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NÃO incumbe aos estabelecimentos de ensino:
Articular-se com as famílias e a comunidade, integrando a sociedade com a escola.
Recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso.
Elaborar e executar sua própria proposta pedagógica.
Administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
De acordo com o documento intitulado Política de Educação Especial do Estado de Santa Catarina (Santa Catarina, 2006), é correto afirmar:
1. a educação especial tem como objetivo a integração da pessoa com dificuldades de aprendizagem no espaço escolar, mediante recursos meramente tecnológicos.
2. a educação especial deve ser entendida como processo interdisciplinar que visa à prevenção, ao ensino e à reabilitação da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades.
3. a educação especial objetiva a inclusão da pessoa com deficiência, condutas típicas e altas habilidades mediante a utilização de recursos pedagógicos e tecnológicos específicos.
4. todas as pessoas na faixa etária de 06 a 10 anos terão assegurado acesso, mediante a garantia de matrícula e de frequência, somente nas escolas do Ensino Fundamental.
5. a educação especial é uma modalidade que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, organizada para apoiar, complementar e suplementar a aprendizagem dos educandos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É correta apenas a afirmativa 2.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Pesquisas revelam que o planejamento estratégico é processo essencialmente:
1. passivo
2. dinâmico
3. flexível
4. participativo
5. rígido
6. dialético
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 1, 4, 5 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4, 5 e 6.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Tomando como referência a bibliografia disponível no âmbito educacional, pode-se dizer que, como todo processo permanente e dinâmico, o planejamento estratégico de qualquer organização envolve uma série de etapas. Quais são elas?
Homogêneas, sem variações do seu ambiente interno e/ou externo.
Lineares, sempre sujeitas às variações do seu ambiente interno e/ou externo.
Lineares, sem variações do seu ambiente interno e/ou externo.
Cíclicas, sempre sujeitas às variações excepcionalmente do seu ambiente interno.
Cíclicas, sempre sujeitas às variações do seu ambiente interno e/ou externo.
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Pesquisas sinalizam que planejar de maneira estratégica é uma exigência de toda organização moderna, especialmente da universidade, enquanto instituição complexa, responsável pela formação dos futuros profissionais da sociedade de hoje e do futuro.
Nesse sentido, o planejamento estratégico pode ser entendido como um processo de gestão que busca:
1. privilegiar aos aspectos imediatistas do processo pedagógico.
2. definir a missão, os objetivos, as metas e programas de uma instituição.
3. explicitar as estratégias mais adequadas para operacionalizar os objetivos.
4. fixar, com rigor, as normas e regras que o corpo docente da instituição deve seguir.
5. elencar instrumentos de avaliação exclusivamente quantitativos, com o objetivo de fiscalizar a ação dos docentes.
6. formular a filosofia de uma instituição.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 6.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4, 5 e 6.
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Com relação à avaliação institucional, a avaliação das condições de ensino tem seu foco em três grandes dimensões nas quais os avaliadores analisam o(a):
1. organização didático-pedagógica
2. corpo discente
3. dirigentes da instituição
4. corpo docente
5. instalações
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
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No processo de Avaliação Institucional estão inseridos momentos distintos, que são a avaliação:
1. externa
2. mediadora
3. interna
4. interdisciplinar
5. meta-avaliação
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
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O atendimento em creches e pré-escolas como direito social das crianças se afirma na Constituição de 1988, com o reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado com a Educação. O processo que resultou nessa conquista teve participação dos:
1. movimentos comunitários, dos movimentos de mulheres.
2. dos movimentos de religiosos e religiosas da igreja católica.
3. dos movimentos de trabalhadores.
4. dos movimentos sindicais dos trabalhadores da agroindústria.
5. dos movimentos de redemocratização do país e das lutas dos próprios profissionais da educação.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
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A partir de estudos realizados, pode-se dizer que o processo reflexivo provocado pela avaliação favorece em curto prazo e consolida em médio prazo a cultura de antecipação, em que a gestão educacional deixa de ser reativa e passa a agir orientando-se em decisões e estratégias:
lineares.
corporativas.
emancipatórias.
fragmentadas.
homogêneas.
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Pesquisas indicam que a avaliação institucional, atualmente em destaque entre as prioridades das Instituições de Ensino Superior, se constitui importante estratégia de gestão, na busca da melhora da instituição.
No entanto, a melhora institucional requer conhecimento:
estático e passivo do contexto educacional.
crítico e estético exclusivamente da realidade interna da instituição.
analítico e mecânico da realidade externa da instituição.
analítico e crítico da realidade interna e externa da instituição.
analítico da realidade interna e crítico da realidade externa da instituição.
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