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Um conceito bastante difundido atualmente no campo da gestão é o do empoderamento (empowerment). No contexto escolar, o empoderamento ocorre quando:
a interiorização e a apropriação ativas do processo de mudança pelos professores são acentuadas, em uma perspectiva de profissionalização interativa.
o sistema de ensino concede poder ao Diretor para que possa administrar autonomamente as mudanças que deseja empreender.
se delega poder à coordenação pedagógica para que possa acompanhar e avaliar o trabalho desenvolvido pelos professores.
se oferece poder aos alunos para que possam determinar aspectos relativos aos conteúdos curriculares e ao desenvolvimento docente.
se amplia o campo de atuação de determinado professor que apresenta competências para uma tarefa necessária à escola.
"Estar implicado em um processo de inovação convida a tomar consciência das diferentes fontes e formas de liderança." (Thurler, 2001). Entre estas, é correto afirmar que, na liderança voltada para a(s):
transformação, a meta é a melhoria das competências individuais e coletivas, objetivando mudança durável na maneira de o grupo pensar e agir.
posição no sistema social, a liderança se dá por meio de uma delegação de poder pelo corpo docente, com tempo de exercício limitado.
formação ou acompanhamento, o Diretor da escola não interfere demais nas práticas de sala de aula e os professores manifestam lealdade às suas decisões.
cultura, a liderança é exercida por líderes que acompanham e aconselham os docentes durante a implantação de inovações.
transações, os líderes direcionam a maneira como os profissionais conseguem agir em coerência com seus valores e crenças.
Numa reunião de planejamento, a Diretora de uma escola trouxe, para reflexão dos professores, um texto que abordava valores como honestidade, dignidade, justiça social e solidariedade, entre outros. Um dos professores manifestou-se contrário à leitura, argumentando que, para uma reunião de planejamento, melhor seria um texto que abordasse, mais diretamente, componentes curriculares.
Diante dessa fala, para mostrar ao professor que o texto era pertinente à discussão proposta, qual deveria ter sido a contraargumentação da Diretora, com base na concepção de flexibilidade curricular?
Esses valores devem estar presentes para a construção de um projeto de formação humana e não só intelectual.
A discussão desses valores deve ocupar um item curricular, conforme orientação da Lei de Diretrizes e Bases.
A compreensão desses valores como componentes curriculares faz parte tanto das orientações das políticas públicas, quanto da implantação dos ciclos de aprendizagem.
A reflexão sobre esses valores deve fazer parte da formação continuada dos professores, já que essa reflexão é negligenciada nos cursos de formação.
Os pais e responsáveis pelos alunos exigem que a escola dê formação moral às suas crianças discutindo esses valores.
A realidade profissional de Joana é um produto das transformações que vêm ocorrendo no mundo do trabalho e da educação. Tais transformações, na modernidade, foram marcadas pelo Taylorismo e pelo Fordismo. Recentemente, a ordem do poder, no Ocidente, concentrou-se na perspectiva do Estado Mínimo. Assinale a opção que apresenta, corretamente, características de cada um desses momentos do sistema capitalista.
Ocupa-se dos valores:
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Uma das alternativas abaixo não diz respeito à efetivação do princípio de gestão democrática na escola. Assinale-a.
Participação e envolvimento dos profissionais da educação na discussão e elaboração do projeto pedagógico.
