Questões sobre Gestão Educacional e Planejamento Participativo

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A respeito de gestão democrática, assinale a opção correta.

  • A. A gestão democrática é instaurada no ambiente escolar de forma rápida e eficiente, sem limitações e obstáculos.
  • B. Em uma gestão democrática, as discussões são coletivas, mas as decisões são tomadas pelo diretor da escola.
  • C. Nas decisões sobre as questões pedagógicas somente as opiniões dos docentes devem ser levadas em consideração, embora coletivamente.
  • D. A gestão democrática engloba as ações dos responsáveis pela instituição escolar, desde a divisão do trabalho até as tomadas de decisão.
  • E. Para a gestão democrática de uma escola basta a eleição direta do diretor por meio do voto de seus pares.

As decisões, no âmbito da gestão democrática, precisam ser de conhecimento público, garantindo, assim, a

  • A. descentralização.
  • B. transparência.
  • C. participação.
  • D. coletividade.
  • E. isonomia.

Sendo o Planejamento Didático um momento fundamental da organização do tempo da escola, a sua execução possui etapas que são determinantes para a eficiência e eficácia do processo ensino-aprendizagem. Podemos compreender o planejamento como um conjunto de ações que permitem sistematizar o trabalho docente com vista ao atendimento dos objetivos e metas que se pretende atingir em determinado contexto escolar. São etapas fundamentais do Planejamento Didático:

  • A. a seleção de conteúdos, a definição de objetivos e a definição dos processos de avaliação.
  • B. a definição dos objetivos gerais, a definição dos objetivos específicos e o planejamento curricular.
  • C. a seleção do corpo docente, a definição do calendário escolar e a definição dos processos de avaliação.
  • D. a definição do planejamento curricular, a definição de objetivos e a definição dos processos de avaliação.
  • E. a definição de testes de pré-sondagem, a definição do calendário escolar e a definição do calendário de planejamento.

Dadas as afirmativas sobre o planejamento de ensino, peça fundamental para a organização do trabalho docente,

I. Planejar é um ato exclusivamente político-filosófico.

II. O planejamento de ensino é uma atividade meramente técnica de administrar recursos, tempo e um modo de organizar os conteúdos.

III. O ato de planejar, seja no nível macro, seja no nível micro, envolve o comprometimento com um tipo de ser humano e de construção da sociedade.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

O sistema educacional, ao longo da história, tem desempenhado um importante papel na evolução das sociedades, uma vez que prepara as gerações para os desafios evolutivos das nações. No contexto da formação de professores, têm sido produzidos saberes e conhecimentos sobre o planejamento da ação docente como espaço privilegiado para adequar a escola aos objetivos do desenvolvimento social. Assim, o planejamento constitui-se em um ato pedagógico fundado na necessidade de aproximar a escola das demandas da sociedade. São objetivos do planejamento pedagógico:

I. produzir planos escolares;

II. definir objetivos e metas do ensino;

III. estabelecer procedimentos de avaliação.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

A partir da Gestão Democrática e da participação social nos processos educativos, uma proposta de Currículo Nacional deve

  • A. padronizar os conteúdos escolares.
  • B. organizar uma matriz única e mínima.
  • C. respeitar as especificidades regionais.
  • D. colaborar para a melhoria dos índices.
  • E. estruturar uma dependência normativa.

A respeito da disciplina escolar, julgue os itens a seguir. O monitor de gestão educacional deve ser inflexível no cumprimento das regras estabelecidas pela escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Rodrigues (2001), no livro Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competência, discute a lógica da produção do trabalho científico em universidades em cenário de mudança, vivenciado desde o final do século XX.

Analise as seguintes afirmativas sobre o conhecimento científico nesse contexto, segundo as reflexões da autora.

I. Em razão do fortalecimento da ciência básica e da diminuição das pressões externas, a tendência das universidades é concentrar na solução de problemas que sejam capazes de influenciar a posição relativa de um país em termos de competitividade.

II. As pressões internacionais e econômicas são exemplos de forças que têm provocado mudanças no valor do conhecimento científico, para as instituições e sociedade, em relação à sua aplicação.

III. O conhecimento técnico e científico é considerado constantemente como uma commodity – tem um valor de troca, um valor utilitário, visto que pode ser comprado, trocado, codificado, transferido e até comercializado.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas
  • D. I, II e III.

A respeito do planejamento participativo, julgue os próximos itens. O planejamento participativo e o PPP são complementares e têm em comum o objetivo de firmar o corte de gastos considerados desnecessários.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento participativo, julgue os próximos itens. A avaliação de um planejamento participativo envolve o acompanhamento de seu desenvolvimento e a mediação de situações de conflito, visando-se aos objetivos estruturados.

  • C. Certo
  • E. Errado
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