Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

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O poder público organizará no Sistema Estadual de Ensino, preferencialmente na rede regular de ensino, Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE), atendendo a todas as peculiaridades educacionais das pessoas com deficiência, condutas típicas e altas habilidades. É correto afirmar quanto ao SAED:

1. Para as crianças de 0 a 3 anos de idade, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor ou com prognóstico de atraso no desenvolvimento, serão disponibilizados serviços de estimulação essencial pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e pelas congêneres conveniadas com ela.

2. A criança matriculada em creches da esfera municipal ou estadual, que requerer atendimento reabilitatório, deverá ser encaminhada aos serviços de estimulação essencial ofertados pela congênere, pelos centros de reabilitação mantidos pelo poder público, sem que haja desligamento da creche.

3. A criança matriculada em creches da esfera estadual, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, terá preferência no atendimento nos serviços de estimulação disponibilizados pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

4. Os Serviços de Apoio Pedagógico deverão ser compreendidos como Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDEs), que passarão a ser denominados em sua especificação pela área de atendimento.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

De acordo com estudos recentes, as instituições de Educação Infantil devem criar um ambiente de acolhimento que dê segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de:

1. familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz.

2. brincar.

3. relacionar-se unicamente com as crianças de sua turma e com sua professora, evitando demais contatos.

4. interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 3.

  • B.

    É correta apenas a afirmativa 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Pensando numa proposta de trabalho na Educação Infantil que promova de forma efetiva e consistente as aprendizagens infantis é preciso que o professor considere:

1. a interação com crianças somente da mesma idade, em situações previstas em salas de aula, como fator de promoção da aprendizagem, do desenvolvimento e da capacidade de relacionar-se.

2. que a criança nesta faixa etária é privada de conhecimento; assim, o professor tem que iniciar todos os assuntos de modo bastante simplificado, não utilizando muitas variações de experiências, a fim de não confundi-las.

3. a individualidade e a diversidade.

4. a resolução de problemas como forma de aprendizagem.

5. o grau de desafio que as atividades apresentam e o fato de que devam ser significativas e apresentadas de maneira integrada para as crianças e o mais próximas possíveis das práticas sociais reais.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 5.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

  • A.

    aprovação, pelo Conselho Escolar, de expulsão dos alunos perseguidores.

  • B.

    requisição de policiais para patrulhar o comportamento indesejável de certos alunos.

  • C.

    construção de uma cultura de paz e de respeito aos direitos humanos na escola.

  • D.

    realização de sessões específicas de orientação escolar dedicadas a algumas turmas.

  • E.

    ação entrosada com os psicólogos do posto de saúde local.

Numa determinada escola, a Supervisão Escolar, procurando construir uma liderança cooperativa e integradora na sua ação pedagógica, agiu no sentido de:

  • A.

    oportunizar momentos de troca de conhecimentos e informações, com a participação do professor, por meio de entrevistas com cada um, aplicando um questionário de autoavaliação, com perguntas mais dirigidas, considerando as áreas de estudo e suas características singulares.

  • B.

    promover entrevistas pessoais para que o docente expusesse suas apreensões e dúvidas, emrelação à dinâmica da Supervisão Escolar e da Gestão da Escola, relacionando-as por escrito, visando as respostas que seriam programadas paraumnovo calendário de entrevistas.

  • C.

    garantir que os aspectos administrativos e burocráticos estivessem como elementos de sustentação à proposta curriculares, tendo como primeira condição a organização do tempo pedagógico, por meio da elaboração de um calendário escolar que previsse espaços para reuniões e estudos coletivos voltados à participação do corpo docente.

  • D.

    desenvolver por escrito temas sobre a vida coletiva e distribuí-los entre os professores, no início do ano letivo, realizando, posteriormente, reuniões por grupos de interesse, a fim de questioná-los a respeito das informações contidas nos textos, corrigindo as respostas incorretas.

  • E.

    solicitar, junto à direção da escola, recursos didáticos básicos, além do quadro e do pilot, para melhor desempenho individual do docente na sala de aula, evitando que ele se ausente da sala por este motivo.

  • A.

    operacionalizar os conteúdos fundamentais para a escola.

  • B.

    garantir a articulação entre todos os segmentos escolares e entre as áreas de conhecimento.

  • C.

    propor atividades que façam sentido na comunidade de origem dos alunos.

  • D.

    analisar o que os alunos não sabem e descartar o que eles já têm conhecimento.

  • E.

    refletir sobre sua prática para, quando necessário, fazer alterações no planejamento.

