Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um dos maiores desafios da sociedade, com relação ao processo educacional é a qualidade na educação. Educação e qualidade são processos indissociáveis, tendo em vista os fatores emergentes da sociedade contemporânea, seus desafios, o avanço da tecnologia e o crescimento populacional a nível mundial. Com isso, para que se possa trabalhar em prol de uma educação qualitativa dentro do âmbito escolar é preciso:

  • A. Trabalhar especificamente com materiais elaborados igualmente para todos os alunos, utilizando-se de metodologias tradicionais, considerando que a sala de aula é um espaço de ensino concentrado nas mãos do professor e na passividade do aluno.
  • B. Impedir que as manifestações culturais da comunidade escolar interfiram no trabalho dos professores e no currículo escolar.
  • C. Conhecer a comunidade escolar e trabalhar na elaboração de um projeto pedagógico que atenda as necessidades da mesma, aliando todo o trabalho escolar numa visão de gestão democrática.
  • D. Capacitar os professores para que haja uma prática educacional autoritária e reprodutora.

As dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho nas instituições de ensino são base de fundamentação e suporte para o trabalho e a ação docente no processo ensinoaprendizagem. Para tanto, vale lembrar que o trabalho escolar, conforme sua organização desempenha funções diferentes, com isso é preciso ter clareza sobre seus limites para que se possa contribuir com uma educação emancipatória. Diante disso considere as seguintes afirmativas, assinalando (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) Para que haja o processo de educação emancipatória é preciso que o trabalho pedagógico se assente também em uma pedagogia emancipatória.

( ) A finalidade do trabalho escolar emancipatório conduz o aluno ao disciplinamento para a vida produtiva e alienada à sociedade.

( ) O disciplinamento que pode ser trabalhado numa educação emancipatória só pode ser realizado, caso este venha a contribuir com a transformação social e política do cidadão numa visão crítica sobre os fatos sociais.

( ) Para a eficácia do trabalho pedagógico emancipatório é preciso pensar a escola em sua totalidade.

( ) Para que haja eficiência no processo educacional emancipatório é preciso compreender a gestão escolar como prática social de intervenção na realidade, tendo em vista a sua transformação, e sugerir uma nova qualidade na formação dos profissionais da educação, pedagogos e professores.

Assinale a alternativa que correspondente a sequência correta, de cima para baixo:

  • A. V, V, V, F, V.
  • B. F, V, F, V, F.
  • C. V, F, V, F, F.
  • D. V, F, V, V, V.

Numa instituição escolar, quando os educadores organizam o tempo e as atividades de modo a permitir que as crianças brinquem todos os dias, na maior parte do tempo, tanto nas áreas externas quanto internas, tal acontecimento pode sinalizar qualidade da educação infantil, que por sua vez pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

  • A. Crianças relacionando-se com o ambiente natural e social.
  • B. Planejamento, acompanhamento e avaliação.
  • C. Crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo.
  • D. Condições de trabalho adequadas.

O ensino pela pesquisa é um modo de conduzir o aluno ao processo de produção do conhecimento. A esse processo pode-se denominar, em termos específicos, como busca do conhecimento e, em termos amplos, como o processo educativo.

Eleger a pesquisa como eixo organizador das atividades de ensino exige

I. a compreensão de currículo como um caminho construído cotidianamente, a partir de intenções educativas previamente estabelecidas pelo coletivo de professores.

II. a organização dos conteúdos escolares, para além de uma perspectiva disciplinar, em conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, que caminha para estudos e concepções curriculares interdisciplinares.

III. a compreensão de que a construção de conhecimentos se dá no estabelecimento de múltiplas relações com a realidade.

IV. a adoção de estratégias diretamente vinculadas de modo que experiências práticas possam ser mobilizadas para essa aprendizagem. Ou seja, que a própria prática da pesquisa seja caminho do processo de ensino e aprendizagem.

V. a concepção do processo do conhecimento, a ser visto como efetiva construção dos objetos, em que a ênfase recai sobre a atitude do aluno frente ao objeto pesquisado.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  • A. I, II, III e IV apenas.
  • B. II, III, IV e V apenas.
  • C. I, III e IV apenas.
  • D. II e IV apenas.

