Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A educação não é a simples transmissão da herança dos antepassados, sobretudo, é o processo pelo qual também se torna possível a gestação do novo e ruptura com o velho. Sobre o ato pedagógico é correto afirmar que:
É uma atividade sistemática de interação entre seres sociais, tornando complexa a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.
É uma atividade sistemática e nem sempre intencional de interação entre seres sociais, tornando possível a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.
É uma atividade intencional de interação entre seres sociais, tornando complexa a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.
É uma atividade sistemática e intencional de interação entre seres sociais, tornando possível a relação de reciprocidade entre individuo e sociedade.
Atualmente, compreende-se o processo de alfabetização como:
Apropriação de conhecimento do alfabeto.
Apropriação de diferentes linguagens.
Apropriação da leitura.
Apropriação da escrita.
Na aplicação do exercício, ligar os alimentos da coluna "A" com a coluna "B", conforme a ilustração abaixo.
O professor poderá utilizar com seus alunos esse exercício para
conhecer as conseqüências da desnutrição.
saber quais os produtos finais da digestão das proteínas, gorduras e dos carboidratos.
reconhecer os diferentes tipos de alimentos quanto à composição química.
conhecer os principais métodos de conservação dos alimentos.
saber explicar onde ocorrem, no organismo, transformações dos alimentos, de acordo com sua constituição.
Quando falamos em educar para a cidadania, a tarefa é árdua e constante. Um pedagogo comprometido com o seu tempo, entende que precisamos exigir do Estado o cumprimento de suas obrigações, no entanto ainda é correto afirmar que:
Os educadores progressistas influentes nos órgãos públicos educacionais podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.
Os pais e sindicatos podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança, assumindo inclusive a docência.
Os agrupamentos progressistas gestados na sociedade civil podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.
Somente profissionais da educação críticos e comprometidos podem exercer vigilância e fazer pressão para que a escola realmente se transforme em um espaço de mudança.
Como a espontaneidade se liga com o processo de construção de conhecimento em teatro?
Não dá para ensinar espontaneidade, ela depende da pessoa, não contribuindo portanto para o ensino de teatro.
Espontaneidade é simplesmente ação livre, ensinar teatro é deixar os alunos agirem livremente.
Podemos desenvolver a espontaneidade no teatro exercitando-a em situações de jogo.
A espontaneidade precisa ser controlada através do teatro.
De acordo com os estudos de Telma Weiss, sobre a avaliação, analise as afirmativas.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
I e II.
II e III.
I e III.
apenas a III.
Todas.
Ao analisar a práxis humana, constatamos que ela supõe um trabalho material cujo resultado é a produção dos bens materiais. O homem antecipa a ação por meio do pensamento, criando idéias e teorias. Em relação ao trabalho e o papel da escola é correto afirmar que:
É preciso que os alunos com maior potencial cognitivo sejam iniciados na compreensão dos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho produtivo, sabendo avaliar os fins a que se destina o trabalho, bem como, as conseqüências dele decorrentes.
É preciso que todos os alunos sejam iniciados na compreensão dos fundamentos científicos das diferentes técnicas que caracterizam o processo de trabalho produtivo, sabendo avaliar os fins a que se destina o trabalho, bem como, as conseqüências dele decorrentes.
A escola é ela mesma um local de trabalho, no entanto, não sofre as influências da sociedade em que está inserida.
Apesar de pertencer ao mundo do trabalho, não compete a escola dar condições para que se discuta as relações de trabalho que os educandos estão inseridos.
Nos jogos teatrais, assim como nos jogos de regras:
o professor deve ensinar a forma de se seguir as regras.
as regras são para ser seguidas, não havendo espaço para combinação e portanto para acordo do grupo.
as regras devem ser sagradas independentemente da reciprocidade dos meios empregados para ganhar.
pode haver um acordo do grupo sobre as regras do jogo, porque as regras inicialmente estabelecem um parâmetro, mas podem perder gradualmente a rigidez.
Durante muitos anos, a educação desvinculou-se das questões sociais, criando um abismo entre escola, família e comunidade. Atualmente, ao discutirmos a questão da qualidade do ensino, as atenções voltam-se para vários fatores. Em relação ao papel do docente, podemos afirmar que
é o maior responsável pela má qualidade da educação, devido à sua falta de compromisso e à desqualificação profissional.
este deve ser um articulador e colaborador na relação da escola com as famílias e a comunidade, deve zelar pela aprendizagem dos alunos e participar das atividades de planejamento, entre outras.
é o profissional responsável pelo processo de aprendizagem e pela avaliação dos alunos, sendo opcional colaborar com a articulação entre escola, família e comunidade.
é o responsável pela aprendizagem dos alunos, devendo exigir a participação e a presença dos pais na escola.
é um profissional que deve cumprir com os seus compromissos em sala de aula e não deve se envolver com a comunidade e a família dos alunos, para não ferir os princípios éticos contidos na LDB.
A criação do Estado e, paralelamente, a propriedade privada, bem como o grande incremento do comércio foram fatores que conjugados, impuseram aos homens a necessidade de formalização do contrato social. Assim, a escrita surge como ferramenta fundamental para a fixação daquilo que se faz, se diz e se pensa. Conhecendo a história e o poder da escrita tornase cada vez mais necessário que o pedagogo contemporâneo, fortaleçase na discussão das metodologias de alfabetização. Nesta perspectiva é correto afirmar que:
As tendências relacionadas a alfabetização sofreram e continuam sofrendo, influência de pacotes educacionais ligados a modismos de época, aceitos pela maioria dos professores que não discutem os fundamentos teóricos das propostas apresentadas.
As metodologias de alfabetização vêm sofrendo modificações no decorrer de nossa história educacional, acompanhando, de certa forma, as necessidades geradas pelas formas de organização social e econômica de nosso país.
As metodologias de alfabetização permanecem inalteradas no decorrer de nossa história educacional, acompanhando, de certa forma, a organização social e econômica de nosso país.
As tendências metodológicas, relacionadas a alfabetização, no país, são aceitas pela maioria dos professores que discutem os fundamentos teóricos das propostas apresentadas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...