A meta política, definida na abordagem “alfabetização em tecnologia” nos Padrões de competência em TIC para professores: marco político (UNESCO, 2009), encontra-se no item:

  • A.

    aumentar a participação cívica, a criatividade cultural e a produtividade artística, desenvolvendo docentes e alunos na aplicação de conhecimento tradicional, comunitário e disciplinador.

  • B.

    aumentar a motivação dos alunos, dos cidadãos e da força de trabalho para agregar valor à sociedade, levando-os à busca de valores universais, que possam aplicar ao desenvolvimento dos projetos.

  • C.

    preparar os alunos, cidadãos e uma força de trabalho capaz de adotar novas tecnologias para apoiar o desenvolvimento social e melhorar a produtividade econômica.

  • D.

    promover mudanças no currículo, incluindo a melhoria das habilidades básicas de alfabetização por meio da tecnologia, buscando inovar e melhorar seu contato e colaboração local.

  • E.

    desenvolver o entendimento dos professores, de modo que eles possam elaborar os planos de disciplina para melhorar especificamente as habilidades profissionais e lidar com problemas de sua prioridade.

De acordo com Gadotti (1994), existem, certamente, algumas limitações e alguns obstáculos à instauração de um processo democrático como parte do projeto político-pedagógico da escola. Refletindo sobre a afirmação, pode-se elencar como “limitação e obstáculo” o:

  • A.

    respeito à diversidade.

  • B.

    sistema educacional vertical.

  • C.

    desenvolvimento de consciência crítica.

  • D.

    envolvimento das comunidades interna e externa.

  • E.

    ato de reavaliar constante da proposta.

Os Padrões de competência em TIC para professores: diretrizes de implementação (UNESCO, 2009), com o objetivo de criar um marco curricular, cruzam três abordagens à reforma da educação (a alfabetização em tecnologia, o aprofundamento do conhecimento e a criação do conhecimento), com seis componentes do sistema educacional (política, currículo, pedagogia, TIC, organização e treinamento de docentes). Quanto à abordagem “criação do conhecimento”, os objetivos estabelecidos pelas diretrizes no componente educacional “TIC”, os professores devem ser capazes de descrever a função e a finalidade:

I. das ferramentas e recursos de produção de TIC (gravadora de multimídia e equipamento de produção, ferramentas de edição, programa de publicação, ferramentas de elaboração de web) e usá-las como apoio à inovação e conhecimento dos alunos;

II. dos ambientes virtuais e de construção de conhecimento (KBEs) e usá-los para dar suporte ao maior conhecimento e entendimento da disciplina e o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem online e presenciais;

III. do programa tutorial e de atividades e prática, e como eles apoiam a aquisição, por parte dos alunos, de conhecimento sobre as disciplinas escolares;

IV. do planejamento e de pensar ferramentas usando-as para apoiar a criação e o planejamento, dos estudantes, de suas próprias atividades de aprendizagem e seu contínuo pensamento e aprendizado reflexivo.

Está correto o contido em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III e IV, apenas.

  • D.

    I, II e IV, apenas.

  • E.

    I, II, III e IV.

Analise as afirmativas a seguir e, depois, assinale a alternativa correta:

I. A Proposta Pedagógica da escola articula-se com as estratégias de planejamento das atividades cotidianas da escola, num movimento contínuo por meio da dialética de continuidade-ruptura, visando à introdução de avanços e à reciclagem de práticas com vistas a saltos mais significativos.

II. A Proposta Pedagógica da escola ultrapassa a elaboração de documentos, pressupõe constantes revisões e avaliações assegurando dinamicidade em relação aos desafios permanentemente apresentados ao trabalho pedagógico, por meio das relações institucionais e interpessoais construídas na escola.

III. Ao se tomar o eixo da participação em jogo, em relação à Proposta Pedagógica da escola, é preciso encarar que o coletivo necessário a sua elaboração é um todo homogêneo, no qual não existem ações conflitivas e tão pouco diferenças, desenvolvendo um processo permanente de negociação dos significados da prática educativa.

IV. Posto que é realidade em movimento, a Proposta Pedagógica da escola deve ter um caráter inovador, expressando finalidades e esperanças no futuro. Isso necessariamente implica a consideração do modo como a escola se articula com o entorno, bem como fórmulas alternativas para mudar a destinação tradicional do currículo, de tempos e espaços. Inovador quando toma o caráter de inclusão e integrador de todo tipo de alunos/as seja qual for sua procedência social, seu “nível”, necessidades e expectativas educativas.

  • A.

    Apenas I e IV estão corretas.

  • B.

    I, II e III estão corretas.

  • C.

    Apenas III e IV estão corretas.

  • D.

    I, II e IV estão corretas.

  • E.

    Somente IV está correta.

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