Questões sobre Papel Político-Pedagógico e Organicidade

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O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma necessidade cotidiana das instituições educativas e um instrumento eficaz para a implementação de suas ações. Nessa perspectiva o PPP caracteriza-se, essencialmente, como:

  • A.

    Um plano didático-pedagógico, previsto na LDB como instrumento regulador das atividades.

  • B.

    Um instrumento norteador das escolas públicas e das ações sistemáticas de todos os membros da comunidade escolar.

  • C.

    Um recurso de gestão administrativa e financeira da escola, que deve ser conhecido por toda a comunidade educativa.

  • D.

    Um documento que se reflete no currículo da escola, construído e vivenciado por todos os envolvidos no processo educativo, que busca rumo, ação intencional e compromisso coletivo.

  • E.

    Um referencial que exprime as exigências da sociedade, das autoridades governamentais e da comunidade local, construído diretamente por esses agentes.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Conforme a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial estabelecida na 32ª Conferência Geral da UNESCO, realizada em 17 de outubro de 2003, em Paris, o Patrimônio Cultural Imaterial se manifesta de forma plural nos seguintes domínios:

  • A.

    Esculturas e práticas sociais, rituais e festivais.

  • B.

    Prédios históricos e conhecimentos e práticas relacionados com a natureza e o universo.

  • C.

    Pintura e expressões orais.

  • D.

    Artes do espetáculo e as técnicas próprias do artesanato local.

A gestão de pessoas, fundada no ideário taylorista, baseado na administração científica do trabalho, continua presente nas técnicas e estratégias de desenvolvimento de pessoal. Assinale a alternativa que NÃO apresenta características deste ideário no campo organizacional:

  • A.

    capacitação da força de trabalho através do comprometimento e autocontrole; treinamento concentrado nos aspectos estratégicos;

  • B.

    divisão funcional do trabalho de modo que as atividades de planejamento e controle sejam de responsabilidade apenas dos gerentes;

  • C.

    cargos altamente especializados, definidos e permanentes;

  • D.

    interação vertical entre superior e subordinados;

  • E.

    processo de produção concebido sob a abordagem da engenharia.

Quando se pensa no desenvolvimento de pessoas no ambiente profissional não é possível deixar de considerar as condições psicológicas e a motivação. Sobre a teoria do reforço, é correto afirmar que:

  • A.

    a motivação resulta de recompensas externas ou das condições de trabalho e não da natureza do trabalho em si;

  • B.

    as pessoas desenvolvem três necessidades hierarquicamente estruturadas, a saber: realização, poder e afiliação;

  • C.

    o grau de esforço exercido por uma pessoa depende da crença ou estado cognitivo interior, sobre as relações entre o esforço e a recompensa;

  • D.

    as necessidades de relacionamento, de pertencer, de intimidade, de amor e de afeição são preponderantes, impedido a emergência de outras necessidades;

  • E.

    as necessidades em nível fisiológico se manifestam antes daquelas em nível afetivo ou de reconhecimento social.

No desenho de programas de treinamento, uma das principais competências necessárias aos profissionais de Recursos Humanos no cenário contemporâneo é a capacidade de trabalhar com pessoas e de disseminar valores, como a cooperação. A técnica de desenvolvimento organizacional tipo treinamento de sensitividade:

  • A.

    consiste em reunir grupos chamados T-Groups (grupos de treinamento) que são treinados para aumentar a capacidade quanto às suas habilidades de relacionamento interpessoal; seu nível de intervenção é intrapessoal;

  • B.

    visa o autodiagnóstico das relações interpessoais; concentra-se nos estilos e conteúdos das comunicações; seu objetivo é identificar hábitos destrutivos de comunicação;

  • C.

    envolve a alteração comportamental na qual várias pessoas de vários níveis e áreas da organização se reúnem sob a coordenação de um líder e criticam-se mutuamente; implica o envolvimento com a filosofia, políticas e a missão da organização;

  • D.

    envolve reforço que serve de retroinformação a respeito da mudança alcançada em um setor; parte do princípio de que quanto mais dados cognitivos o indivíduo recebe, tanto mais será sua criatividade;

  • E.

    consiste em uma investigação sistemática e conjunta sobre um certo problema gerencial; é aplicado de cima para baixo, começando na cúpula da organização.

