Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entende-se por letramento:
O uso da escrita e da leitura com função social.
A apropriação dos códigos.
Alfabetização de adultos.
Um método de alfabetização.
Pergunta-se a uma criança quanto é 200 – 35. Ela responde: "se fosse 30 daria 70. Mas é 35, então é 65, 165". Este procedimento desenvolvido por ela
está errado.
é o de agrupamentos repetidos.
é o da decomposição.
estaria certo, se fosse para a operação 100–35.
é do algoritmo do empréstimo.
Cidadania é, essencialmente consciência/vivência de direitos e deveres. Todo pedagogo, comprometido com seu tempo reconhece que não há cidadania sem democracia. É correto afirmar que a democracia fundamenta-se em três direitos a saber:
direitos civis, direitos filosóficos e direitos políticos.
direitos civis, direitos sociais e direitos políticos.
direitos civis, direitos sociais e direitos científicos.
direitos civis, direitos sociais e direitos pedagógicos.
Considera-se adequado para o trabalho nas séries iniciais:
Fragmentos de textos científicos.
A maior diversidade textual possível.
Tão somente textos literários.
Poesias e músicas, apenas
Segundo o texto "Matemática escrita versus matemática oral" de Carraher, Carraher & Schliemann, é incorreto dizer que
dados sobre as habilidades cognitivas dos alunos das escolas públicas e particulares, em geral, e matemática, em particular, mostraram diferenças significativas entre os dois grupos.
as crianças entre 10-11 anos exercem uma atividade econômica, a qual faz com que a matemática elementar seja uma habilidade necessária à sobrevivência entre as crianças das classes populares nas cidades grandes.
para o primeiro ano de aprendizagem formal da matemática, os resultados mostraram que 98% das crianças das escolas particulares foram aprovadas ao final do ano, contra apenas 68% das crianças das escolas públicas.
este estudo mostrou que a diferença entre a eficiência das crianças na escola e na venda resulta das estratégias cognitivas escolhidas por elas para a resolução dos problemas.
o procedimento oral era o preferido nas situações de venda e o procedimento escrito era o mais freqüente nos exercícios de computação.
Em educação, a teoria não é, por si só, a solução para novas práticas. Surge a necessidade permanente por parte dos pedagogos, de atitudes constantes de reflexão e registros das práticas pedagógicas. Nessa direção é correto afirmar que:
O cotidiano é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem em seus locais de trabalho.
O dialogo é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem em seus locais de trabalho.
O dialogo é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem, devendo ser evitado, preferencialmente, em seus locais de trabalho.
O livro didático é a estratégia básica para a publicação daquilo que os pedagogos fazem, do que pensam e sabem em seus locais de trabalho.
A atual compreensão da alfabetização não utiliza a palavra e as silabas isoladamente, porque:
Os elementos isolados descaracterizam a língua e dificultam a significação do real.
As crianças aprendem mais rápido com o texto.
Os elementos isolados descaracterizam a língua, embora signifiquem melhor a realidade.
As crianças têm dificuldades matemáticas para juntar as partes.
Uma professora distribui cartões com a configuração de nove quadrados, conforme figura abaixo e um conjunto de dois pontos (fichas abaixo), denominado de constelações. A seguir, pede que os alunos preencham o quadro com as constelações (dois) de diversos modos possíveis para o quadrado dado, contando, em seguida, o número de possibilidades diferentes de preenchimentos.
Esta atividade didática/metodológica desenvolvea geometria métrica e a probabilidade, com 36 possibilidades diferentes, para se preencher o cartão com essa dada constelação.
as representações de um número e a geometria formal, no sentido de informar apenas o nome da figura e as possibilidades, que são de 49 modos possíveis, para se preencher o cartão com essa dada constelação.
a noção de espaço e as possibilidades, que são de 36 modos diferentes, para se preencher o cartão com essa dada constelação.
as representações de um número e a geometria formal, no sentido de informar, apenas, o nome da figura e as possibilidades, que são de 36 modos possíveis, para se preencher o cartão com essa dada constelação.
a geometria métrica e a probabilidade com 49 possibilidades diferentes, para se preencher o cartão com essa dada constelação.
A gestão democrática em educação é de fundamental importância para uma sociedade mais equânime e inclusiva. É, portanto, atitude e método. Existem algumas limitações e obstáculos a instauração de um processo democrático como parte de uma gestão mais eficiente. Dentre eles é correto afirmar que:
Em gestão educacional temos muita experiência democrática, estão faltando líderes mais autoritários.
Em gestão educacional ainda temos uma mentalidade que não delega aos técnicos e aos educadores a capacidade de governar e definir rumos para a educação nos pais.
Em gestão educacional ainda temos uma mentalidade que atribui aos técnicos e apenas a eles a capacidade de governar, sendo o povo incapaz de exercer governo e apresentar propostas para a área educativa.
Em gestão educacional a própria estrutura de nosso sistema educativo é extremamente horizontal.
Constitui em aspecto essencial para quem está sendo alfabetizado:
Ter passado por treinamento psicomotor
Ter, obrigatoriamente, freqüentado a pré-escola.
Saber somar para juntar as famílias silábicas.
A idéia de representação e a função dos símbolos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...