Questões sobre Gestão Educacional e Planejamento Participativo

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A respeito do planejamento participativo, julgue os próximos itens. Estruturar um processo de planejamento participativo demanda descrever perfis de participação, definir a quantidade de participantes, organizar um plano de reuniões e impor formas de controle e de avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento participativo, julgue os próximos itens. Os sujeitos do planejamento participativo integram o objeto sobre o qual se propõem a refletir e sua participação torna-os mais sensíveis para com as necessidades da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento participativo, julgue os próximos itens. Ao criar espaços para discussão de conflitos e dificuldades, o planejamento participativo impacta negativamente a gestão escolar porque levanta problemas para os gestores educacionais, sobrecarregando-os.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do planejamento participativo, julgue os próximos itens. O planejamento participativo contribui para que os envolvidos se sintam corresponsáveis pelo que acontece na escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento participativo parte da ideia de que o cidadão pode e deve contribuir para o processo de planejamento governamental porque

  • A. o conhecimento que possui sobre a realidade e os problemas locais contribui para a busca das soluções mais adequadas, envolve as pessoas da comunidade no planejamento e cria nelas um compromisso de participação responsável, na fase de implementação do plano.
  • B. uma vez que o cidadão participa do levantamento de problemas, ele tende a escutar os agentes do governo e a aceitar mais docilmente as decisões sem apresentar resistências, diminuindo o tempo necessário para a realização de planos.
  • C. sendo parte convidada a participar, pode reunir suas bases para fazer valer as opiniões de um grupo que, se obtiver maioria nas sessões destinadas ao planejamento, terá o direito de influir no plano de modo a conquistar os objetivos que seu grupo escolheu.
  • D. as decisões do governo podem ser explicadas diretamente ao cidadão, que por sua vez, pode tirar dúvidas de aspectos de difícil compreensão e ainda levar as explicações e notícias diretamente para sua comunidade na qualidade de porta-voz do governo.
  • E. ao participar diretamente e tomar parte nas decisões, se torna responsável pelos resultados do plano, alterando a cultura paternalista que vive a espera de um governo “salvador”, que depois do fracasso do plano, em geral, se torna opressor.

A educação, por ser planejada, deve ser tratada como uma organização de agrupamentos humanos intencionalmente constituídos. Com referência a esse assunto, julgue os próximos itens. Na concepção de gestão democrática, o trabalho em equipe deve ser valorizado desde o planejamento até a execução das atividades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma forma de exercitar a gestão democrática é a participação dos diversos segmentos escolares e comunitários no planejamento, desenvolvimento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Como um instrumento de intervenção na prática educacional que se realiza na escola, o PPP da escola configura-se como uma forma de planejamento. Nesse sentido, analise os seguintes aspectos que delineiam esta reflexão:

I. O planejamento hoje em dia é frequentemente visto de forma negativa, com certo descrédito, pois foram tão divulgados nos últimos trinta anos que, na prática, nos deixaram como legado uma sociedade onde, cada vez mais, cresce a parcela da população marginalizada das conquistas políticas, culturais e econômicas, e cuja educação, saúde, alimentação, transporte e segurança lhes são negados. Nesse sentido, os direitos são “acenados”, mas não são concedidos.

II. O planejamento tem sido historicamente apresentado como um instrumento de administração tecnicamente “neutro”, cuja utilização independe da postura, escolhas e ideologias de seus idealizadores. Ele tem sido historicamente, um instrumento que retrata a concepção dominante do mundo e da sociedade. Com isso, está a serviço e endereça suas ações para um determinado grupo ou setor da sociedade. Sendo o planejamento uma ação de intervenção voluntária, na realidade, ele se configura como um instrumento político e não há neutralidade em política, portanto, apesar do planejamento ser apresentado como um instrumento “neutro”, ele de fato não é.

III. O planejamento, como ação administrativa, tem sido elaborado de forma isolada das políticas e da gestão do processo educativo. Verificamos que o planejamento é uma ação contínua e flexível que, também no processo educativo, retrata políticas e delineia a gestão, num constante redimensionamento de caminhos e busca do alcance dos objetivos. É o planejamento que estabelece a finalidade, a missão de uma dada ação e, com isso, instrumentaliza o processo de gestão, delimitando a forma e o espaço de intervenção.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

A gestão democrática é um princípio consagrado pela CF e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira do PPP da escola. Nesse sentido, é correto afirmar que o(a)

  • A. busca pela gestão democrática exclui a participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões administrativo-pedagógicas.
  • B. gestão democrática, no interior da escola, é um princípio fácil de ser consolidado na construção do projeto político-pedagógico e na sua gestão.
  • C. conselho escolar será escolhido pelos gestores da escola e deverá aprovar as decisões de acordo com eles para que ocorra a gestão democrática.
  • D. comunidade escolar é formada pelos gestores e professores e as decisões democráticas devem ocorrer apenas entre esses dois grupos.
  • E. gestão democrática implica principalmente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização.

Tendo em vista que a ação educativa compreendida como atividade crítico-reflexiva contradiz a visão reprodutora da sociedade, julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político pedagógico (PPP). A gestão escolar requer planejamento e, por este motivo, o PPP representa um modelo burocrático de exercício da gestão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na perspectiva da gestão democrática, o planejamento escolar caracteriza‐se pelo seu caráter interativo/dialógico e flexível tendo por finalidades, EXCETO:

  • A. Otimizar os diferentes usos e realocações de recursos materiais, financeiros e humanos.
  • B. Orientar o processo de tomada de decisão e da execução dos objetivos e metas estabelecidas pela comunidade.
  • C. Viabilizar alternativas/estratégias para o estabelecimento do fazer pedagógico‐organizacional exclusivamente a curto prazo.
  • D. Fazer a retroalimentação do sistema de informação oferecendo subsídios para o redirecionamento/replanejamento das ações.
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