Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

Lista completa de Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito da pedagogia e da andragogia, julgue os itens subsecutivos. O papel do professor, na andragogia, pode ser o mesmo que na pedagogia; nas duas atuações, é fundamental manter a verticalidade e a hierarquização dos papéis de professor e aluno.

  • C. Certo
  • E. Errado

O profissional da pedagogia possui uma especificidade que completa e amplia a especificidade de cada professor, da mesma forma que essa interação completa e amplia sua própria especificidade. Nessa perspectiva, constitui-se como parte do perfil do pedagogo na organização escolar

  • A. desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento.
  • B. definir as relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade do seu entorno.
  • C. identificar e atuar na resolução de problemas socioculturais, educacionais e psicológicos dos alunos com postura interventiva e especializada.
  • D. participar da gestão das instituições em que atua enquanto profissionais, delimitando seu papel à elaboração dos projeto pedagógicos de cursos.

As novas tecnologias, especialmente as mídias via internet, os novos aplicativos, trazem dados, imagens, informações, textos, hipertextos que modificam o papel da escola e dos professores. A aquisição da informação dos dados dependerá cada vez menos do professor.

Nesse novo cenário, o papel do professor é

  • A. expor informações que sejam relevantes e pertinentes para cada componente curricular.
  • B. filtrar o acesso a algumas tecnologias, uma vez que podem acelerar os processos de aprendizagem.
  • C. ponderar o uso excessivo das mídias e tecnologias por parte dos jovens e crianças.
  • D. ajudar o aluno a interpretar os dados, a relacioná-los e a contextualizá-los.
  • E. manter a ordem na sala de aula, fazendo com que os alunos não se dispersem com tablets, celulares e notebooks.

De acordo com a proposta de avaliação formativa, o objetivo principal da avaliação da aprendizagem de matemática consiste em

  • A.

    fornecer ao professor e aos estudantes indícios das competências desenvolvidas de acordo com os objetivos previamente estabelecidos, o que permite ao professor a avaliação de suas práticas pedagógicas e sua eventual reorganização, com vistas ao alcance desses objetivos.

  • B.

    informar aos pais os resultados apresentados por seus filhos no que se refere à aprendizagem da disciplina com vistas à tomada de providências da família em caso de fracasso escolar.

  • C.

    conscientizar os estudantes da importância do trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula e da necessidade de os alunos se esforçarem para obter boas notas, símbolo do sucesso escolar.

  • D.

    treinar o estudante para ajustar-se ao sistema de vida contemporâneo, altamente competitivo.

  • E.

    fornecer aos estudantes informações sobre sua aprendizagem para que possam identificar as falhas e buscar reforço extraclasse para evitar o fracasso escolar.

Com base no texto de Morin, é possível tecer considerações sobre o papel da Escola na busca de solução de problemas provocados pelo contexto civilizatório contemporâneo. A relação entre escola e contexto civilizatório contemporâneo está expressa corretamente na alternativa:

  • A. Os marginalizados não poderão ser incluídos no contexto social, nos atuais cenários de desenvolvimento, se a Escola, e somente a Escola, desenvolver programas e projetos de enfrentamento às condições adversas.
  • B. A Escola é a única responsável pela permanente atualização de suas propostas, no sentido de facilitar à comunidade interna e externa a visão mais apropriada das realidades emergentes da atual civilização.
  • C. Os conteúdos programáticos, de acordo com as Diretrizes Curriculares vigentes no sistema de ensino, não têm comprometimento com a construção sistêmica do saber social relativo à evolução da civilização contemporânea.
  • D. O texto de Edgar Morin refere-se explicitamente a propostas curriculares e seu compromisso com a formação dos alunos da Educação Básica no atual contexto civilizatório.
  • E. Corpo docente e Direção não têm responsabilidade com a compatibilização do currículo em ação com a realidade da civilização contemporânea.

Frequentemente os professores deparam-se, na sala de aula, com perguntas de alunos a respeito de questões de vanguarda da biologia como transgenia, células-tronco e biotecnologia. Assinale a opção que apresenta, corretamente, o papel da mídia na formação das opiniões dos estudantes.

  • A.

    As concepções dos alunos refletem questões atuais e são fortemente influenciadas pela mídia, o que não significa que essa concepções estejam fundamentadas em conhecimento científico consistente.

  • B.

    As concepções dos estudantes não são influenciadas pela mídia, que se abstém da divulgação de assuntos científicos no Brasil.

  • C.

    A divulgação científica realizada na mídia nacional dirige-se a setores especializados, sendo de difícil compreensão para a maioria dos estudantes.

  • D.

    O ensino de ciências no Brasil é fundamentado em fatos divulgados pela mídia, veículo que traduz informação científica incontestável.

  • E.

    Em regra, os meios de divulgação, de qualquer tipo de mídia, disseminam informações obtidas com base em estrito rigor científico, o que contribui de forma decisiva para a formação da opinião dos estudantes.

No que se refere à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue os próximos itens.

O pedagogo deve minimizar as diferenças individuais existentes no grupo para não prejudicar a convivência e o aprendizado de cada integrante.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    I – b; II – a; III – c; IV – d.

  • B.

    I – c; II – d; III – b; IV – a.

  • C.

    I – c; II – b; III – d; IV – a.

  • D.

    I – b; II – a; III – d; IV – c.

  • E.

    I – d; II – c; III – a; IV – b.

Das linhas mestras de um projeto pedagógico na Educação Infantil atual, é(são) esperado/a(s)

  • A.

    o rompimento com concepções de instituições escolares infantis como locais de confinamento de crianças e controle por parte dos adultos.

  • B.

    a proposição de uma linha de trabalho baseada em princípios de eficiência e produtividade e a criação de um espaço sociocultural homogêneo.

  • C.

    o rompimento com modelos pedagógicos interacionistas e o planejamento em bases normativas oficiais.

  • D.

    a incorporação do conceito de instituições escolares infantis como guardas da infância e primeira agência educativa das crianças.

  • E.

    a isenção de concepções educacionais e a orientação do projeto pedagógico em torno do voluntariado.

A escola cumprirá seu papel/função social se ajudar a formar gerentes de informação: alunos capazes de estabelecer relações significativas entre os conteúdos novos, por processos mentais de comparação, de correlação , de aplicação, de análise, de síntese.

As afirmativas abaixo registram mudanças que a escola deverá realizar com vistas a alcançar objetivos relacionados ao seu papel transformador, EXCETO:

  • A.

    Escola com foco na aquisição de habilidades.

  • B.

    Escola com foco na aquisição de conteúdos.

  • C.

    Escola com foco na aquisição de competências.

  • D.

    Escola com foco na produção do conhecimento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...