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Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
A presença de tecnologias e a prática de avaliação rigorosa asseguram a qualidade da escola.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.
Na gestão democrática, todos participam das decisões, portanto não existem responsabilidades individuais.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
A elaboração da Proposta Pedagógica, com a participação dos profissionais da educação da Unidade Escolar, configura-se como um princípio de:
centralização;
gestão democrática;
hierarquia;
descentralização;
amplitude pedagógica.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Considerando que o planejamento é uma etapa importante em qualquer processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.
Nas instituições educacionais, o planejamento participativo desenvolve-se no âmbito da direção da escola, não sendo necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A direção de uma escola resolveu realizar um planejamento participativo com todos os segmentos da comunidade escolar para organizar as atividades e os eventos do ano letivo que iria começar. Para isso solicitou a indicação de dois representantes de cada segmento para composição da comissão responsável pela elaboração do documento preliminar. Assinale a opção correta acerca dessa ação.
A comissão deveria ser mais homogênea para possibilitar a busca de um projeto sem muitos conflitos.
A direção deveria ter solicitado a elaboração do documento preliminar por um especialista para depois apresentá-lo à comunidade escolar.
A natureza democrática do planejamento não dispensa a definição prévia dos elementos e do período a que se destina.
Para agilizar o processo, a direção poderia conduzi-lo por meio de consultas aos segmentos, após as decisões tomadas pelo corpo dirigente sobre os eventos e atividades.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O corpo dirigente de uma instituição implantou um novo estilo de organização da gestão. A mais importante atitude do grupo era a iniciativa, e a tomada de decisão estava centrada nos indivíduos, que assumiam as responsabilidades pelos resultados. Esse estilo é denominado
O princípio da Gestão Democrática não se esgota em atos isolados de participação da comunidade escolar, mas ela se consubstancia quando se
delega à Coordenação Pedagógica da Instituição, a organização do seu currículo, tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) necessários à educação de qualidade.
apresenta uma direção competente, que atenda às necessidades do corpo docente e organize um planejamento adequado à estrutura da Instituição Educacional.
realizam práticas democráticas sistemáticas com os educandos, pais, educadores, funcionários e com a comunidade que a cerca.
desenvolve a formação dos cidadãos, especialmente nos dias de comemorações históricas e nas necessárias lições de educação cívica, que traduzam uma liberdade responsável.
fornecem condições reais para a elaboração do currículo, pautado nos interesses da comunidade e, em particular, nos dos grupos sociais mais pobres.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) - 2007
Os sistemas educacionais, assim como as escolas, devem ser entendidos como organismos vivos e dinâmicos que fazem parte de um contexto socioeconômico e cultural, demandando um modelo de gestão democrática que implica a participação de todos os segmentos de forma articulada para realizar um projeto educacional compatível com as necessidades sociais. Assinale a alternativa que contempla um pressuposto desse modelo de gestão:
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.
A gestão da escola reflete o grau de autonomia de seus participantes.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção incorreta no que tange à gestão educacional.
A gestão educacional fundamentada nos princípios e proposições da administração científica de Taylor e gerencial de Fayol materializou-se na administração tecnicista da educação.
Um dos mecanismos de aplicação da gestão democrática da educação, é a implantação de conselhos escolares, dos quais participam, obrigatoriamente, as comunidades escolar e local.
O princípio constitucional da gestão democrática do ensino público foi regulado por lei federal que dispõe sobre a escolha de diretores das unidades escolares por concurso público ou por eleição.
A gestão democrática do ensino público se expressa, na escola, também pelos progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira que devem ser assegurados pelos sistemas de ensino aos estabelecimentos que os integram.
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