Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

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Ao interrogar sobre qual, de fato, deve ser o papel da supervisão, Celso Vasconcellos se reporta à análise que supervisores fazem de seu trabalho cotidiano, afirmando estes que “a sensação que têm, com frequência, é a de que são bombeiros a apagar os diferentes focos de incêndio na escola, e ao final do dia vem o amargo sabor de que nada foi feito”.

 A expressão desse sentimento comprova que:

1. A prática da supervisão, na sua origem, reforça a dimensão técnico-burocrática indispensável à manutenção da ordem vigente.

2. Muitos dos problemas vivenciados pelos hoje denominados coordenadores pedagógicos têm sua explicação na função de controle que deu origem à supervisão educacional.

3. A atuação da coordenação pedagógica, denominação hoje atribuída à supervisão, envolve o trato de questões pedagógicas como: currículo, conhecimento, aprendizagem, avaliação, prática pedagógica.

4. A atuação da supervisão educacional, desde sua criação, tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino ao assumir como foco de ação o acompanhamento pedagógico dos professores e do projeto educativo da escola.

5. A função do supervisor/coordenador pedagógico visa garantir a divisão social do trabalho no interior da escola.

Estão corretas:

  • A.

    1, 2, 4 e 5, apenas.

  • B.

    1, 2, 3, 4, apenas.

  • C.

    1, 3, 4, 5, apenas.

  • D.

    1, 2, 3, apenas.

  • E.

    1, 2, 3, 4 e 5.

Conforme Libâneo (2001, p. 124), Uma importante característica do planejamento é o seu caráter processual. O ato de planejar não se reduz à elaboração dos planos de trabalho, mas uma atividade permanente de reflexão e ação. Diante desta afirmativa, as principais funções do planejamento educativo são

  • A.

    determinar rigidamente os resultados a serem obtidos com determinada ação e definir as estratégias para atingi-los.

  • B.

    diagnosticar, definir objetivo, determinar as atividades/ tarefas a serem realizadas e avaliar os processos e resultados das ações.

  • C.

    transpor os princípios de determinada instituição para um plano de atividades educacionais a serem realizadas.

  • D.

    estabelecer metas e objetivos precisos para verificar se os mesmos foram atingidos ao final do processo educativo.

  • E.

    construir justificativas teórico-reflexivas para legitimar as ações a serem realizadas nos processos educativos.

A gestão por competências é caracterizada por ser

  • A.

    um processo pontual de formação que visa ao desenvolvimento de competências para a realização das funções compatíveis com determinado cargo.

  • B.

    uma estratégia de gestão que valoriza as competências da instituição, para que a partir delas sejam desenvolvidas competências individuais em seus profissionais/funcionários.

  • C.

    um modelo de gestão aberto e flexível que pretende desenvolver nos profissionais competências individuais que dizem respeito ao mundo do trabalho, independentemente do tipo de organização em que atuam.

  • D.

    um modelo de gestão democrática que visa a identificar nos profissionais quais suas principais competências e como as mesmas poderão contribuir para o desenvolvimento da organização.

  • E.

    um processo que visa ao desenvolvimento e à avaliação (nos diferentes níveis − individual, grupal e institucional) de competências para a obtenção de metas e objetivos estabelecidos por determinada organização.

Segundo Bloom (1950), para que um programa de formação seja bem avaliado, ele precisa ter

  • A.

    bons profissionais envolvidos.

  • B.

    curta duração.

  • C.

    metodologia clara e adequada. obj

  • D.

    etivos claros e bem definidos.

  • E.

    materiais adequados.

Cláudia acaba de assumir a coordenação da área de educação corporativa de uma determinada instituição. Seu primeiro desafio, definido pelo gestor dessa empresa, é verificar o perfil dos cerca de 100 profissionais de determinada área. A estratégia mais eficiente para Cláudia realizar essa atividade é

  • A.

    elaborar questionários impressos, com perguntas abertas para preenchimento pelos profissionais, e tabular os dados obtidos.

  • B.

    realizar uma entrevista gravada com cada um dos profissionais e sistematizá-la por meio de palavraschave.

  • C.

    elaborar um questionário, utilizando ferramentas disponíveis na internet, para preenchimento eletrônico dos dados de perfil dos participantes.

  • D.

    contratar uma equipe de estagiários para realizar uma pesquisa sobre o perfil destes profissionais e analisar os dados obtidos.

  • E.

    chamar todos os profissionais para uma reunião e realizar uma conversa informal para verificar as habilidades e competências deles.

A educação corporativa pode ser entendida como um processo de formação contínua desenvolvido por meio da gestão de pessoas e conhecimentos dentro de uma organização. Neste sentido, suas ações formativas devem considerar

  • A.

    as demandas expressas pela maioria dos profissionais da instituição e suas competências.

  • B.

    as estratégias e competências institucionais e as competências e habilidades de seus profissionais.

  • C.

    as demandas impostas pela sociedade: mercado, esfera pública e sociedade civil organizada.

  • D.

    as necessidades/demandas definidas pelos gestores de determinada organização ou empresa.

  • E.

    os artigos da LDB, que definem os parâmetros para este tipo de atividade educacional.

Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.

Trabalhar em equipe não é uma habilidade inata.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.

A técnica que consiste em colocar pessoas em situações hipotéticas a fim de fazê-las demonstrar a sua reação em face dessas situações denomina-se dinâmica de grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.

Equipes autogerenciadas caracterizam-se pela ausência de um líder, devendo as decisões ser tomadas por todos os seus membros, coletivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à formação de equipes, julgue os seguintes itens.

A atividade de coaching tem como objetivo principal o treinamento personalizado dos coordenadores de equipe, visando enquadrá-los em padrões de comportamento técnico no trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
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