Questões sobre Organização do Trabalho na Escola

Lista completa de Questões sobre Organização do Trabalho na Escola para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os pressupostos de uma gestão participativa fundamentam-se em valores inquestionáveis subjacentes a todos os desdobramentos da gestão. É um desses pressupostos:

  • A.

    A realidade e o conhecimento são construídos individualmente conforme as habilidades de cada membro do grupo.

  • B.

    O reconhecimento de que os grupos sociais são pluralistas, e que eles constituem sistemas de pessoas e grupos heterogêneos.

  • C.

    O poder de influência de um indivíduo é vinculado apenas ao papel que ele desempenha na gestão escolar.

  • D.

    O condicionamento de todos a uma participação em atividades promovidas pelos gestores da unidade escolar.

Em uma das reuniões do Conselho Municipal de Educação de Campinas, decidiu-se alterar alguns itens na merenda de modo que a alimentação escolar pudesse ser mais saudável e que fosse proveniente da agricultura familiar. Propor critérios e modificações para o melhor andamento dos serviços educacionais faz parte das atribuições do Conselho Municipal de Educação. Além dessa, assinale a alternativa que apresenta quais são algumas das outras funções atribuídas a esse órgão.

  • A.

    Redistribuir a verba recebida nos diversos setores da Educação, elaborar o Plano de Aplicação dos Recursos e auxiliar na escolha dos livros que serão adotados nas instituições.

  • B.

    Assessorar as famílias que tenham dúvidas quanto à distribuição da verba destinada à Educação e solicitar bolsa-família para os alunos que se encontram em situação de risco.

  • C.

    Providenciar a vinda de profissionais capacitados para atuarem diretamente nas escolas, gerenciar o trabalho pedagógico desenvolvido e reunir pais e alunos representantes do Conselho de Escola para firmarem parcerias e pensarem em medidas que elevem a qualidade das escolas.

  • D.

    Subsidiar o Plano de Aplicação dos Recursos Públicos, opinar sobre assuntos educacionais e estudar, sugerir e deliberar juntamente com a Secretaria Municipal de Educação medidas que visam a expansão qualitativa do Ensino Municipal.

A escola inclusiva baseia-se na defesa de princípios e valores éticos, nos ideais de cidadania, justiça e igualdade para todos. Para que se torne realidade, a escola precisa responder às necessidades dos alunos. Nesse sentido, é fundamental

  • A.

    uma transformação e democratização da educação que envolva o compromisso de pais, professores, especialistas, agentes do poder público e de outros atores sociais.

  • B.

    que a escola seja um espaço que receba todas as crianças indistintamente e possa se adaptar de tal forma que não precise de aparelhamento específico, professores especializados e nem reformas do espaço físico.

  • C.

    evitar discussões na sala de aula que possam evidenciar posicionamentos diferenciados, pois cada grupo deve garantir sua identidade podendo se defender da perda de suas características, mantendo-as intactas.

  • D.

    um currículo diferenciado para cada segmento da sociedade, adaptando os conteúdos escolares às especificidades dos alunos, sejam elas de fundo social, econômico, cultural, étnico, religioso, político, físico ou intelectual.

Transformar as atividades escolares em situações que contribuam efetivamente para a formação integradora dos alunos é uma meta de todo educador. Para isso, é essencial que o professor tenha clareza de alguns princípios coerentes com essa prática, como, dentre outros:

  • A.

    No cotidiano escolar deve-se saber diferenciar os momentos para ensinar, em que os alunos devem saber ouvir e aprender, e os momentos voltados para a discussão de valores como a solidariedade e respeito.

  • B.

    Uma pergunta desafiadora, um limite proposto no momento adequado ou mesmo um elogio encorajador durante as atividades de sala de aula frequentemente prejudicam o planejamento do professor e interferem negativamente na aprendizagem dos alunos.

  • C.

    Diferentes dimensões da formação não podem coexistir em atividades tão diferenciadas quanto observar um fenômeno científico e apreciar um poema.

  • D.

    Para considerar as várias ações como intervenções pedagogicamente apropriadas, é preciso que todo educador reveja constantemente seus valores, seus conhecimentos e consequentemente suas ações para transformar as atividades escolares em situações de formação individual e coletiva.

O princípio da gestão democrática hoje substitui a organização burocrática, herança do modelo clássico de administração escolar. Nessa perspectiva, é correto afirmar que

  • A.

    o olhar da escola deve estar voltado para o que lhe é externo, aguardando as diretrizes a serem executadas e incluídas no seu Projeto Político-Pedagógico.

  • B.

    a escola deve ser concebida como uma organização social, inserida em um contexto local e que possui identidade e cultura próprias, e seu Projeto Político-Pedagógico deve ser construído com a participação da coletividade.