Vinculação entre educação escolar, o trabalho, a prática social, inclusão e projetos de aceleração
Participação e envolvimento da comunidade escolar e local na composição dos conselhos escolares
Articulação entre família e comunidade criando processos de integração entre sociedade escola
Envolvimento da comunidade escolar e usuária na tomada de decisões e enfrentamento dos desafios da realidade escolar.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
A prática administrativa e pedagógica e a organização do currículo e das situações de aprendizagem dos sistemas de ensino deverão, de acordo com a LDB, estar em consonância com os fundamentos estéticos, políticos e éticos do novo ensino médio brasileiro. Estes fundamentos relacionam-se, respectivamente a:
sensibilidade, igualdade e solidariedade
sensibilidade, igualdade e identidade
igualdade, solidariedade e diversidade
identidade, diversidade e sensibilidade
criatividade, identidade e igualdade
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A teoria interdisciplinar da educação enfatiza o papel do professor como mediador, modificando a aula, o espaço onde esta se desenvolve e a forma de intervenção didática. Neste sentido, escreva V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, nos parênteses. Assinale depois, a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo:
( ) O novo papel do professor é de formar iguais, ou seja, formar-se professor-pesquisador para que nas práticas pedagógicas lance mão da pesquisa como princípio educativo e assim, forme novos sujeitos críticos e reflexivos.
( ) A aula modifica a postura do professor de "ensinante" para "estar com", de "transmissor" para "parceiro de troca", por meio de uma ação conjunta de grupo, que visa a formação do cidadão, do profissional, do pesquisador, e favorece a iniciativa, a criatividade e a participação no processo.
( ) O professor propõe atividades de pesquisa e estudo individual e juntos " professor e aluno " buscam informações e dados novos para os debates em aula. Desde o início, os alunos são colocados em situações concretas, e são orientados para aprender na ação.
( ) O espaço da sala de aula é o espaço privilegiado das construções e (re)construções. Deve constituir-se num ambiente de transmissão de valores socioculturais. A realidade social é o ponto de partida dos fenômenos educativos, desde que se observe a ordem social vigente.
( ) A (re)significação do espaço escolar em sintonia com o tempo criativo e com a escuta sensível, rompe com a dimensão temporal e constrói o desenho de formação do aluno e do professor.
A seqüência correta é:
F, V, V, F, V
V, V, V, F, V
F, V, V, V, F
V, V, F, V, F
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
A discussão sobre gestão da educação abrange diversos aspectos, dentre eles, a questão da democracia, autonomia e participação. O Conselho Escolar é uma das instâncias de gestão democrática nas escolas. Sobre o conceito de conselho, em seu sentido mais amplo, analise as afirmativas a seguir.
I. Conselho vem do latim "conselium" que, por sua vez, origina-se de "consulo-consulere", tanto ouvir alguém quanto submeter algo a uma deliberação de alguém após uma ponderação refletida, prudente e de bom senso que implica ouvir e ser ouvido.
II. Conselho também é lugar onde se delibera. Deliberar implica tomada de decisão, precedida de uma análise e um debate que, por sua vez, implica publicidade dos atos da audiência e visibilidade destes.
III. Os conselhos são órgãos colegiados cabendo-lhes fazer a articulação entre sociedade e o estado no campo educacional, sendo plural, dialógico e zeloso da aprendizagem de qualidade.
Indique a alternativa que contém os itens corretos.
Apenas a I está correta.
Apenas a II está correta.
Apenas a III está correta.
Apenas a II e a III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
Pedagogia - Papel Político-Pedagógico e Organicidade - Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) - 2006
De acordo com Oliveira in Ferreira e Aguiar (2001), a discussão sobre a importância da gestão democrática na Escola Pública surgiu a partir da década de 80, no contexto da reforma do Estado. Analise as afirmativas a seguir.
I. Visando atender as pressões populares, o Estado implementa reformas educacionais de forma gradativa, baseando-se nos conceitos de produtividade, eficácia, excelência e eficiência, importados das teorias administrativas, transpondo-os para as teorias pedagógicas.
II. A Educação Básica é constituída pela Educação Infantil, pelos Ensinos Fundamental e Médio, sendo direito público e subjetivo.
III. A luta pela democratização da educação básica assume aspecto de ampla defesa do direito à escolarização para todos, à universalização do ensino e à defesa de maior participação da comunidade na gestão da Escola.
Assinale a alternativa que contém a resposta correta.
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