Questões sobre Gestão Educacional e Planejamento Participativo

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Assinale a opção incorreta no que concerne às etapas de avaliação de um planejamento participativo.

  • A.

    A atribuição de sentido a um processo avaliativo vai além da explicitação da sua finalidade. Pelo seu caráter reflexivo e político, deve também explicitar que a avaliação pode ser utilizada para excluir ou punir.

  • B.

    Adotar procedimentos metodológicos interrelacionados é uma forma de assegurar a consistência interna e externa do processo de avaliação e a ampliação da sua qualidade.

  • C.

    Um dos pressupostos da avaliação é a transparência na comunicação. Por isso, os envolvidos no processo avaliativo devem ter acesso aos seus resultados, para se evitar o esvaziamento das ações a serem implementadas posteriormente.

  • D.

    O compromisso com a visão sistêmica da organização deve ser colocado em uma categoria inferior em relação a projetos ou programas cujo propósito específico seja criar a capacidade avaliativa institucional.

Com relação ao planejamento participativo, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O planejamento educacional participativo permite articular as diferenças presentes no coletivo da instituição em prol de um projeto comum, de forma que a participação e o envolvimento de todos produza compromissos com as decisões tomadas.

  • B.

    O planejamento participativo, pela sua natureza democrática, dispensa a definição prévia do espaço e dos aspectos sobre os quais se deseja intervir.

  • C.

    Um sistema de comunicação bilateral com consultas para elaboração do planejamento não deve ser denominado planejamento participativo.

  • D.

    O planejamento participativo é contrário ao princípio da meritocracia, segundo o qual há especialistas detentores de informações qualificadas e técnicas mais adequadas a cada situação em que o planejamento é requerido.

O registro principal da gestão democrática é:

  • A. O processo coletivo e totalizante.
  • B. O estudo sobre os conteúdos da gestão.
  • C. A socialização das idéias
  • D. A participação efetiva de todos.
  • E. O estudo da prática administrativa.

A gestão democrática será um modelo de administração da educação quando:

  • A. A avaliação sobre a escola pública acontecer de fato.
  • B. Dirigentes e dirigidos participarem efetivamente sobre o debate da gestão democrática escolar.
  • C. A relação professor/aluno, acontecer em harmonia.
  • D. A relação entre a administração e os demais funcionários for autêntica.
  • E. A escola pública abrir suas portas para os pais dos alunos e para os alunos

Recusando a idéia de que o professor é um mero expectador das políticas educacionais − um mero técnico ou burocrata que apenas executa as diretrizes político-pedagógicas vindas dos órgãos superiores, sem refleti-las e participar de alguma forma de sua elaboração − continuo a acreditar que a formação continuada possa ser uma formação verdadeiramente profissional, alicerçada na coresponsabilidade, na capacidade e no poder de mudança pelos professores de cada uma das escolas...

A concepção acima, pressupõe que a inovação e a atualização do Professor serão atingidas através de:

  • A. cursos e seminários organizados por sindicatos e associações de classe.
  • B. grupos de trabalhos para elaboração coletiva de material didático e textos de apoio ao aluno.
  • C. grupos de estudo-reflexão e projetos de formaçãoação- investigação.
  • D. movimentos de reivindicações de melhores condições de trabalho e salários dignos, compatíveis com sua profissionalização.
  • E. reuniões sistemáticas com a Direção, para elaboração de diretrizes e metodologias do Projeto da Escola.

Eu só sou sujeito se os outros também o são e se eu possibilito que os outros o sejam.

Para se ter uma gestão democrática é preciso permitir que a Sociedade

  • A. defina os projetos que os Dirigentes devem executar para a comunidade.
  • B. exerça seu direito à informação e à participação enquanto sujeito de ação.
  • C. colabore na execução das ações planejadas pelos Administradores e Especialistas.
  • D. reconheça a competência técnica dos Gestores que viabilizam o trabalho da escola.
  • E. avalize a atuação dos Especialistas como sujeitos da elaboração dos projetos pedagógicos.

Acerca dos diversos tipos e modalidades de planejamento participativo no ensino e na aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

Na gestão participativa, subjaz o modelo da representação política dos segmentos envolvidos no processo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos diversos tipos e modalidades de planejamento participativo no ensino e na aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

A autogestão demanda revolução das estruturas de propriedade e de poder.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos diversos tipos e modalidades de planejamento participativo no ensino e na aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

A gestão cooperativa requer, necessariamente, a posse coletiva dos bens de produção.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos diversos tipos e modalidades de planejamento participativo no ensino e na aprendizagem, julgue os itens subseqüentes.

A co-gestão implica a divisão de responsabilidade de acordo com a estrutura hierárquica da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado
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