Lista completa de Questões sobre Gestão Educacional e Planejamento Participativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A respeito do planejamento participativo, julgue os próximos itens. Estruturar um processo de planejamento participativo demanda descrever perfis de participação, definir a quantidade de participantes, organizar um plano de reuniões e impor formas de controle e de avaliação.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A respeito do planejamento participativo, julgue os próximos itens. Os sujeitos do planejamento participativo integram o objeto sobre o qual se propõem a refletir e sua participação torna-os mais sensíveis para com as necessidades da escola.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A respeito do planejamento participativo, julgue os próximos itens. Ao criar espaços para discussão de conflitos e dificuldades, o planejamento participativo impacta negativamente a gestão escolar porque levanta problemas para os gestores educacionais, sobrecarregando-os.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2017
A respeito do planejamento participativo, julgue os próximos itens. O planejamento participativo contribui para que os envolvidos se sintam corresponsáveis pelo que acontece na escola.
O planejamento participativo parte da ideia de que o cidadão pode e deve contribuir para o processo de planejamento governamental porque
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
A educação, por ser planejada, deve ser tratada como uma organização de agrupamentos humanos intencionalmente constituídos. Com referência a esse assunto, julgue os próximos itens. Na concepção de gestão democrática, o trabalho em equipe deve ser valorizado desde o planejamento até a execução das atividades.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
Uma forma de exercitar a gestão democrática é a participação dos diversos segmentos escolares e comunitários no planejamento, desenvolvimento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Como um instrumento de intervenção na prática educacional que se realiza na escola, o PPP da escola configura-se como uma forma de planejamento. Nesse sentido, analise os seguintes aspectos que delineiam esta reflexão:
I. O planejamento hoje em dia é frequentemente visto de forma negativa, com certo descrédito, pois foram tão divulgados nos últimos trinta anos que, na prática, nos deixaram como legado uma sociedade onde, cada vez mais, cresce a parcela da população marginalizada das conquistas políticas, culturais e econômicas, e cuja educação, saúde, alimentação, transporte e segurança lhes são negados. Nesse sentido, os direitos são acenados, mas não são concedidos.
II. O planejamento tem sido historicamente apresentado como um instrumento de administração tecnicamente neutro, cuja utilização independe da postura, escolhas e ideologias de seus idealizadores. Ele tem sido historicamente, um instrumento que retrata a concepção dominante do mundo e da sociedade. Com isso, está a serviço e endereça suas ações para um determinado grupo ou setor da sociedade. Sendo o planejamento uma ação de intervenção voluntária, na realidade, ele se configura como um instrumento político e não há neutralidade em política, portanto, apesar do planejamento ser apresentado como um instrumento neutro, ele de fato não é.
III. O planejamento, como ação administrativa, tem sido elaborado de forma isolada das políticas e da gestão do processo educativo. Verificamos que o planejamento é uma ação contínua e flexível que, também no processo educativo, retrata políticas e delineia a gestão, num constante redimensionamento de caminhos e busca do alcance dos objetivos. É o planejamento que estabelece a finalidade, a missão de uma dada ação e, com isso, instrumentaliza o processo de gestão, delimitando a forma e o espaço de intervenção.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
A gestão democrática é um princípio consagrado pela CF e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira do PPP da escola. Nesse sentido, é correto afirmar que o(a)
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Tendo em vista que a ação educativa compreendida como atividade crítico-reflexiva contradiz a visão reprodutora da sociedade, julgue os itens que se seguem, relativos ao projeto político pedagógico (PPP). A gestão escolar requer planejamento e, por este motivo, o PPP representa um modelo burocrático de exercício da gestão.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2015
Na perspectiva da gestão democrática, o planejamento escolar caracteriza‐se pelo seu caráter interativo/dialógico e flexível tendo por finalidades, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...