Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Conforme as considerações de Luck sobre a necessidade do planejamento em Orientação Educacional, analise as sentenças a seguir:

I. Deve-se entender que o planejamento, por si, não resolve, uma vez que é a ação que produz modificações e que medidas administrativas são necessárias para produzir resultados.

II. Com uma ação planejada, poderá a Orientação Educacional mostrar-se relevante e consistente.

III. Na falta de planejamento ou em função de um mau planejamento, o tempo disponível para o trabalho é distribuído racionalmente na proporção da importância das necessidades que deve atender.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas III.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Em relação às premissas de uma pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.

Torna-se necessário, na pesquisa participante, discernir o campo próprio da produção do conhecimento do nível de intervenção no processo, para transformá-lo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Está havendo um “diz-que-diz”. Alunos, professores e/ou funcionários comentam que determinado aluno está usando drogas. Segundo Tiba, a primeira providência da escola é:

  • A.

    Chamar seu professor e solicitar que tenha uma conversa com esse aluno, pois desta forma, o aluno se sentirá mais à vontade.

  • B.

    Após uma conversa com o orientador e com o diretor, esse aluno deverá ser advertido e suspenso da escola por alguns dias, para servir como exemplo aos demais.

  • C.

    Comunicar diretamente o fato ao Conselho Tutelar, sendo ele o canal competente para tratar da criança e do adolescente.

  • D.

    Dar uma olhada na ficha escolar desse aluno, levantar o máximo de informações a respeito do aluno, semelhante à ação de um detetive. Uma pessoa de absoluta confiança deve ser destacada para acompanhá-lo de perto. Os professores devem estar atentos ao seu comportamento na aula.

  • E. Comunicar o fato aos pais, pois deverão ser os primeiros a tomar a providência adequada.

Em relação às premissas de uma pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.

Em uma pesquisa participante, o objetivo é a captação do real em determinado momento com objetividade, pois somente assim se alcança a construção de um novo conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às premissas de uma pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.

A superação da oposição sujeito/objeto no interior de processos que geram saberes e na sequência de ações que aspiram gerar transformações não influencia determinantemente a pesquisa participante.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as situações apresentadas e que podem constituir-se em desafios para a Escola. Marque com V as verdadeiras e, com F, as falsas.

( ) Constituir-se a Escola um espaço exclusivo de socialização e criação de conhecimento.

( ) Ser a diversidade muito mais que um conjunto de diferenças.

( ) Ser preciso que professores, gestores e demais profissionais da educação efetivem um conjunto de práticas transgressoras, assegurando o direito à diferença e a construção pelo aluno das identidades pessoal, social e nacional.

( ) Ser suficiente realizar abordagens pontuais no que diz respeito à educação inclusiva, com vistas ao recebimento de alunos com deficiências e em risco social.

( ) Ajudar os alunos a desenvolverem habilidades e competências para que possam intervir e transformar a comunidade da qual fazem parte.

Assinale a opção que contém a sequência correta de V/F.

  • A. F, F, V, V, V.
  • B. F, V, V, V, F.
  • C. V, V, F, F, V.
  • D. V, V, V, F, F.
  • E. F, V, V, F, V.

Com base nas considerações da autora antes referida, é possível afirmar-se que as habilidades que o diretor venha a desenvolver devem concorrer para o exercício de competências exclusivas a seguir especificadas.

I – Dirigir a instituição escolar e orientar a execução dos trabalhos, visando a favorecer um clima adequado para a aprendizagem.

II – Controlar a participação da comunidade nas deliberações.

III – Acompanhar e fiscalizar aqueles a quem foram delegados poderes.

IV – Estimular a inovação e a qualificação de seus liderados, dentro e fora da escola.

Assinale a opção que indica corretamente quais são essas competências exclusivas do Diretor no exercício de sua função.

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas IV.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. Apenas I e IV.

Assinale a alternativa que explicita uma ação que garante, com maior probabilidade de êxito, o favorecimento da execução das funções antes apontadas.

  • A. Busca solitária pelo diretor de soluções aos problemas apresentados pela Escola.
  • B. Realização de reuniões periódicas e sistemáticas de planejamento e avaliação com a Equipe Pedagógica.
  • C. Realização individual de treinamento em liderança institucional.
  • D. Solicitação aos docentes de classes mais adiantadas para que socializem com os colegas seus saberes, disponibilizando o acesso ao acervo pessoal.
  • E. Efetivação de mudanças institucionais apenas quando solicitado.

Analise as competências relativas à Equipe Pedagógica que estão apresentadas a seguir.

I – Acompanhar e avaliar a programação de ensino desenvolvida pelas diferentes classes.

II – Articular-se com a Equipe Pedagógica da Secretaria de Educação em busca de apoio administrativo e financeiro, visando à produtividade do processo ensino-aprendizagem.

III – Assegurar o tombamento do patrimônio da Escola, responsabilizando-se pelo acervo pedagógico.

IV – Propor condições para que os marcos de aprendizagem sejam alcançados.

Assinale agora a opção que apresenta corretamente as competências próprias da Equipe Pedagógica.

  • A. Apenas I e III.
  • B. Apenas I e IV.
  • C. Apenas II e IV.
  • D. Apenas III.
  • E. Apenas IV.

A Equipe Pedagógica, engajada e comprometida com a concepção contemporânea dos processos educativos e ciente do papel que a interatividade entre sujeito e objeto exerce sobre a efetivação das aprendizagens, tem de considerar como um dos nortes de sua ação o expresso na alternativa:

  • A. Tecnologias educacionais vêm sendo largamente utilizadas, oferecendo sempre qualidade à aprendizagem, por isso toda e qualquer tecnologia é bem-vinda à sala de aula.
  • B. Os professores não precisam preocupar-se com as bases epistemológicas das práticas educativas, pois isso é responsabilidade da Equipe Pedagógica.
  • C. Existem tecnologias que favorecem mais diretamente a expansão das condições de elaboração do conhecimento, otimizando a relação entre o usuário e as informações contidas nos softwares utilizados.
  • D. A forma linear de apresentação do livro didático sempre em ordem sequencial e hierárquica é suficiente para explorar todas as alternativas de aprendizagem pretendidas.
  • E. Os alunos administram tão bem o uso das tecnologias que o professor deixa de ser necessário na gestão da sala de aula, na utilização dessas tecnologias.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...