Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

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A avaliação institucional tem por meta o aperfeiçoamento da qualidade da Educação. A escola como um todo deve ser avaliada, não apenas a aprendizagem dos alunos. Assinale a opção que apresenta e define, corretamente, um dos princípios da avaliação institucional na perspectiva transformadora e de aperfeiçoamento.

  • A.

    Unidade de linguagem – todos os membros da comunidade educativa têm de adotar as mesmas concepções filosóficas, a fim de a escola ser bem avaliada.

  • B.

    Competência técnico-metodológica – o projeto de avaliação deve ter uma base científica que o direcione e que proporcione legitimidade aos dados coletados.

  • C.

    Adesão voluntária – só devem ser avaliados aqueles que tiverem segurança em relação a seu trabalho, havendo respeito às subjetividades.

  • D.

    Qualificação de resultados – qualquer quantificação mascara as conquistas, devendo-se adotar registros que expressem aspectos mais profundos.

  • E.

    Respeito à identidade da escola – a prática avaliadora não pode comprometer o processo histórico construído institucionalmente.

Com a preocupação de promover a inclusão digital dos alunos de uma determinada escola, o gestor escolar precisa estimular que seus professores:

  • A.

    naveguem pela Internet, diariamente, para elaborar aulas baseadas em conteúdos atualizados.

  • B.

    reconheçam na Informática uma poderosa ferramenta para a construção do conhecimento.

  • C.

    percebam a importância da utilização da Informática como instrumento de marketing para a escola.

  • D.

    incorporem atividades na Internet em sua prática pedagógica, de modo a ultrapassar abordagens tradicionais de ensino.

  • E.

    permitam que os alunos redijam suas atividades escolares da mesma forma como escrevem em sites de conversas on line.

O planejamento estratégico constitui uma forma eficaz para que se evite uma gestão voltada apenas para agir na urgência. Segundo Lück (2000), o planejamento estratégico:

  • A.

    tem caráter normativo, resultando num plano que legitima as ações administrativas.

  • B.

    focaliza a realidade em categorias tópicas e fracionadas, para melhor atuar sobre a mesma.

  • C.

    favorece uma administração das crises por visar a uma ação pontual sobre as demandas da organização.

  • D.

    enfatiza o processo envolvido na elaboração do plano, que legitima o planejado e compromete os profissionais.

  • E.

    supõe esforço destinado a produzir decisões e ações orientadas para resultados concatenados com o futuro.

A equipe de direção de uma escola procurou integrar-se a uma rede de gestão entre escolas, procedimento que supõe a(o):

  • A.

    realização de capacitação profissional em conjunto, de modo a maximizar recursos e diminuir gastos.

  • B.

    busca de práticas promissoras nas escolas vizinhas, visando à aplicação dessas práticas na própria escola.

  • C.

    intercomunicação constante entre organizações e profissionais, tendo em vista a construção de uma ação social.

  • D.

    estabelecimento de uma lógica baseada no "perde-ganha" na constituição de um sistema entre escolas.

  • E.

    estabelecimento de parcerias visando ao apoio recíproco e à obtenção de vantagens de parte a parte.

Ao liderar um processo de mudança calcado na aplicação de uma nova Política Pública para a Educação, a equipe gestora tem um papel decisivo. Segundo Schneckenberg (2000), este papel é o de:

  • A.

    realizar cursos, reuniões e treinamentos, a fim de proporcionar aos membros da instituição mudança de mentalidade e aceitação do novo.

  • B.

    transmitir as novas diretrizes à equipe escolar e à comunidade, apresentando um plano de implantação e implementação da mudança.

  • C.

    promover um clima propício à participação, considerando a experiência de cada membro da sociedade e promovendo a gestão de recursos humanos.

  • D.

    traçar uma estratégia detalhada que preveja cada etapa da mudança e delimitar diferentes graus de socialização da mesma.

  • E.

    respeitar a vontade e a subjetividade dos profissionais da escola, contando com a possibilidade de rejeição da mudança.

Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.

Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.

Marcelo prefere atuar na escola onde há gestão democrático- participativa. Sua preferência se justifica pelo fato de, neste modelo de gestão, haver:

  • A.

    interação entre pessoas com funções e especialidades distintas, que compartilham objetivos comuns e decidem os processos e os meios de conquistar objetivos.

  • B.

    flexibilização dos procedimentos organizativos e das formas de acompanhamento e de avaliação do trabalho pedagógico.

  • C.

    exclusão de qualquer forma de diretividade, dando lugar a uma liderança compartilhada em que todos podem exercer as mesmas funções.

  • D.

    valorização maior dos elementos instituídos do que dos instituintes, investindo na capacidade criativa da equipe de trabalho.

  • E.

    identificação do ambiente organizacional com o de uma família, prevalecendo um relacionamento interpessoal compreensivo e afetivo.

Considere a situação abaixo para responder às questões de nos 36 a 38.

Marcelo é professor e trabalha em duas escolas. Percebe que seu comportamento e sua atuação profissional são diferentes em cada uma delas.

Numa das escolas em que Marcelo trabalha, o modelo de gestão praticado é baseado numa concepção técnico-científica, ao passo que, na outra, é baseado na concepção democráticoparticipativa. Assinale a opção que contém, corretamente, características dessas duas concepções de gestão.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Essa mudança de postura na educação NÃO pode ser obtida através:

  • A.

    da aplicação dos novos conhecimentos ao aprimoramento da prática e do incentivo à busca constante do desenvolvimento profissional como fator de melhoria da qualidade do trabalho escolar.

  • B.

    da formação continuada que propicia fundamentação teórica nos diferentes campos de atuação dos profissionais envolvidos e da necessária articulação entre essa teoria e a prática.

  • C.

    do fortalecimento do trabalho das escolas na formulação e implementação coletiva de seus projetos.

  • D.

    do cotidiano escolar e da prática docente como fontes para inspiração e programação das atividades a partir das necessidades por elas apontadas ou nelas constatadas.

  • E.

    dos investimentos em capacitação docente em níveis de mestrado e doutorado com o fim de ampliar os conhecimentos específicos para a formação profissional.

Na avaliação final do ano, os profissionais de uma escola constataram que havia uma situação de agressividade e violência entre alunos e professores que precisava ser enfrentada.

Na concepção de Thurler (2001), qual das ações abaixo contribuirá para que consigam alterar essa realidade?

  • A.

    Construir uma gestão participativa, que se dá quando a escola desenvolve a capacidade de prever um plano de formação interna.

  • B.

    Fazer emergir no Diretor o papel de liderança para atuar firmemente na transformação das práticas da escola.

  • C.

    Modernizar o sistema educativo através da adoção de novas concepções e práticas propostas pelo meio acadêmico.

  • D.

    Rever os programas de ensino no caso de eles apontarem para a existência de uma falta de coesão administrativa.

  • E.

    Colocar em discussão valores e normas que embasam as ações, num processo coletivo da prática reflexiva.

Reconhecer o estabelecimento escolar como "organização aprendente" concebendo-o "sistemicamente como mais do que a soma das aprendizagens individuais dos seus membros" (Thurler, 2001) significa reconhecer, também, que:

  • A.

    o projeto de formação deve ser centralizado nas disciplinas, sob o risco de a escolaridade dos alunos perder sua importância social.

  • B.

    a realidade escolar aponta para a necessidade de um projeto de formação que seja fundamentado na reflexão crítica em torno de um tema central.

  • C.

    as estratégias de ensino-aprendizagem podem ser apresentadas, prontas para uso, desde que sejam processadas pelos formadores.

  • D.

    as necessidades reais dos professores orientam o projeto de formação, coordenando os momentos de acordos coletivos e aqueles em que cada um tenta usar suas novas competências no dia-a-dia da classe.

  • E.

    as lacunas de formação dos professores devem ser preenchidas considerando as suas individualidades no processo de formação contínua.

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