Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma professora, na sala de aula da quarta série do ensino fundamental, propõe que seus alunos resolvam a operação 13 : 4. Ao analisar as respostas de seus alunos, comenta com outros professores que obteve respostas onde: ora o quociente era 3 e resto 2; ora o quociente era 3,52 e o resto 0. Diante disto, ouviu os seguintes comentários:
Deste modo, está(ão) correta(s) a(s) professora(s)
X, Y e Z.
Y e Z.
X apenas.
X e Y apenas.
Y apenas.
A educação contemporânea vive um desafio global. Para viver esse tempo presente o pedagogo precisa engajar as crianças jovens e adultos para viver no mundo da diferença e da solidariedade entre diferentes. A educação tem que ser local como ponto de partida, mas tem que que ser internacional e intercultural como ponto de chegada. Com esta compreensão é correto afirmar que:
A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade pragmática.
A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade planetária.
A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade escolástica.
A educação precisa preparar o cidadão para participar de uma sociedade linear.
São considerados aspectos importantes na análise lingüística:
Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, análise no interior da palavra.
Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, análise no interior da palavra, número.
Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, rima.
Unidade temática, seqüência lógica, paragrafação, elementos coesivos, aspectos formais, outros códigos, páginas.
Para Parra, no artigo "cálculo mental na escola primária" (em Parra e Saiz), ela pleiteia o melhoramento da contagem em duas direções. E, numa delas, refere-se ao que diz respeito ao domínio e à extensão da série numérica oral. Nesse sentido, cita algumas capacidades que o aluno deve dispor da série numérica oral para o cálculo mental. Leia as afirmativas abaixo.
Dentre essas capacidades citadas, segundo a autora, estão corretas as afirmativas
I e II.
II e III.
I, II e III.
II, III e IV.
I, II, III e IV.
O projeto político pedagógico é um instrumento que deve ser implementado na perspectiva de uma educação para a cidadania. Com esta compreensão é correto afirmar que:
O projeto político pedagógico precisa ser construído inclusive por interferência política partidária. Um processo sempre inconcluso e se possível parcial.
O projeto político pedagógico não nega o instituído coletivamente, que é a sua história, seus atores. O projeto político pedagógico não deve confrontar o instituído com o instituinte.
O projeto político pedagógico precisa ser construído sem interferência política. Um processo sempre inconcluso e se possível imparcial.
O projeto político pedagógico não nega o instituído coletivamente, que é a sua história, seus atores. O projeto político pedagógico sempre confronta o instituído com o instituinte.
Os principais tipos de narrativa de ficção são:
Romance, texto informativo, novela.
Conto, romance e novela.
Novela, crônica, texto informativo.
Conto, texto científico, novela.
Para Brousseau, em Parra e Saiz, o objeto de estudo da didática da matemática é a situação didática. E, para análise das situações didáticas, Brousseau distingue quatro tipos nos processos didáticos, e dentre eles, apenas um, dentre as opções abaixo, não faz parte deste contexto. Assinale-o.
Situações de ação.
Situações de obstáculos.
Situações de formulações.
Situações de validação.
Situações de institucionalização.
A principal atividade na infância é a brincadeira. A maneira que as crianças jogam ou brincam é um meio que constrói sua identidade cultural. As brincadeiras envolvem emoções, afetividades e rupturas. Com esta compreensão é correto afirmar que:
O papel do pedagogo é garantir a possibilidades das brincadeiras e dos jogos, viabilizando a organização do espaço com observação permanente, orientando as escolhas das brincadeiras.
Tanto a brincadeira quanto o jogo são marcados pela intenção e decisão do pedagogo. É o pedagogo que dá sentido aos jogos e às brincadeiras infantis.
O papel do pedagogo é garantir a possibilidades das brincadeiras e dos jogos, viabilizando a organização do espaço e impondo as regras necessárias.
Tanto a brincadeira quanto o jogo são marcados pela intenção e decisão da criança. É a criança que dá sentido aos jogos e às brincadeiras.
No processo de alfabetização, o convívio com a linguagem escrita deve ser real. Isto, metodologicamente, significa:
Só utilizar textos clássicos na sala de aula.
Intensificar, na sala de aula, os símbolos desconectados de sua função social.
Intensificar, na sala de aula, a interação com as produções gráficas utilizadas no meio cultural.
Trabalhar com cartilhas de famílias silábicas.
Para Brousseau, em Parra e Saiz, a escolha das condições de ensino se justifica, exclusivamente, pela necessidade de dar sentido aos conhecimentos, e, para isso, descreve quatro características que dão sentido aos conhecimentos. Sabendo disto, assinale a alternativa que não corresponde a um desses quatro sentidos.
Modelos "incitativos".
Tramas de raciocínios e provas.
Trama de reformulações e formulações.
Modelos implícitos.
Relações essencialmente dialéticas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...