Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

Lista completa de Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NÃO incumbe aos estabelecimentos de ensino:

  • A.

    Articular-se com as famílias e a comunidade, integrando a sociedade com a escola.

  • B.

    Recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso.

  • C.

    Elaborar e executar sua própria proposta pedagógica.

  • D.

    Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.

De acordo com o documento intitulado “Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina” (Santa Catarina, 2006), é correto afirmar:

1. a educação especial tem como objetivo a integração da pessoa com dificuldades de aprendizagem no espaço escolar, mediante recursos meramente tecnológicos.

2. a educação especial deve ser entendida como processo interdisciplinar que visa à prevenção, ao ensino e à reabilitação da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades.

3. a educação especial objetiva a inclusão da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.

4. todas as pessoas na faixa etária de 06 a 10 anos terão assegurado acesso, mediante a garantia de matrícula e de frequência, somente nas escolas do Ensino Fundamental.

5. a educação especial é uma modalidade que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, organizada para apoiar, complementar e suplementar a aprendizagem dos educandos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 2.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

Pesquisas revelam que o planejamento estratégico é processo essencialmente:

1. passivo

2. dinâmico

3. flexível

4. participativo

5. rígido

6. dialético

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 6.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 4, 5 e 6.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 6.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4, 5 e 6.

Tomando como referência a bibliografia disponível no âmbito educacional, pode-se dizer que, como todo processo permanente e dinâmico, o planejamento estratégico de qualquer organização envolve uma série de etapas. Quais são elas?

  • A.

    Homogêneas, sem variações do seu ambiente interno e/ou externo.

  • B.

    Lineares, sempre sujeitas às variações do seu ambiente interno e/ou externo.

  • C.

    Lineares, sem variações do seu ambiente interno e/ou externo.

  • D.

    Cíclicas, sempre sujeitas às variações excepcionalmente do seu ambiente interno.

  • E.

    Cíclicas, sempre sujeitas às variações do seu ambiente interno e/ou externo.

Pesquisas sinalizam que planejar de maneira estratégica é uma exigência de toda organização moderna, especialmente da universidade, enquanto instituição complexa, responsável pela formação dos futuros profissionais da sociedade de hoje e do futuro.

Nesse sentido, o planejamento estratégico pode ser entendido como um processo de gestão que busca:

1. privilegiar aos aspectos imediatistas do processo pedagógico.

2. definir a missão, os objetivos, as metas e programas de uma instituição.

3. explicitar as estratégias mais adequadas para operacionalizar os objetivos.

4. fixar, com rigor, as normas e regras que o corpo docente da instituição deve seguir.

5. elencar instrumentos de avaliação exclusivamente quantitativos, com o objetivo de fiscalizar a ação dos docentes.

6. formular a filosofia de uma instituição.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 6.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 6.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 6.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4, 5 e 6.

Com relação à avaliação institucional, a avaliação das condições de ensino tem seu foco em três grandes dimensões nas quais os avaliadores analisam o(a):

1. organização didático-pedagógica

2. corpo discente

3. dirigentes da instituição

4. corpo docente

5. instalações

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

No processo de Avaliação Institucional estão inseridos momentos distintos, que são a avaliação:

1. externa

2. mediadora

3. interna

4. interdisciplinar

5. meta-avaliação

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.

  • E.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.

O atendimento em creches e pré-escolas como direito social das crianças se afirma na Constituição de 1988, com o reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado com a Educação. O processo que resultou nessa conquista teve participação dos:

1. movimentos comunitários, dos movimentos de mulheres.

2. dos movimentos de religiosos e religiosas da igreja católica.

3. dos movimentos de trabalhadores.

4. dos movimentos sindicais dos trabalhadores da agroindústria.

5. dos movimentos de redemocratização do país e das lutas dos próprios profissionais da educação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

  • B.

    São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

  • D.

    corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

A partir de estudos realizados, pode-se dizer que o processo reflexivo provocado pela avaliação favorece em curto prazo e consolida em médio prazo a cultura de antecipação, em que a gestão educacional deixa de ser reativa e passa a agir orientando-se em decisões e estratégias:

  • A.

    lineares.

  • B.

    corporativas.

  • C.

    emancipatórias.

  • D.

    fragmentadas.

  • E.

    homogêneas.

Pesquisas indicam que a avaliação institucional, atualmente em destaque entre as prioridades das Instituições de Ensino Superior, se constitui importante estratégia de gestão, na busca da melhora da instituição.

No entanto, a melhora institucional requer conhecimento:

  • A.

    estático e passivo do contexto educacional.

  • B.

    crítico e estético exclusivamente da realidade interna da instituição.

  • C.

    analítico e mecânico da realidade externa da instituição.

  • D.

    analítico e crítico da realidade interna e externa da instituição.

  • E.

    analítico da realidade interna e crítico da realidade externa da instituição.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...