Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, relativos aos fundamentos, aos papéis e às funções dos profissionais de treinamento e desenvolvimento.
O apoio gerencial ao treinamento e o suporte à transferência de aprendizagens na organização resultam em maior motivação dos empregados para aplicação, no trabalho, das habilidades adquiridas.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da educação, do treinamento e do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
O treinamento representa um valor particular para a organização, mas não para o indivíduo, por ser instrumento para o alcance das metas organizacionais, e não para a obtenção pelos trabalhadores de resultados como promoção ou aumento de salário.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da educação, do treinamento e do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
Define-se desenvolvimento como o conjunto de experiências e oportunidades de aprendizagem proporcionadas pela organização com o objetivo de apoiar o crescimento do ser humano e direcioná-lo para uma trajetória profissional específica.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da educação, do treinamento e do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
O treinamento consiste em importante recurso para a mudança de atitudes, conhecimentos ou habilidades necessárias ao desempenho adequado do capital humano na organização.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da educação, do treinamento e do desenvolvimento, julgue os itens seguintes.
A educação é o nível mais amplo das ações de aprendizagem, que têm por finalidade a formação permanente voltada para a qualificação profissional dos indivíduos em longo prazo.
Muitos estudos foram realizados com relação à organização do espaço que a escola ocupa e utiliza, e que vai sendo transformado nas relações estabelecidas. Segundo Zabala (1998), as salas precisam de um mobiliário que permita um deslocamento temporário conforme as propostas metodológicas, além do trabalho individual. Esta forma de organização seria
o deslocamento da centralidade da aprendizagem para o ensino.
a oportunidade de centrar no ensino a transmissão do conhecimento.
a oportunidade de se ter o controle da sala de aula.
o deslocamento da centralidade do ensino para a aprendizagem.
Therrién (1995) salienta o quanto os estudos sobre a formação do professor ainda persistem em uma dissociação entre a formação e a prática cotidiana, não enfatizando os saberes da experiência. Segundo o autor, esses saberes da experiência, que se caracterizam por serem originados na prática cotidiana da profissão, podem refletir tanto a dimensão da razão
instrumental, que implica um saber-fazer ou saber-agir, quanto a dimensão da razão interativa, que permite supor, julgar, decidir e modificar de acordo com os condicionamentos das situações complexas.
instrumental, que implica a transmissão do saber pelo professor, que detém todo o conhecimento a ser repassado pelo aluno, quanto a dimensão da razão interativa, que implica num saber-fazer ou saber-agir.
interativa, que implica um saber-fazer ou saber-agir, quanto a dimensão instrumental, que permite supor, julgar, decidir, modificar de acordo com os condicionamentos de situações complexas.
interativa, que implica a transmissão do saber pelo professor que detém todo o conhecimento a ser repassado pelo aluno, quanto a dimensão da razão instrumental que permite supor, julgar, decidir, modificar de acordo com os condicionamentos de situações complexas.
Considerando que a escola ocupa um espaço e um lugar que são transformados pelas relações ali estabelecidas e, portanto, não é neutra, e que carrega signos, símbolos e vestígios da condição e das relações sociais entre todos os que o habitam, os educadores devem
repensar na organização interna da escola para que esta seja coerente com sua concepção de ensino-aprendizagem e com a proposta de gestão participativa, e buscar outros espaços formadores na cidade e no campo para planejar sua ação pedagógica.
saber organizar os espaços para que os adultos possam controlar todas as situações, previsíveis ou não, e atuar para além da transmissão de conhecimentos.
planejar estudos do meio para suas crianças, transformando o território em um livro aberto. A experiência com múltiplas linguagens e com diversidade pode deixar as crianças confusas, demandando maior atenção dos educadores.
acompanhar detalhadamente o que os alunos estão aprendendo e, para isso, o centro das atenções do grupo deve ser o quadro negro.
A escola é um terreno fértil para construir conhecimento sobre o Eu e o Outro e fazer desse conhecimento novas formas de intervenção no mundo. Sabendo disso, pensar as relações escolares a partir de uma perspectiva geracional significa considerar que
o trabalho com a diversidade deve ser específico e reservado para momentos devidamente planejados para atender à tamanha exigência. Bons exemplos seriam as datas comemorativas, festa junina, natal, momentos em que o trabalho educativo flui naturalmente.
o trabalho com a diversidade não significa apenas listar as diferenças físicas, culturais ou religiosas entre as crianças, mas pressupõe o trato isolado com as diferenças e com as semelhanças, para que a escola construa uma única proposta pedagógica na qual todos os envolvidos possam se sentir iguais.
a existência da diversidade entre as gerações deve ser contemplada na construção do currículo escolar, salientando, porém, que as normas, processos de avaliação e regimentos internos deverão ser os mesmos para todos os estudantes, desde a alfabetização até o final do ensino fundamental.
a idade da criança deve ser entendida como um tempo de formação humana específico, reconhecendo que cada geração revela momentos muito distintos envolvendo sujeitos que são diferentes não apenas pela idade, mas por estarem dialogando com valores, conflitos e interesses distintos.
Pedagogia - Organização do Trabalho na Escola - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da educação e da esfera do trabalho, julgue os itens a seguir.
A escola está relacionada ao processo de desenvolvimento do capitalismo, como agência educativa ligada às necessidades do progresso e às necessidades de hábitos civilizados, que corresponde à vida nas cidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...