Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

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Neste contexto, analise as proposições abaixo, relacionando-as ao Projeto Político Pedagógico (PPP) ou ao Plano de Desenvolvimento da Escola(PDE). 1. Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) 2. Projeto Político Pedagógico (PPP)

( ) Explicita os fundamentos teóricos metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação escolar.

( ) É uma ferramenta gerencial utilizada com o propósito de auxiliar a escola a realizar melhor o seu trabalho: focaliza sua energia, assegura que sua equipe esteja trabalhando para atingir os mesmos objetivos.

( ) Processo de planejamento estratégico que a escola desenvolve para a melhoria da qualidade de ensino.

( ) É resultado de investigação e reflexão. Construído com base nas diferenças existentes entre professor, equipe técnico-administrativa e comunidade.

( ) Reflexão sobre a finalidade da escola e explicitação do seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos envolvidos no processo educativo. .

A sequência CORRETA, de cima para baixo é:

  • A.

    1, 1, 1, 2, 2.

  • B.

    2, 1, 2, 1, 2.

  • C.

    2, 1, 1, 2, 2.

  • D.

    1, 1, 2, 2, 1.

Nesse contexto, é preciso reestruturar a escola regular. São características de uma escola regular inclusiva, EXCETO:

  • A.

    Projeto político pedagógico e oportunidades de acesso à cultura.

  • B.

    Uniformidade no processo avaliativo e currículo flexível.

  • C.

    Estrutura física e organização escolar adaptadas.

  • D.

    Capacitação do professor e diversificação da prática docente.

O Supervisor Escolar, na elaboração do Projeto Pedagógico, deve:

  • A.

    viabilizar a proposta instituída pelo Estado e pelo gestor escolar, valorizando o pedagógico na ótica do capitalismo;

  • B.

    tornar possível o acesso das camadas menos favorecidas às propostas da escola para que caminhem segundo o modelo do Estado e da escola;

  • C.

    associar vozes e interesses na construção de uma escola entendida como aparelho ideológico do Estado;

  • D.

    juntar pais, professores, alunos e comunidade com o objetivo de obter a adesão aos planos previamente estabelecidos para o ano letivo;

  • E.

    articular as participações individuais e sociais, entre a escola e a realidade circundante, entre pessoas e o conhecimento.

Uma educação comprometida com todos os cidadãos deve desenvolver nos alunos:

  • A.

    os princípios de igualdade e fraternidade adotados no comunismo primitivo;

  • B.

    o valor do preparo intelectual que permite dominar seus pares;

  • C.

    o entusiasmo pelo conhecimento e sua inserção como agente de mudança da realidade social;

  • D.

    o significado da ordem instituída e do trabalho individual como condição para a ascensão social;

  • E.

    a preocupação com seu próprio trabalho distanciado da realidade social.

A ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho, focalizando sua energia, assegurando que sua equipe trabalhe para atingir os mesmos objetivos e avaliando e adequando sua direção em resposta a um ambiente em constante mudança é o:

  • A.

    Plano de Desenvolvimento da Escola.

  • B.

    Projeto Político Pedagógico.

  • C.

    Projeto de Trabalho.

  • D.

    Regimento Escolar.

Acerca da pedagogia das situações-problema, analise as seguintes afirmações.

I. As situações-problema devem possibilitar aos alunos o avanço a um ponto adiante no processo de aprendizagem, considerando-se sua zona de desenvolvimento proximal.

II. Diante da obrigação de transpor um obstáculo, em torno do qual uma situação-problema é organizada, os alunos precisam construir hipóteses, proceder a explorações e tentativas para resolver o problema.

III. A validação da solução do problema e sua sanção devem ser feitas pelo professor que, estando de fora e mantendo-se distante do caminho percorrido pelos alunos, pode aprovar ou reprovar tal percurso.

De acordo com Perrenoud, está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    III, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

À luz da relação entre tecnologia e subjetividade, cabe pensar no papel educativo que as mídias da comunicação e da informação exercem no processo de formação dos indivíduos, as quais estão centradas no uso (e abuso) das imagens. Nessa direção, Benjamin (1994) [ apud Leite e Filé (2002)] cita o fato de que “no interior de grandes processos históricos, a forma de percepção das coletividades humanas se transforma ao mesmo tempo em que seus modos de existência”. É inegável que se vive num período de intensa tecnificação da vida humana, marcado fortemente pelo uso da imagem, capaz de interferir na construção da subjetividade contemporânea à medida que a forma de percepção dos indivíduos é permeada pelos sistemas de:

  • A.

    imagens e conceitos.

  • B.

    objetos e informações.

  • C.

    conceitos e ações.

  • D.

    objetos e ações.

  • E.

    informações e ações.

Sobre o Projeto Político Pedagógico da escola, devemos afirma que:

  • A.

    É um documento que deve ser escrito por um especialista da educação e entregue aos gestores de escola para que eles o cumpram.

  • B.

    É um documento que deve ser elaborado por toda a comunidade escolar e que tem como finalidade descrever os objetivos, diretrizes e ações do processo educativo, ou seja, deve revelar a identidade da escola.

  • C.

    É um documento que deve ser elaborado somente por diretores e coordenadores e que tem como finalidade descrever os objetivos, diretrizes e ações do processo educativo, ou seja, deve revelar a identidade da escola.

  • D.

    Todas as alternativas estão corretas.

Segundo Ferreira (2029), “[...] o fenômeno educativo só acontece quando tratado em sua totalidade, constituída de elementos que se associam como partes de um todo. [...]”. Ensinar e aprender gestão e supervisão da educação significa compreender que todo conhecimento científico é conduzido e ganha sentido em sua relação intrínseca com as políticas e a formação educacional, por meio de uma base:

  • A.

    humanística e política.

  • B.

    social e ética.

  • C.

    política e pedagógica.

  • D.

    teórica e prática.

  • E.

    social e política.

Pode ser compreendido como um dos componentes da autonomia das escolas

  • A.

    o controle da oferta de educação, no que tange ao orçamento, pessoal, merenda e materiais, pela diretoria das escolas.

  • B.

    a oferta de educação apenas no que diz respeito a pessoal e a materiais, cabendo ao poder público o controle do orçamento.

  • C.

    o controle do orçamento e dos materiais, mas é o poder público que se responsabiliza pela merenda e pelos funcionários.

  • D.

    a autonomia na relação dos diretores com seus subordinados e com a comunidade discente.

  • E.

    a compra de materiais e merenda, uma vez que, assim, a escola compra o que de fato necessita.

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