Lista completa de Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
Sobre a gestão democrática da escola, analise as afirmativas abaixo, indicando V(verdadeira) ou F(falsa).
( ) Democratizar a educação, também, implica considerar que novas modalidades de tecnicismo começam a se configurar, facilitadas pela presença do computador na vida de um grande contingente de crianças, mas não de todas, o que pode vir a constituir-se como um mecanismo adicional de exclusão social. A gestão tecnológica deve ser incluída no processo de gestão democrática da escola.
( ) A discussão sobre autonomia da Escola e gestão democrática passa pela definição de responsabilidades do poder público: Municipal, Estadual e Federal e dos atores envolvidos no processo educativo: gestores, professores, famílias, alunos e comunidade.
( ) O debate nacional e o internacional sobre a democratização da educação têm colocado o foco sobre o vínculo sistêmico entre educação, conhecimento e desenvolvimento e a ênfase no ensino fundamental e médio, no profissional e no desenvolvimento tecnológico.
( ) Os novos padrões de gestão educacional fortalecem a gestão e ampliam a autonomia através do compromisso na elaboração e implementação do Projeto Político-Pedagógico da escola.
( ) O foco na escola leva o estado a definir ações de políticas educacionais voltadas à gestão democrática, autonomia escolar, ao financiamento da educação e melhoria da qualidade do ensino, relacionando a aprendizagem de certas habilidades e conteúdos com vistas à inclusão social.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta.
VVFFV.
VVVVV.
FVFVV.
VFVFF.
FVVFV
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2006
Assinale a alternativa correta:
Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado apenas à construção do discurso oral. Principalmente nos meios urbanos.
Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado apenas à construção do discurso escrito. Principalmente nos meios rurais.
Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento está associado tanto à construção do discurso oral como do discurso escrito, e principalmente nos meios urbanos.
Pesquisas na área da linguagem tendem a reconhecer que o processo de letramento, nos meios rurais e nos subúrbios, não está associado a nenhum discurso.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Um dos mais dramáticos problemas da educação escola brasileira é o chamado "fracasso escolar". Sobre ele, assinale a alternativa correta:
Trata-se de uma estatística nacional a respeito da reprovação nas séries iniciais do ensino, que continua muito alta.
O fracasso escolar é o resultado exclusivo de condições sociais desfavorecidas, já que ele é desconhecido entre as classes mais abastadas da sociedade.
O conceito é relativo ao ideal de excelência escolar que cada sociedade se impõe, assim, podemos dizer que é a própria escola quem "produz" o fracasso.
O fracasso, numa educação liberal como a nossa, é de responsabilidade do indivíduo, já que o ensino é igual para todos (princípio republicano).
Ocupa-se dos valores:
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
No que se refere a gestão do conhecimento, julgue os itens seguintes.
Na perspectiva japonesa, a gestão do conhecimento apresenta quatro dimensões: conteúdo, cultura, processo e infra-estrutura.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando a relação existente entre objetivos, conteúdos e métodos de ensino, assinale a opção correta.
Sob qualquer hipótese, o método não pode ser convertido em conteúdo ou o objetivo, em uma ação pedagógica.
O conteúdo determina o método, pelo fato de ser a base informativa correta para atingir os objetivos.
Os objetivos expressam apenas a antecipação dos propósitos do educador e a conotação pedagógica dos conteúdos.
Uma vez definidos objetivos e conteúdos, os métodos se apresentam apenas como complemento para a execução da ação pedagógica.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Um plano de ensino deve incluir
referências, justificativas, conteúdos, objetivos específicos e gerais e metodologia.
justificativa, tema, objetivos específicos e gerais, problema, hipóteses, metodologias e referências.
caracterização, objetivos educacionais, diretrizes gerais, bases teórico-metodológicas.
objetivos específicos, conteúdo, metodologia, número de aulas.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A gestão democrático-participativa prevê a articulação das relações humanas na interação de pessoas com diferentes cargos que compartilham objetivos comuns, tomando decisões de forma pública, participativa e solidária. Para assegurar tais práticas, as competências do pedagogo incluem o(a)
I formação de uma boa equipe de trabalho.
II construção de uma comunidade democrática de aprendizagem.
III promoção de ações de desenvolvimento profissional.
IV envolvimento dos alunos e dos pais na solução de problemas e na proposição de decisões.
V fortalecimento de formas de divulgação e de difusão das informações.
A quantidade de itens certos é igual a
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção correta a respeito das formas de conversão do conhecimento nas organizações.
A externalização repassa conhecimentos tácitos por meio de experiências entre pessoas.
A internalização converte conhecimento tácito em explícito, gerando o chamado conhecimento conceitual.
A socialização converte conhecimento explícito em tácito por meio da prática, gerando conhecimento operacional.
A combinação converte conhecimentos explícitos individuais em conhecimento explícito da organização.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Relativamente aos níveis de planejamento nas organizações, assinale a opção incorreta.
O nível estratégico está voltado para a definição da missão e do futuro de toda a organização e é mais flexível que os níveis tático e operacional.
No nível tático, que está diretamente relacionado às principais divisões e funções da organização, definem-se os objetivos da organização.
As atividades, os recursos e as formas de controle da organização são definidas no nível operacional, que apresenta os menores riscos em função de ser realizado em curto prazo.
Os níveis tático e operacional vinculam-se às atividades meio, já o nível estratégico, às atividades fim, principalmente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...