Lista completa de Questões sobre Gestão Educacional e Planejamento Participativo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito ao planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o planejamento participativo, deve-se estabelecer um conjunto de providências a serem tomadas pelo gestor, formuladas com base em métodos quantitativos e qualitativos, com o intuito de modificar determinada situação.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito ao planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.
O foco exclusivo do planejamento participativo é a democratização das decisões.
Os fatos apresentados a seguir caracterizam-se como situações que podem exigir competência no gerenciamento da sala de aula, de modo a buscar a harmonização do clima organizacional.
I Encorajamento de alunos para desenvolverem o autocontrole.
II Incidência significativa de problemas disciplinares, que causam impacto sobre a eficácia do processo ensinoaprendizagem.
III Participação de alunos em redes de aprendizagem.
IV Tomada de decisões consistentes para resolução de problemas.
Assinale a opção que apresenta as situações que podem exigir gerenciamento da sala de aula.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
Observe o quadro abaixo.
Do ponto de vista metodológico, o planejamento participativo desenvolveu um conjunto de conceitos, modelos, processos, instrumentos e técnicas para dar importância ao crescimento do coletivo e do pessoal. Seu ponto de partida é
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2013
O planejamento participativo pressupõe distribuição de poder e a possibilidade de decidir na construção não apenas como ou com quê fazer, mas também o quê fazer e o para quê fazer. Busca interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la em uma direção estabelecida em conjunto por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento. Incorpora três ideias que são fundamentais no planejamento com visão estratégica e situacional, sendo elas
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
São características de uma gestão escolar democrático-participativa, EXCETO:
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito das concepções tradicional e democrática de gestão educacional, julgue os itens subsequentes.
O gestor escolar, na concepção democrática, deve ser aquele que zela pelos interesses da comunidade mesmo tendo sido indicado pelo poder local e não por processos eleitorais.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito das concepções tradicional e democrática de gestão educacional, julgue os itens subsequentes.
Na concepção democrática, destacam-se a qualificação e a competência profissional e nega-se todo o poder instituído.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2013
A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, é correto afirmar que, EXCETO:
A participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar.
Os processos de participação constituem, eles próprios, processos de aprendizagem e de mudanças culturais a serem construídos cotidianamente.
O projeto político-pedagógico ocupa um papel central na construção de processos de participação, sobretudo na implementação de uma gestão democrática.
Todos os processos chamados de participação garantem o compartilhamento das decisões e do poder.
Pedagogia - Gestão Educacional e Planejamento Participativo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito das concepções tradicional e democrática de gestão educacional, julgue os itens subsequentes.
A racionalidade dos processos e o controle são as principais características da concepção democrática e constituem os métodos essenciais para a obtenção dos melhores resultados para as organizações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...