Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O projeto SACI do Movimento de Educação de Base – MEB, colocado em funcionamento por D. Eugênio Sales, em Natal-RN, é um modelo de educação a distância de:

  • A.

    segunda geração;

  • B.

    primeira geração;

  • C.

    terceira geração;

  • D.

    quarta geração.

Leia atentamente as proposições abaixo: I. O processo ensino/aprendizagem é multidimensional, compreendido sob as dimensões humana, política e técnica e de forma interdependente, visando a formação integral do indivíduo. II. Segundo um paradigma crítico de educação a concepção pedagógica de uma prática docente é como um fio condutor que interliga e dá sentido às suas ações. III. Os procedimentos didáticos são estratégias as quais o professor pode lançar mão para tornar suas aulas verdadeiros momentos de aprendizagem diretiva. Analisadas a proposições, assinale a alternativa correta:

  • A. Somente a proposição I é verdadeira.
  • B. As proposições II e III são verdadeiras.
  • C. Todas as proposições são verdadeiras.
  • D. Apenas a proposição III é falsa.

Dentre as tentativas atuais de conceituação da Etnomatemática apresentadas abaixo, assinale a que melhor representa os propósitos de Ubiratan D'Ambrósio.

  • A. O estudo das várias maneiras, técnicas, habilidades de explicar, de entender, de lidar e conviver nos distintos contextos naturais e sócio-econômicos, espacial e temporalmente.
  • B. Conhecimento de povos não letrados, retirando o termo "primitivo", por este estar carregado da conotação evolucionista, que pode ser tão complexa como a das idéias matemáticas ocidentais
  • C. A investigação das concepções, tradições e práticas matemáticas de um determinado grupo social, no intuito de incorporá-las ao currículo do conhecimento escolar.
  • D. O estudo das idéias matemáticas dos chamados povos sem escrita.
  • E. O conhecimento matemático de culturas tradicionais que têm uma abordagem antropológica, enfocando o conhecimento particular e a prática por diferentes culturas.

No âmbito da compreensão de um problema em termo de sua significação, são feitas três considerações:

I. Um aluno compreende um problema, quando ele compreende a linguagem e as expressões através das quais a sua proposição é expressa.

II. A maioria dos problemas em sua formulação não apresenta um contexto que tenha algum significado para o aluno.

III. A linguagem do nosso cotidiano tem um sentido mais ambíguo e impreciso, enquanto que na matemática o sentido é preciso.

Com respeito a essas considerações, assinale, no que se refere à abordagem de Pozo (1998), a alternativa correta.

  • A. Apenas I
  • B. Apenas II e III.
  • C. Apenas II.
  • D. Apenas II.
  • E. Apenas II.

Identificar qual alternativa não pode ser considerada como parte integrante de procedimentos que os professores podem utilizar para auxiliar seus alunos na elaboração de seus próprios caminhos, visando à solução de problemas, na abordagem do livro a solução de problemas (Pozo, 1998).

  • A.

    Transformar as informações apresentadas em forma de palavras para a forma escrita, do tipo: símbolos, expressões ou representações matemáticas.

  • B.

    Instruir e orientar na busca de passos ou etapas na resolução de problemas que permitam o treinamento.

  • C.

    Fazer referência e estabelecer uma analogia com algo que já tenha sido visto antes.

  • D.

    Avaliar quais os conhecimentos que o aluno dispõe e que possam ser utilizados na resolução do problema proposto.

  • E.

    Testar e analisar os resultados encontrados, até mesmo os próprios erros detectados.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um dos blocos de conteúdos propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Matemática no nível fundamental está centrado:

  • A.

    na transmissão de idéias matemáticas por escrito ou oralmente.

  • B.

    no planejamento de ações e na projeção de soluções.

  • C.

    no tratamento da informação.

  • D.

    na interpretação matemática de situações do dia-a-dia ou do mundo tecnológico e científico.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Quanto à adequação didático-metodológica, o livro didático de Matemática deve:

  • A.

    favorecer a integração e a interpretação dos novos conhecimentos no conjunto sistematizado de saberes.

  • B.

    funcionar como veículo de publicidade e difusão de marcas, produtos ou serviços comerciais.

  • C.

    desestimular a manifestação do conhecimento que o aluno detém.

  • D.

    introduzir o conhecimento novo, esquecendo de estabelecer relações com o que o aluno já sabe.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Podemos afirmar que uma das habilidades e competências a serem desenvolvidas em Matemática quanto a investigação e compreensão é:

  • A.

    utilizar adequadamente os recursos tecnológicos como instrumentos de produção e de comunicação.

  • B.

    exprimir-se com correção e clareza, tanto na língua materna, como na linguagem matemática, usando a terminologia correta.

  • C.

    formular hipóteses e prever resultados.

  • D.

    relacionar etapas da História da Matemática com a evolução da humanidade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Uma das finalidades do uso didático da História da Matemática no ensino dos Conteúdos Matemáticos é:

  • A.

    utilizar adequadamente os recursos tecnológicos como instrumentos de produção e de comunicação.

  • B.

    servir de instrumento revelador da natureza matemática.

  • C.

    utilizar corretamente instrumentos de medição e de desenho.

  • D.

    aplicar conhecimentos e métodos matemáticos em situações reais, em especial em outras áreas do conhecimento.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Matemática, é correto afirmar que:

I- o uso de jogos em aulas de Matemática é recomendável ao processo de ensino-aprendizagem desta disciplina no nível fundamental de ensino.

II- os conteúdos descritos devem ser alterados de acordo com a realidade de cada unidade escolar.

III- o ensino da Matemática deve ocorrer de maneira inter-relacionada com as demais disciplinas do currículo escolar.

IV- o uso da máquina de calcular em aulas de Matemática é recomendável somente a partir do ensino médio

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I, II e III.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...