complexos desde que seja como uma ampliação dos conjuntos numéricos. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio estariam corretas:
apenas a recomendação 1;
apenas as recomendações 1 e 2;
apenas as recomendações 1 e 3;
apenas as recomendações 2 e 3;
as recomendações 1, 2 e 3.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
"O fracasso escolar é sempre relativo a uma cultura escolar definida, ou seja, a formas particulares de excelência, a programas e exigências" (Philippe Perrenoud). A respeito do racasso escolar, é correto afirmar que:
ele é sempre o resultado de uma relação pedagógica autoritária.
seu principal responsável é o professor que, por sua vez, é fruto de uma má formação.
há muitos e diferentes fatores que intervêm no fracasso escolar: fatores sociais, econômicos, culturais, pedagógicos, etc. Ele é, finalmente, o resultado do fracasso de muitas outras políticas públicas e não pode ser resolvido apenas pedagogicamente.
o fracasso escolar é inerente à instituição "escola", por isso a ação pedagógica do professor, tentando superá-lo, é inútil.
num sistema democrático e universal de acesso à escola elementar, como o nosso, o fracasso é de inteira responsabilidade de cada aluno.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Abaixo se encontram alguns objetivos da utilização da História da Matemática no processo de ensino-aprendizagem:
1. Situar no tempo e no espaço cada item do programa de Matemática.
2. Esclarecer idéias matemáticas que estão sendo construídas pelos alunos.
3. Sugerir caminhos de abordagem dos conceitos matemáticos. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental estaria adequado:
apenas o objetivo 1;
apenas os objetivos 1 e 2;
apenas os objetivos 1 e 3;
apenas os objetivos 2 e 3
os objetivos 1, 2 e 3.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, na abordagem dos números irracionais deve ser evitado que o aluno identifique o número irracional:
com um radical;
com um número de infinitas "casas" decimais não periódicas;
com um ponto na reta, situado entre dois racionais apropriados;
como um número que não pode ser expresso por uma razão de dois inteiros;
com um ponto na reta obtido por meio de uma construção com régua e compasso.
Pedagogia - Geral - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental é correto afirmar que:
a resolução de problemas não deve se limitar à aplicação de aprendizagens realizadas;
a representação fracionária dos racionais deve se apresentada antes da representação decimal;
o conceito de semelhança deve ser apresentado antes do teorema de Pitágoras
as noções de "ponto, reta e plano" devem ser tomadas como referência para o ensino da geometria
os conjuntos devem servir de base para a aprendizagem de números e operações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...