Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Paulo Freire (1997), “não há docência sem discência”. Nesse sentido, o autor afirma que ensinar exige

  • A.

    assimilação da realidade.

  • B.

    solidez de conteúdos.

  • C.

    formação acadêmica.

  • D.

    reflexão crítica sobre a prática.

  • E.

    método científico.

O Diário de Classe é o documento de escrituração escolar coletivo, em que devem ser registradas, sistematicamente, as atividades desenvolvidas com a turma e o resultado do desempenho e frequência dos alunos. Compete à Secretaria Escolar, em relação ao Diário de Classe,

  • A.

    mantê-lo atualizado e organizado.

  • B.

    registrar a frequência e as notas dos alunos.

  • C.

    registrar o conteúdo programático e as aulas dadas.

  • D.

    acrescentar o nome dos alunos matriculados no decorrer do ano letivo.

  • E.

    registrar as reposições de aulas no campo das observações.

A Escrituração Escolar é o registro sistemático dos fatos e dados com a finalidade de assegurar, em qualquer época, a verificação da

  • A.

    identidade religiosa e origem dos alunos.

  • B.

    autenticidade da vida escolar e o funcionamento da escola.

  • C.

    regularidade das atividades culturais da comunidade local.

  • D.

    identidade social da equipe gestora e docente.

  • E.

    regularidade do transporte público que serve a comunidade.

Analisando o papel do professor na sociedade da aprendizagem, Alarcão (2010) afirma que:

  • A.

    O professor não pode se eximir de ser o foco irradiador de todo processo de ensino e aprendizagem.

  • B.

    O professor é uma dentre tantas fontes de informações que os alunos encontram a sua disposição.

  • C.

    O professor é o responsável, exclusivamente pela estruturação do ensino.

  • D.

    O professor é o centralizador dos procedimentos necessários à acumulação de saberes por parte dos alunos.

  • E.

    O professor é o objeto pedagógico privilegiado de apoio na construção do conhecimento.

A Ata de Resultados Finais é o documento que registra o resultado final de todos os alunos matriculados no decorrer do ano letivo e deve conter, dentre outras informações,

  • A.

    composição e assinatura dos membros do conselho de classe/série.

  • B.

    lista de disciplinas que o aluno cursará no próximo ano letivo.

  • C.

    frequência parcial e final do estudante.

  • D.

    assinatura do professor e coordenador pedagógico.

  • E.

    rol de disciplinas e carga horária do ano cursado.

“É uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. É um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.” (Libâneo,1994)

O trecho acima descreve

  • A.

    a Gestão educacional.

  • B.

    o Planejamento escolar.

  • C.

    a Aprendizagem escolar.

  • D.

    a Metodologia didática.

  • E.

    a Didática de ensino.

A Secretaria Escolar é o setor componente da unidade educacional responsável pela documentação sistemática da vida da escola em seu conjunto. Seu papel é o de proceder, segundo determinadas normas, ao registro, dentre outros:

  • A.

    da movimentação financeira da associação de pais e amigos da escola.

  • B.

    das atas de reuniões do grêmio estudantil.

  • C.

    das reuniões da associação de moradores, quando realizadas no espaço escolar.

  • D.

    das eleições, realizadas no âmbito escolar, dos representantes das associações de classe.

  • E.

    dos fatos e dados relativos à vida escolar do aluno e da unidade escolar.

A cordialidade, a ratificação do outro, as explicações claras e objetivas, o bom atendimento, é tudo que se espera de uma pessoa que esteja exercendo o papel de lidar com o público. Para que isso ocorra, dentre outras exigências, é necessário

  • A.

    atender rápida e prontamente à solicitação do outro, sem ouvi-lo atentamente.

  • B.

    atender às pessoas segundo a posição que ocupam na comunidade local.

  • C.

    entender que a comunicação se dá ao se adaptar ao tema, às pessoas envolvidas.

  • D.

    concentrar-se na interação com o outro, ao mesmo tempo que se atenta aos ruídos externos.

  • E.

    evitar mal entendidos, promovendo os ruídos na comunicação e na interação com o outro.

Na interação do cotidiano, são usadas diferentes formas de comunicação. Por exemplo, na secretaria da escola, em uma situação de atendimento, um funcionário diz:

– Bom dia, o que a senhora deseja?

E ela responde:

– O senhor pode me informar quando vai começar o período de renovação de matrícula?

Essa configuração de comunicação denomina-se gênero textual

  • A.

    de marcação.

  • B.

    da escrita.

  • C.

    da oralidade.

  • D.

    da comunicação.

  • E.

    de relação.

A gestão escolar voltada para a transformação social contrapõe- se à centralização do poder e por isso tem como foco principal a participação de

  • A.

    pais, professores, funcionários, estudantes, comunidade local.

  • B.

    equipe gestora, comunidade do entorno, especialistas, professores e pais.

  • C.

    pessoal do núcleo técnico-pedagógico, docentes, funcionários, pais e direção da escola.

  • D.

    comunidade escolar, pais, estudantes, equipe gestora e equipe pedagógica.

  • E.

    políticos, representante comunitário, professores, diretor de escola e pais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...