Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

Lista completa de Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a gestão democrática da escola, analise as afirmativas abaixo, indicando V(verdadeira) ou F(falsa).

( ) Democratizar a educação, também, implica considerar que novas modalidades de tecnicismo começam a se configurar, facilitadas pela presença do computador na vida de um grande contingente de crianças, mas não de todas, o que pode vir a constituir-se como um mecanismo adicional de exclusão social. A gestão tecnológica deve ser incluída no processo de gestão democrática da escola.

( ) A discussão sobre autonomia da Escola e gestão democrática passa pela definição de responsabilidades do poder público: Municipal, Estadual e Federal e dos atores envolvidos no processo educativo: gestores, professores, famílias, alunos e comunidade.

( ) O debate nacional e o internacional sobre a democratização da educação têm colocado o foco sobre o vínculo sistêmico entre educação, conhecimento e desenvolvimento e a ênfase no ensino fundamental e médio, no profissional e no desenvolvimento tecnológico.

( ) Os novos padrões de gestão educacional fortalecem a gestão e ampliam a autonomia através do compromisso na elaboração e implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola.

( ) O foco na escola leva o estado a definir ações de políticas educacionais voltadas à gestão democrática, autonomia escolar, ao financiamento da educação e melhoria da qualidade do ensino, relacionando a aprendizagem de certas habilidades e conteúdos com vistas à inclusão social.

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta.

  • A.

    VVFFV.

  • B.

    VVVVV.

  • C.

    FVFVV.

  • D.

    VFVFF.

  • E.

    FVVFV

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado apenas à construção do discurso oral. Principalmente nos meios urbanos.

  • B.

    Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado apenas à construção do discurso escrito. Principalmente nos meios rurais.

  • C.

    Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado tanto à construção do discurso oral como do discurso escrito, e principalmente nos meios urbanos.

  • D.

    Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento, nos meios rurais e nos subúrbios, não está associado a nenhum discurso.

Um dos mais dramáticos problemas da educação escola brasileira é o chamado "fracasso escolar". Sobre ele, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Trata-se de uma estatística nacional a respeito da reprovação nas séries iniciais do ensino, que continua muito alta.

  • B.

    O fracasso escolar é o resultado exclusivo de condições sociais desfavorecidas, já que ele é desconhecido entre as classes mais abastadas da sociedade.

  • C.

    O conceito é relativo ao ideal de excelência escolar que cada sociedade se impõe, assim, podemos dizer que é a própria escola quem "produz" o fracasso.

  • D.

    O fracasso, numa educação liberal como a nossa, é de responsabilidade do indivíduo, já que o ensino é igual para todos (princípio republicano).

  • E. O fracasso pode ser maquiado através dos Ciclos de Aprendizagem que, aliás, foram criados com este objetivo.

Ocupa-se dos valores:

  • A. A teoria epistemológica.
  • B. A teoria antropológica.
  • C. A teoria axiológica.
  • D. A teoria construtivista.
  • E. A teoria sociológica.

No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.

Na perspectiva japonesa, a gestão do conhecimento apresenta quatro dimensões: conteúdo, cultura, processo e infra-estrutura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relação existente entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino, assinale a opção correta.

  • A.

    Sob qualquer hipótese, o método não pode ser convertido em conteúdo ou o objetivo, em uma ação pedagógica.

  • B.

    O conteúdo determina o método, pelo fato de ser a base informativa correta para atingir os objetivos.

  • C.

    Os objetivos expressam apenas a antecipação dos propósitos do educador e a conotação pedagógica dos conteúdos.

  • D.

    Uma vez definidos objetivos e conteúdos, os métodos se apresentam apenas como complemento para a execução da ação pedagógica.

Um plano de ensino deve incluir

  • A.

    referências, justificativas, conteúdos, objetivos específicos e gerais e metodologia.

  • B.

    justificativa, tema, objetivos específicos e gerais, problema, hipóteses, metodologias e referências.

  • C.

    caracterização, objetivos educacionais, diretrizes gerais, bases teórico-metodológicas.

  • D.

    objetivos específicos, conteúdo, metodologia, número de aulas.

A gestão democrático-participativa prevê a articulação das relações humanas na interação de pessoas com diferentes cargos que compartilham objetivos comuns, tomando decisões de forma pública, participativa e solidária. Para assegurar tais práticas, as competências do pedagogo incluem o(a)

I formação de uma boa equipe de trabalho.

II construção de uma comunidade democrática de aprendizagem.

III promoção de ações de desenvolvimento profissional.

IV envolvimento dos alunos e dos pais na solução de problemas e na proposição de decisões.

V fortalecimento de formas de divulgação e de difusão das informações.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 2
  • B. 3
  • C. 4
  • D. 5

Assinale a opção correta a respeito das formas de conversão do conhecimento nas organizações.

  • A.

    A externalização repassa conhecimentos tácitos por meio de experiências entre pessoas.

  • B.

    A internalização converte conhecimento tácito em explícito, gerando o chamado conhecimento conceitual.

  • C.

    A socialização converte conhecimento explícito em tácito por meio da prática, gerando conhecimento operacional.

  • D.

    A combinação converte conhecimentos explícitos individuais em conhecimento explícito da organização.

Relativamente aos níveis de planejamento nas organizações, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O nível estratégico está voltado para a definição da missão e do futuro de toda a organização e é mais flexível que os níveis tático e operacional.

  • B.

    No nível tático, que está diretamente relacionado às principais divisões e funções da organização, definem-se os objetivos da organização.

  • C.

    As atividades, os recursos e as formas de controle da organização são definidas no nível operacional, que apresenta os menores riscos em função de ser realizado em curto prazo.

  • D.

    Os níveis tático e operacional vinculam-se às atividades meio, já o nível estratégico, às atividades fim, principalmente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...