Questões sobre Gestão Educacional e Planejamento Participativo

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Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.

A presença de tecnologias e a prática de avaliação rigorosa asseguram a qualidade da escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão escolar, julgue os itens de 111 a 115.

Na gestão democrática, todos participam das decisões, portanto não existem responsabilidades individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A elaboração da Proposta Pedagógica, com a participação dos profissionais da educação da Unidade Escolar, configura-se como um princípio de:

  • A.

    centralização;

  • B.

    gestão democrática;

  • C.

    hierarquia;

  • D.

    descentralização;

  • E.

    amplitude pedagógica.

Considerando que o planejamento é uma etapa importante em qualquer processo administrativo, julgue os itens subseqüentes.

Nas instituições educacionais, o planejamento participativo desenvolve-se no âmbito da direção da escola, não sendo necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A direção de uma escola resolveu realizar um planejamento participativo com todos os segmentos da comunidade escolar para organizar as atividades e os eventos do ano letivo que iria começar. Para isso solicitou a indicação de dois representantes de cada segmento para composição da comissão responsável pela elaboração do documento preliminar. Assinale a opção correta acerca dessa ação.

  • A.

    A comissão deveria ser mais homogênea para possibilitar a busca de um projeto sem muitos conflitos.

  • B.

    A direção deveria ter solicitado a elaboração do documento preliminar por um especialista para depois apresentá-lo à comunidade escolar.

  • C.

    A natureza democrática do planejamento não dispensa a definição prévia dos elementos e do período a que se destina.

  • D.

    Para agilizar o processo, a direção poderia conduzi-lo por meio de consultas aos segmentos, após as decisões tomadas pelo corpo dirigente sobre os eventos e atividades.

O corpo dirigente de uma instituição implantou um novo estilo de organização da gestão. A mais importante atitude do grupo era a iniciativa, e a tomada de decisão estava centrada nos indivíduos, que assumiam as responsabilidades pelos resultados. Esse estilo é denominado

  • A. autocrático.
  • B. liberal.
  • C. democrático.
  • D. situacional.

O princípio da Gestão Democrática não se esgota em atos isolados de participação da comunidade escolar, mas ela se consubstancia quando se

  • A.

    delega à Coordenação Pedagógica da Instituição, a organização do seu currículo, tendo como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) necessários à educação de qualidade.

  • B.

    apresenta uma direção competente, que atenda às necessidades do corpo docente e organize um planejamento adequado à estrutura da Instituição Educacional.

  • C.

    realizam práticas democráticas sistemáticas com os educandos, pais, educadores, funcionários e com a comunidade que a cerca.

  • D.

    desenvolve a formação dos cidadãos, especialmente nos dias de comemorações históricas e nas necessárias lições de educação cívica, que traduzam uma liberdade responsável.

  • E.

    fornecem condições reais para a elaboração do currículo, pautado nos interesses da comunidade e, em particular, nos dos grupos sociais mais pobres.

Os sistemas educacionais, assim como as escolas, devem ser entendidos como organismos vivos e dinâmicos que fazem parte de um contexto socioeconômico e cultural, demandando um modelo de gestão democrática que implica a participação de todos os segmentos de forma articulada para realizar um projeto educacional compatível com as necessidades sociais. Assinale a alternativa que contempla um pressuposto desse modelo de gestão:

  • A. Tensão, conflitos e crise são encarados como problemas a serem evitados e reprimidos.
  • B. O ambiente de trabalho e o comportamento humano são previsíveis, podendo ser controlados por normas que garantam a uniformidade de ação.
  • C. A responsabilidade maior do dirigente é a obtenção e a garantia de recursos necessários para o bom funcionamento da escola.
  • D. Boas experiências realizadas em outro contexto servem apenas como referência e não como modelos, não podendo ser transferidas, tendo em vista a peculiaridade de cada ambiente escolar.
  • E. A melhor maneira de administrar é fragmentar o trabalho em funções e tarefas atribuídas a diferentes pessoas de acordo com suas especialidades.

Considerando as idéias do texto acima, julgue os itens a seguir.

A gestão da escola reflete o grau de autonomia de seus participantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção incorreta no que tange à gestão educacional.

  • A.

    A gestão educacional fundamentada nos princípios e proposições da administração científica de Taylor e gerencial de Fayol materializou-se na administração tecnicista da educação.

  • B.

    Um dos mecanismos de aplicação da gestão democrática da educação, é a implantação de conselhos escolares, dos quais participam, obrigatoriamente, as comunidades escolar e local.

  • C.

    O princípio constitucional da gestão democrática do ensino público foi regulado por lei federal que dispõe sobre a escolha de diretores das unidades escolares por concurso público ou por eleição.

  • D.

    A gestão democrática do ensino público se expressa, na escola, também pelos progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira que devem ser assegurados pelos sistemas de ensino aos estabelecimentos que os integram.

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