  • C.

    o Projeto Político-Pedagógico da escola reúne as diretrizes definidas pelo gestor para orientar as ações que devem ser assumidas como prioritárias pelos educadores.

  • D.

    as equipes escolares devem obedecer às decisões centrais na definição e avaliação do Projeto Político-Pedagógico de sua unidade educacional.

  • A.

    pesquisa participante

  • B.

    pesquisa-ação

  • C.

    pesquisa de campo

  • D.

    estudo de caso

  • E.

    pesquisa ex-post facto

De acordo com SEVERINO, (2000) para a elaboração e desenvolvimento de um trabalho científico é preciso ter ideia clara do problema a ser resolvido, da dúvida a ser superada. Ou seja, exige-se consciência da problemática específica relacionada com o tema abordado de determinada perspectiva. Esta fase de elaboração do trabalho de pesquisa corresponde à:

  • A.

    definição e delimitação do tema de pesquisa

  • B.

    levantamento bibliográfico

  • C.

    leitura e documentação

  • D.

    definição de um plano provisório do trabalho

  • E.

    problematização do tema

Uma professora não possuía a compatibilidade de horário legal para que pudesse exercer acúmulo de cargos públicos. Ela garantiu à diretora que teria tempo hábil para chegar à primeira aula, porém ao decorrer dos dias sistematicamente atrasava-se no início do período. Os demais professores, cientes da situação, reivindicaram o mesmo direito ou fariam acusação de favorecimento, tendo a diretora que responder por Processo Administrativo Disciplinar. Diante dessas circunstâncias, assinale a alternativa que melhor apresenta a atitude que a diretora deveria ter tomado a fim de evitar esse problema.

  • A.

    Abrir exceções para outros professores que também gostariam de acumular cargos públicos.

  • B.

    Ter feito um registro escrito para que a professora se comprometesse a cumprir o horário como os demais professores.

  • C.

    Não admitir a exceção devido à inconformidade legal.

  • D.

    Conversar com os demais professores, explicar a situação e verificar se concordariam com o privilégio da professora antes de permiti-lo.

Um professor acaba de ingressar na escola Caminhos do Aprender, escola da rede pública de ensino, e solicita o Projeto Político-Pedagógico da escola ao coordenador pedagógico, a fim de conhecer um pouco mais sobre aquela unidade escolar. O coordenador diz não saber onde está o Projeto Pedagógico e que, provavelmente, deve estar na sala do diretor, por se tratar de um “documento burocrático”. Ao falar com o diretor, ele diz que não sabe exatamente onde o documento está, mas que, quando encontrar, deixará com Carlos para que leia. Diante das Leis que regem a Educação, pode-se afirmar que

  • A.

    o Projeto Político-Pedagógico é um documento ao qual os professores têm acesso, mas sua elaboração é realizada pela Equipe Gestora, de acordo com as orientações da Secretaria de Educação.

  • B.

    o Projeto Político-Pedagógico é realizado no ano de inauguração da escola e, nos anos posteriores, segue-se sempre o mesmo documento.

  • C.

    todos os integrantes da escola podem ter livre acesso às normas da escola, bem como ao planejamento, aos objetivos e aos Projetos Político-Pedagógicos, que mostram a identidade da escola. Além disso, os professores, a comunidade escolar e os conselhos escolares participam da elaboração da proposta pedagógica.

  • D.

    o Projeto Político-Pedagógico é um documento burocrático que na prática tem pouca utilidade. Depois de elaborado pela equipe da escola e homologado pela Secretaria de Educação, deve ser arquivado até que alguém queira consultá-lo.

Um coordenador pedagógico diz que seu dia a dia compõe-se de resolver situações emergenciais, como problemas de relacionamento entre alunos, telefonar para as famílias cujos alunos aguardam na escola após o horário da saída e entregar materiais para os professores nas salas de aula. Na verdade, se houvesse a delegação de funções de uma forma mais efetiva na escola, poderiam ser priorizadas as atividades que realmente fazem parte da rotina do coordenador pedagógico, como

  • A.

    organizar e executar horários coletivos de trabalho pedagógico, investir em sua formação pessoal e atuar diretamente junto ao grupo de professores, observando práticas e planejamentos e qualificando o trabalho.

  • B.

    ler comunicados referentes às atividades que envolvem professores e alunos e elaborar a rotina como uma estrutura estável.

  • C.

    suprir a ausência de professores em sala de aula, discutir projetos desenvolvidos na escola e preparar-se pedagógica e conceitualmente para os horários coletivos de trabalho pedagógico.

  • D.

    promover o desenvolvimento profissional dos professores, suprir a ausência deles em sala de aula e ler comunicados que envolvam os professores.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...