Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conforme as considerações de Luck sobre a necessidade do planejamento em Orientação Educacional, analise as sentenças a seguir:
I. Deve-se entender que o planejamento, por si, não resolve, uma vez que é a ação que produz modificações e que medidas administrativas são necessárias para produzir resultados.
II. Com uma ação planejada, poderá a Orientação Educacional mostrar-se relevante e consistente.
III. Na falta de planejamento ou em função de um mau planejamento, o tempo disponível para o trabalho é distribuído racionalmente na proporção da importância das necessidades que deve atender.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
I, II e III.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação às premissas de uma pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.
Torna-se necessário, na pesquisa participante, discernir o campo próprio da produção do conhecimento do nível de intervenção no processo, para transformá-lo.
Está havendo um diz-que-diz. Alunos, professores e/ou funcionários comentam que determinado aluno está usando drogas. Segundo Tiba, a primeira providência da escola é:
Chamar seu professor e solicitar que tenha uma conversa com esse aluno, pois desta forma, o aluno se sentirá mais à vontade.
Após uma conversa com o orientador e com o diretor, esse aluno deverá ser advertido e suspenso da escola por alguns dias, para servir como exemplo aos demais.
Comunicar diretamente o fato ao Conselho Tutelar, sendo ele o canal competente para tratar da criança e do adolescente.
Dar uma olhada na ficha escolar desse aluno, levantar o máximo de informações a respeito do aluno, semelhante à ação de um detetive. Uma pessoa de absoluta confiança deve ser destacada para acompanhá-lo de perto. Os professores devem estar atentos ao seu comportamento na aula.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação às premissas de uma pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.
Em uma pesquisa participante, o objetivo é a captação do real em determinado momento com objetividade, pois somente assim se alcança a construção de um novo conhecimento.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação às premissas de uma pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.
A superação da oposição sujeito/objeto no interior de processos que geram saberes e na sequência de ações que aspiram gerar transformações não influencia determinantemente a pesquisa participante.
Analise as situações apresentadas e que podem constituir-se em desafios para a Escola. Marque com V as verdadeiras e, com F, as falsas.
( ) Constituir-se a Escola um espaço exclusivo de socialização e criação de conhecimento.
( ) Ser a diversidade muito mais que um conjunto de diferenças.
( ) Ser preciso que professores, gestores e demais profissionais da educação efetivem um conjunto de práticas transgressoras, assegurando o direito à diferença e a construção pelo aluno das identidades pessoal, social e nacional.
( ) Ser suficiente realizar abordagens pontuais no que diz respeito à educação inclusiva, com vistas ao recebimento de alunos com deficiências e em risco social.
( ) Ajudar os alunos a desenvolverem habilidades e competências para que possam intervir e transformar a comunidade da qual fazem parte.
Assinale a opção que contém a sequência correta de V/F.
Com base nas considerações da autora antes referida, é possível afirmar-se que as habilidades que o diretor venha a desenvolver devem concorrer para o exercício de competências exclusivas a seguir especificadas.
I Dirigir a instituição escolar e orientar a execução dos trabalhos, visando a favorecer um clima adequado para a aprendizagem.
II Controlar a participação da comunidade nas deliberações.
III Acompanhar e fiscalizar aqueles a quem foram delegados poderes.
IV Estimular a inovação e a qualificação de seus liderados, dentro e fora da escola.
Assinale a opção que indica corretamente quais são essas competências exclusivas do Diretor no exercício de sua função.
Assinale a alternativa que explicita uma ação que garante, com maior probabilidade de êxito, o favorecimento da execução das funções antes apontadas.
Analise as competências relativas à Equipe Pedagógica que estão apresentadas a seguir.
I Acompanhar e avaliar a programação de ensino desenvolvida pelas diferentes classes.
II Articular-se com a Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação em busca de apoio administrativo e financeiro, visando à produtividade do processo ensino-aprendizagem.
III Assegurar o tombamento do patrimônio da Escola, responsabilizando-se pelo acervo pedagógico.
IV Propor condições para que os marcos de aprendizagem sejam alcançados.
Assinale agora a opção que apresenta corretamente as competências próprias da Equipe Pedagógica.
A Equipe Pedagógica, engajada e comprometida com a concepção contemporânea dos processos educativos e ciente do papel que a interatividade entre sujeito e objeto exerce sobre a efetivação das aprendizagens, tem de considerar como um dos nortes de sua ação o expresso na alternativa:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...