Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2014
Um dos maiores desafios da sociedade, com relação ao processo educacional é a qualidade na educação. Educação e qualidade são processos indissociáveis, tendo em vista os fatores emergentes da sociedade contemporânea, seus desafios, o avanço da tecnologia e o crescimento populacional a nível mundial. Com isso, para que se possa trabalhar em prol de uma educação qualitativa dentro do âmbito escolar é preciso:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2014
As dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho nas instituições de ensino são base de fundamentação e suporte para o trabalho e a ação docente no processo ensinoaprendizagem. Para tanto, vale lembrar que o trabalho escolar, conforme sua organização desempenha funções diferentes, com isso é preciso ter clareza sobre seus limites para que se possa contribuir com uma educação emancipatória. Diante disso considere as seguintes afirmativas, assinalando (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) Para que haja o processo de educação emancipatória é preciso que o trabalho pedagógico se assente também em uma pedagogia emancipatória.
( ) A finalidade do trabalho escolar emancipatório conduz o aluno ao disciplinamento para a vida produtiva e alienada à sociedade.
( ) O disciplinamento que pode ser trabalhado numa educação emancipatória só pode ser realizado, caso este venha a contribuir com a transformação social e política do cidadão numa visão crítica sobre os fatos sociais.
( ) Para a eficácia do trabalho pedagógico emancipatório é preciso pensar a escola em sua totalidade.
( ) Para que haja eficiência no processo educacional emancipatório é preciso compreender a gestão escolar como prática social de intervenção na realidade, tendo em vista a sua transformação, e sugerir uma nova qualidade na formação dos profissionais da educação, pedagogos e professores.
Assinale a alternativa que correspondente a sequência correta, de cima para baixo:
Numa instituição escolar, quando os educadores organizam o tempo e as atividades de modo a permitir que as crianças brinquem todos os dias, na maior parte do tempo, tanto nas áreas externas quanto internas, tal acontecimento pode sinalizar qualidade da educação infantil, que por sua vez pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:
O ensino pela pesquisa é um modo de conduzir o aluno ao processo de produção do conhecimento. A esse processo pode-se denominar, em termos específicos, como busca do conhecimento e, em termos amplos, como o processo educativo.
Eleger a pesquisa como eixo organizador das atividades de ensino exige
I. a compreensão de currículo como um caminho construído cotidianamente, a partir de intenções educativas previamente estabelecidas pelo coletivo de professores.
II. a organização dos conteúdos escolares, para além de uma perspectiva disciplinar, em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, que caminha para estudos e concepções curriculares interdisciplinares.
III. a compreensão de que a construção de conhecimentos se dá no estabelecimento de múltiplas relações com a realidade.
IV. a adoção de estratégias diretamente vinculadas de modo que experiências práticas possam ser mobilizadas para essa aprendizagem. Ou seja, que a própria prática da pesquisa seja caminho do processo de ensino e aprendizagem.
V. a concepção do processo do conhecimento, a ser visto como efetiva construção dos objetos, em que a ênfase recai sobre a atitude do aluno frente ao objeto pesquisado.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Sobre a Pesquisa Quantitativa, é correto afirmar que:
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
Analise o texto abaixo:
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
Acredita-se que ambientes variados podem favorecer diferentes tipos de interações e que o professor tem papel importante como organizador dos espaços onde ocorre o processo educacional.
Tal trabalho deve basear-se em:
Considerando as diferentes características e as especificidades de cada abordagem entre os métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O método de pesquisa qualitativa analisa o comportamento humano, utilizando a observação naturalista e não controlada.
( ) Os métodos de pesquisa qualitativa são subjetivos e estão perto dos dados, orientados ao descobrimento; são exploratórios, descritivos e indutivos.
( ) Os métodos quantitativos são orientados à busca da magnitude e das causas dos fenômenos sociais, sem interesse pela dimensão subjetiva e utilizam procedimentos controlados.
( ) Os métodos de pesquisa qualitativa assumem uma realidade estática, são orientados aos resultados, replicáveis e generalizáveis.
A sequência está correta em
Um arquivo escolar é primordial para o bom andamento administrativo de uma escola. E acerca de noções gerais sobre arquivo escolar é correto afirmar que:
Certamente um Administrador Escolar, em suas ações e propostas escolares, deve levar em consideração as diferentes fases do desenvolvimento humano e suas peculiaridades em relação ao processo educativo. Saberá, pois que a concepção ambientalista confere importância ao ambiente no que se refere ao desenvolvimento humano. Assim sendo, o homem é concebido como:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...