Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Vygotsky analisou, em suas pesquisas, os diversos aspectos do desenvolvimento e da aprendizagem, tendo como referência a abordagem genética na qual se destacam as teorias de Jean Piaget e Henri Wallon. Diante dos estudos desenvolvidos por Vygotsky, analise as afirmativas abaixo.
Conclui-se que estão corretas as afirmativas
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e V.
I, IV e V.
E) Todas.
O educando é caracterizado pelas múltiplas determinações da realidade. É um sujeito ativo que pela ação e a aprendizagem ao mesmo tempo se constrói ou se aliena. A educação visa a aquisição de um patamar novo pelo educando, uma participação ativa na cultura elaborada. Dentro dessa perspectiva é correto afirmar que:
O educando necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui interagindo e apropriando-se do saber elaborado e socialmente válido.
O educando não necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui interagindo e apropriando-se do saber socialmente imposto.
O educando necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui, não interagindo, mais apropriandose do saber elaborado e socialmente imposto.
O educando não necessita de mediação do educador para tomar em suas mãos a cultura que possui interagindo e apropriando-se do saber elaborado e socialmente válido.
A interação com o texto no processo teatral:
deve ser sempre a primeira atividade de teatro a ser feita na sala de aula.
nunca deve ser feita na escola, onde os jogos devem dominar o foco dos trabalhos.
pode ser feita com textos dramáticos e não dramáticos a partir de jogos.
somente interessa quando o texto for criado pelo aluno.
Em sua obra Pedagogia da Autonomia, Freire (1996) descreve os saberes necessários à prática educativa a partir da reflexão sobre a dimensão ética, política e epistemológica. Nesta perspectiva, analise as afirmativas abaixo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I e III.
II e III.
I e II.
apenas a I.
Todas.
Proporcionar a todas as crianças e jovens o acesso e a permanência na escola básica, provendo-lhes de uma sólida formação cultural e cientifica é dever da sociedade e particularmente do poder público. O pedagogo insere-se também nesta luta e tarefa. Entre a escolarização e as lutas democráticas, por sua efetivação a toda população é correto afirmar que:
Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e as lutas pela democratização da sociedade, torna-se necessária à atuação com mais rigor, na dimensão política.
O pedagogo precisa ter claro, que a atuação política tem caráter pedagógico e que nem sempre a atuação pedagógica tem caráter político.
Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e as lutas pela democratização da sociedade, torna-se necessária à atuação, com mais rigor, em duas dimensões, a política e a pedagógica.
Para a efetivação dos vínculos entre a escolarização e as lutas pela democratização da sociedade, torna-se necessária à atuação, com mais rigor, na dimensão pedagógica.
Admite-se que, no processo de domínio da linguagem teatral, a comunicação ficava mais objetiva e o trabalho evoluía quando:
o professor fazia a leitura do que ele havia entendido da cena apresentada.
o foco do jogo era claro para quem atuava e para quem assistia.
o grupo que assistia a cena ria bastante da cena apresentada.
não havia separação entre quem atuava e quem assistia.
Davis (1992), em seu livro Psicologia na Educação, analisa as contribuições da psicologia para a aprendizagem escolar e destaca as bases psicológicas do desenvolvimento e da aprendizagem. De acordo com seu estudo, é correto afirmar que
a criança se desenvolve em contato com o ambiente e com outras pessoas, embora a aprendizagem só ocorra no ambiente escolar.
devido às condições de pobreza, miséria e privação cultural, em que a maioria das crianças brasileiras vivem, a escola é o único lugar onde ela poderá desenvolver suas hipóteses sobre a língua escrita e a noção de quantidade que lhe permitirá a aprendizagem da matemática.
a escola e o professor possuem papel fundamental na educação de crianças, jovens e adultos, pois, no ambiente escolar, existe uma intenção prévia de criar condições de interação professor-aluno-objeto que propiciem o aprimoramento dos processos de pensamento e da capacidade de aprender. Neste sentido, a psicologia do desenvolvimento e a da aprendizagem poderão auxiliar no desenvolvimento do aluno.
a aprendizagem possui natureza estritamente pedagógica e psicológica, cabendo ao professor o papel fundamental de contribuir para que o aluno supere suas limitações e dificuldades de aprendizagem, decorrentes de sua experiência social.
o ambiente não interfere no desenvolvimento e na aprendizagem, uma vez que ao contrário de outras espécies, as características humanas são biologicamente herdadas.
As políticas dirigidas à democratização da gestão partem da premissa de que cabe ao cidadão decidir os rumos daquilo que é público. No âmbito da educação é de fundamental importância que o pedagogo contemporâneo oportunize a discussão com a comunidade, no processo de planejamento das ações educativas. Em relação ao planejamento, como instrumento de mobilização popular, é correto afirmar que:
O planejamento popular não envolve partilha de poder. A participação no processo substitui a deliberação sobre as prioridades.
O planejamento popular envolve partilha de poder. A participação no processo não substitui a deliberação sobre as prioridades definidas por um grupo gestor.
O planejamento popular é fruto da ação de um grupo gestor, que repassa os encaminhamentos aos grupos envolvidos.
O planejamento popular é fruto de uma ação coletiva, que explicita as tensões e os anseios dos grupos envolvidos.
Escolha a alternativa correta. Para consolidar uma Pedagogia da Educação Infantil uma série de orientações teórico-práticas em instituições educativas para as crianças de zero a seis anos deve-se:
considerar práticas pedagógicas pautadas por uma perspectiva da criança como um vir a ser, universal, de tempo cronológico linear e homogêneo.
considerar práticas pedagógicas pautadas na estimulação precoce que visa atingir determinados comportamentos sociais e padrões cognitivos.
considerar e valorizar práticas pedagógicas pautadas por um modelo de criança padrão centrado na estimulação ou no desenvolvimento de habilidades.
considerar práticas que enfatizam as crianças como sujeitos da sua ação na relação pedagógica, entendendo-os como múltiplos sujeitos múltiplos no âmbito das determinações sócio-culturais.
No sistema de Viola Spolin, o foco tem a função de:
indicar a forma certa de se fazer teatro.
permitir que o aluno congele a cena no momento correto.
delimitar que conflitos deverão ser representados.
ajudar a isolar segmentos de técnicas teatrais complexas para que sejam completamente exploradas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...