Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para Paulo Freire (1997), não há docência sem discência. Nesse sentido, o autor afirma que ensinar exige
assimilação da realidade.
solidez de conteúdos.
formação acadêmica.
reflexão crítica sobre a prática.
método científico.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O Diário de Classe é o documento de escrituração escolar coletivo, em que devem ser registradas, sistematicamente, as atividades desenvolvidas com a turma e o resultado do desempenho e frequência dos alunos. Compete à Secretaria Escolar, em relação ao Diário de Classe,
mantê-lo atualizado e organizado.
registrar a frequência e as notas dos alunos.
registrar o conteúdo programático e as aulas dadas.
acrescentar o nome dos alunos matriculados no decorrer do ano letivo.
registrar as reposições de aulas no campo das observações.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A Escrituração Escolar é o registro sistemático dos fatos e dados com a finalidade de assegurar, em qualquer época, a verificação da
identidade religiosa e origem dos alunos.
autenticidade da vida escolar e o funcionamento da escola.
regularidade das atividades culturais da comunidade local.
identidade social da equipe gestora e docente.
regularidade do transporte público que serve a comunidade.
Analisando o papel do professor na sociedade da aprendizagem, Alarcão (2010) afirma que:
O professor não pode se eximir de ser o foco irradiador de todo processo de ensino e aprendizagem.
O professor é uma dentre tantas fontes de informações que os alunos encontram a sua disposição.
O professor é o responsável, exclusivamente pela estruturação do ensino.
O professor é o centralizador dos procedimentos necessários à acumulação de saberes por parte dos alunos.
O professor é o objeto pedagógico privilegiado de apoio na construção do conhecimento.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A Ata de Resultados Finais é o documento que registra o resultado final de todos os alunos matriculados no decorrer do ano letivo e deve conter, dentre outras informações,
composição e assinatura dos membros do conselho de classe/série.
lista de disciplinas que o aluno cursará no próximo ano letivo.
frequência parcial e final do estudante.
assinatura do professor e coordenador pedagógico.
rol de disciplinas e carga horária do ano cursado.
É uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. É um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. (Libâneo,1994)
O trecho acima descreve
a Gestão educacional.
o Planejamento escolar.
a Aprendizagem escolar.
a Metodologia didática.
a Didática de ensino.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A Secretaria Escolar é o setor componente da unidade educacional responsável pela documentação sistemática da vida da escola em seu conjunto. Seu papel é o de proceder, segundo determinadas normas, ao registro, dentre outros:
da movimentação financeira da associação de pais e amigos da escola.
das atas de reuniões do grêmio estudantil.
das reuniões da associação de moradores, quando realizadas no espaço escolar.
das eleições, realizadas no âmbito escolar, dos representantes das associações de classe.
dos fatos e dados relativos à vida escolar do aluno e da unidade escolar.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A cordialidade, a ratificação do outro, as explicações claras e objetivas, o bom atendimento, é tudo que se espera de uma pessoa que esteja exercendo o papel de lidar com o público. Para que isso ocorra, dentre outras exigências, é necessário
atender rápida e prontamente à solicitação do outro, sem ouvi-lo atentamente.
atender às pessoas segundo a posição que ocupam na comunidade local.
entender que a comunicação se dá ao se adaptar ao tema, às pessoas envolvidas.
concentrar-se na interação com o outro, ao mesmo tempo que se atenta aos ruídos externos.
evitar mal entendidos, promovendo os ruídos na comunicação e na interação com o outro.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Na interação do cotidiano, são usadas diferentes formas de comunicação. Por exemplo, na secretaria da escola, em uma situação de atendimento, um funcionário diz:
Bom dia, o que a senhora deseja? E ela responde: O senhor pode me informar quando vai começar o período de renovação de matrícula? Essa configuração de comunicação denomina-se gênero textualde marcação.
da escrita.
da oralidade.
da comunicação.
de relação.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A gestão escolar voltada para a transformação social contrapõe- se à centralização do poder e por isso tem como foco principal a participação de
pais, professores, funcionários, estudantes, comunidade local.
equipe gestora, comunidade do entorno, especialistas, professores e pais.
pessoal do núcleo técnico-pedagógico, docentes, funcionários, pais e direção da escola.
comunidade escolar, pais, estudantes, equipe gestora e equipe pedagógica.
políticos, representante comunitário, professores, diretor de escola e pais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...