Sobre a Pesquisa Quantitativa, é correto afirmar que:

  • A. Tem caráter exploratório, isto é, estimula os entrevistados a pensarem livremente sobre alguma coisa, objeto ou conceito. Mostra aspectos subjetivos e atingem motivações não explícitas, ou mesmo conscientes, de maneira espontânea. É utilizada quando se busca percepções e entendimento sobre a natureza geral de uma questão, abrindo espaço para a interpretação. É uma pesquisa indutiva, isto é, o pesquisador desenvolve conceitos, ideias e entendimentos a partir de padrões encontrados nos dados ao invés de coletar dados para comprovar teorias, hipóteses e modelos pré-concebidos.
  • B. Visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações variáveis. A forma mais comum de apresentação é o levantamento, em geral realizado mediante questionário ou observação sistemática, que oferece uma descrição da situação no momento da pesquisa. Metodologia indicada para orientar a forma de coleta de dados quando se pretende descrever determinados acontecimentos. É direcionada a pesquisadores que têm conhecimento aprofundado a respeito de fenômenos e problemas.
  • C. Considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números, opiniões e informações para classificá-los e analisá-los. Requer o uso de técnicas estatísticas e de recursos (percentagem, média, moda, mediana, desvio padrão, coeficiente de correlação, e outros). Assim, é focada na mensuração de fenômenos, envolvendo a coleta e análise de dados numéricos e aplicação de testes estatísticos.
  • D. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o porquê das coisas e, por isto, é o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente. Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos acontecimentos. Caracteriza-se pela utilização do método experimental (nas ciências físicas ou naturais) e observacional (nas ciências sociais). Geralmente, utiliza as formas de Pesquisa Experimental e Ex-Post-facto. Método adequado para pesquisas que procuram estudar a influência de determinados fatores na determinação de ocorrência de fatos ou situações.

Analise o texto abaixo:

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

  • A. (1) a criança ; (2) convívio ; (3) aprendizagens ; (4) o aluno
  • B. (1) o professor ; (2) convívio ; (3) linguagens ; (4) os pais de crianças
  • C. (1) o aluno ; (2) ensino do sistema alfabético ; (3) atividades pedagógicas ; (4) o aluno
  • D. (1) o aluno ; (2) ensino nas diferentes áreas ; (3) relações educativas ; (4) a criança
  • E. (1) a criança ; (2) ensino nos diferentes idiomas ; (3) relações interpessoais ; (4) os professores de crianças

Acredita-se que ambientes variados podem favorecer diferentes tipos de interações e que o professor tem papel importante como organizador dos espaços onde ocorre o processo educacional.

Tal trabalho deve basear-se em:

  • A. formação técnica na área da engenharia.
  • B. formação técnica na área da construção civil e arquitetura.
  • C. escuta, diálogo e na observação das necessidades e dos interesses expressos pelas crianças, transformando-se em objetivos pedagógicos.
  • D. escuta e atendimento aos interesses e conforto do corpo diretivo da instituição como diretor e equipe de supervisão pedagógica.
  • E. escuta, e observação aos interesses expressos pelas famílias, transformando o espaço que seria pedagógico em local desejado para atendimento aos familiares das crianças.

Considerando as diferentes características e as especificidades de cada abordagem entre os métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O método de pesquisa qualitativa analisa o comportamento humano, utilizando a observação naturalista e não controlada.

( ) Os métodos de pesquisa qualitativa são subjetivos e estão perto dos dados, orientados ao descobrimento; são exploratórios, descritivos e indutivos.

( ) Os métodos quantitativos são orientados à busca da magnitude e das causas dos fenômenos sociais, sem interesse pela dimensão subjetiva e utilizam procedimentos controlados.

( ) Os métodos de pesquisa qualitativa assumem uma realidade estática, são orientados aos resultados, replicáveis e generalizáveis.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V, V.
  • B. F, F, V, F.
  • C. V, V, V, F.
  • D. F, F, V, V.

Um arquivo escolar é primordial para o bom andamento administrativo de uma escola. E acerca de noções gerais sobre arquivo escolar é correto afirmar que:

  • A. As pastas de arquivo suspensos precisam ser revisadas quando os arquivos completarem um ou dois anos, impreterivelmente.
  • B. Um arquivo escolar só é funcional se utilizar pastas organizadoras por turmas ou séries. Com o arquivo por nome de aluno, a tendência é que a secretaria escolar fique sem espaço físico para outras atividades.
  • C. O uso de cores para separar um grande número de categorias de pastas não é recomendado no caso de um arquivo escolar.
  • D. As pastas de arquivo suspensos são geralmente usadas para categorias amplas.

Certamente um Administrador Escolar, em suas ações e propostas escolares, deve levar em consideração as diferentes fases do desenvolvimento humano e suas peculiaridades em relação ao processo educativo. Saberá, pois que a concepção ambientalista confere importância ao ambiente no que se refere ao desenvolvimento humano. Assim sendo, o homem é concebido como:

  • A. Um ser que constrói o seu conhecimento pela sua interação com o meio.
  • B. Um ser que reflete a condição social, econômica e cultural em que vive.
  • C. Um ser que se fundamenta nas relações sociais entre os indivíduos e o mundo exterior.
  • D. Um ser dinâmico, que desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...