Questões sobre Gestão Educacional e Planejamento Participativo

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No que diz respeito ao planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

De acordo com o planejamento participativo, deve-se estabelecer um conjunto de providências a serem tomadas pelo gestor, formuladas com base em métodos quantitativos e qualitativos, com o intuito de modificar determinada situação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao planejamento participativo, julgue os itens que se seguem.

O foco exclusivo do planejamento participativo é a democratização das decisões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os fatos apresentados a seguir caracterizam-se como situações que podem exigir competência no gerenciamento da sala de aula, de modo a buscar a harmonização do clima organizacional.

I – Encorajamento de alunos para desenvolverem o autocontrole.

II – Incidência significativa de problemas disciplinares, que causam impacto sobre a eficácia do processo ensinoaprendizagem.

III – Participação de alunos em redes de aprendizagem.

IV – Tomada de decisões consistentes para resolução de problemas.

Assinale a opção que apresenta as situações que podem exigir gerenciamento da sala de aula.

  • A. Somente I.
  • B. Somente II.
  • C. I e IV.
  • D. II e IV.
  • E. III e IV.

Observe o quadro abaixo.

Do ponto de vista metodológico, o planejamento participativo desenvolveu um conjunto de conceitos, modelos, processos, instrumentos e técnicas para dar importância ao crescimento do coletivo e do pessoal. Seu ponto de partida é

  • A. definir o marco referencial, o que significa definir o conjunto de referências teóricas, políticas, filosóficas que balizará o trabalho da instituição. Trata-se da explicitação das ideias, das concepções, teorias que orientarão a prática educativa da organização. Para que isso seja possível, é preciso compreender as relações existentes entre a instituição e a realidade em que está inserida, realidade não apenas local, mas nacional e mundial. Dessa relação entre o global, o nacional e o local, pode-se, então, compreender a “realidade” da organização. Gandin (1994), ao discutir o “marco referencial”, apresenta três eixos para a discussão: 1. marco situacional; 2. marco doutrinal; 3. marco operativo.
  • B. explicitar a missão da instituição. Essa análise possibilita a definição e explicitação sobre as finalidades sociais dos processos formativos dentro da instituição e questionar sobre o tipo de sociedade com o qual a instituição se compromete ou deseja se comprometer, que tipo de sujeitos pretende formar, qual sua intencionalidade, compreendida esta em suas dimensões política, cultural e educativa.
  • C. determinar a missão da instituição, sua visão de futuro, suas estratégias e objetivos básicos. Planejar é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.
  • D. o diagnóstico da situação da empresa. Consiste em uma estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.
  • E. levantar os problemas e os entraves para a construção da qualidade desejada. É um sistema eficaz que integra o desenvolvimento, a manutenção e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo de criar produtos/serviços com o máximo de economia e a plena satisfação dos consumidores.

O planejamento participativo pressupõe distribuição de poder e a possibilidade de decidir na construção não apenas “como” ou “com quê” fazer, mas também “o quê” fazer e o “para quê” fazer. Busca interferir na realidade social, para transformá-la e para construí-la em uma direção estabelecida em conjunto por todos os que participam da instituição, grupo ou movimento. Incorpora três ideias que são fundamentais no planejamento com visão estratégica e situacional, sendo elas

  • A. análise situacional, análise operacional e metas. Efetuar uma síntese das análises internas e externas. Identificar elementos-chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação. Preparar opções estratégicas: riscos/problemas a resolver.
  • B. missão, qualidade e participação. Planejar para contribuir com a transformação da sociedade na linha da justiça social. Planejar é desenvolver um projeto técnico para um projeto político.
  • C. finalidades, diretrizes e objetivos. Concentrar-se nos pontos fortes, reconhecer as fraquezas, agarrar as oportunidades e proteger-se contra as ameaças. (SUN TZU, 500 a.C.).
  • D. objetivos gerais, metas e planos de ação. Planejar exige a análise de SWOT ou análise FOFA ou PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Trata-se de uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário ou análise de ambiente.
  • E. finalidades, missão, objetivos. A finalidade é satisfazer o cliente. Planejar é solucionar os problemas que aparecem.

São características de uma gestão escolar democrático-participativa, EXCETO:

  • A. Qualificação e competência profissional.
  • B. Todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.
  • C. Acompanhamento e avaliação sistemáticos com finalidade pedagógica.
  • D. Definição explícita, por parte da equipe escolar, de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola.
  • E. Ênfase na administração regulada, descuidando-se, às vezes, dos objetivos específicos da instituição escolar.

A respeito das concepções tradicional e democrática de gestão educacional, julgue os itens subsequentes.

O gestor escolar, na concepção democrática, deve ser aquele que zela pelos interesses da comunidade mesmo tendo sido indicado pelo poder local e não por processos eleitorais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das concepções tradicional e democrática de gestão educacional, julgue os itens subsequentes.

Na concepção democrática, destacam-se a qualificação e a competência profissional e nega-se todo o poder instituído.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão democrática implica a efetivação de novos processos de organização e gestão baseados em uma dinâmica que favoreça os processos coletivos e participativos de decisão. Nesse sentido, é correto afirmar que, EXCETO:

  • A.

    A participação constitui uma das bandeiras fundamentais a serem implementadas pelos diferentes atores que constroem o cotidiano escolar.

  • B.

    Os processos de participação constituem, eles próprios, processos de aprendizagem e de mudanças culturais a serem construídos cotidianamente.

  • C.

    O projeto político-pedagógico ocupa um papel central na construção de processos de participação, sobretudo na implementação de uma gestão democrática.

  • D.

    Todos os processos chamados de participação garantem o compartilhamento das decisões e do poder.

A respeito das concepções tradicional e democrática de gestão educacional, julgue os itens subsequentes.

A racionalidade dos processos e o controle são as principais características da concepção democrática e constituem os métodos essenciais para a obtenção dos melhores resultados para as organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado
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