O capital intelectual é o principal diferencial competitivo das organizações. O setor de Treinamento lida com pessoas, isto é, com aprendizagem no nível individual, e é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes. Considerando o processo de treinamento como cíclico, suas etapas são:

  • A.

    diagnóstico, desenho, implementação e avaliação;

  • B.

    criação de um sentimento de mudança, implementação da mudança, estabilização da mudança e avaliação da mudança;

  • C.

    definição da missão, organização de equipes, reforço e alinhamento organizacional para melhoria;

  • D.

    planejamento, definição da missão, execução e sensibilização para mudança;

  • E.

    definição de objetivos, execução, avaliação e reforço.

No contexto organizacional contemporâneo, as empresas perceberam a urgência em se implantar uma cultura de aprendizagem. Diante de tal realidade, o papel estratégico do conhecimento difunde-se cada vez mais. Considerando-se que a aprendizagem pode ser concebida como um processo de mudança, analise as teorias abaixo:

I - Para a teoria interacionista, o ser humano se desenvolve intelectualmente a partir da maturação do potencial de que dispõe.
II - O modelo behaviorista entende que as mudanças no comportamento podem ser provocadas pelas conseqüências chamadas de reforçamento.
III - A perspectiva cognitivista foca tanto aspectos objetivos e comportamentais quanto subjetivos, levando em consideração as crenças e percepções dos indivíduos que influenciam seu processo de apreensão da realidade.

A respeito dessas teorias, é/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I;

  • B.

    II;

  • C.

    III;

  • D.

    I e III;

  • E.

    I, II e III.

A estratégia organizacional refere-se ao comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Profissionais de Recursos Humanos planejam as práticas táticas que podem e devem ser utilizadas para desenvolver a estratégia e implementá-la. São práticas fundamentais para a implementação de estratégias:

  • A.

    desenvolvimento de atitudes e de novas habilidades voltadas para o mercado;

  • B.

    engajamento dos gerentes em discussões sobre a missão, a imagem que a organização desenvolve a respeito de si mesma e do seu futuro e sobre os valores e objetivos;

  • C.

    desenvolvimento de equipes: uma técnica de alteração comportamental sob a coordenação de um líder;

  • D.

    persuasão racional e habilidade para ouvir;

  • E.

    priorização do instrumental e do previsível na abordagem do comportamento.

Em seu trabalho A Quinta Disciplina, Peter Senge propõe uma nova e revolucionária concepção de liderança e gerenciamento empresarial para inovar as organizações. Considerando que o trabalho está cada vez mais ligado ao aprendizado, cinco novos componentes vêm emergindo nas organizações da aprendizagem, quais sejam:

  • A.

    raciocínio sistêmico; cultura voltada para resultados; capacidade de agregação; especialização na aquisição do conhecimento; transferibilidade;

  • B.

    objetivo comum; aprendizado em grupo; raciocínio sistêmico; domínio pessoal e modelos mentais;

  • C.

    cultura flexível quanto a padrões de comportamentos; construção da memória organizacional; redução de subjetividade; clareza das regras; excelência;

  • D.

    agilidade, flexibilidade, dinamismo, visão global e local e comprometimento pessoal;

  • E.

    simplicidade, organicidade, honestidade, lucro e integridade.

O paradigma organizacional emergente de gestão no campo educacional implica a substituição dos controles sobre o processo pelo controle sobre resultados. Nesse contexto, o treinamento é um processo contínuo que se impõe visando os objetivos organizacionais. Na elaboração do desenho do programa de treinamento, deve-se considerar:

  • A.

    basicamente a análise da estrutura de cargos;

  • B.

    unicamente a análise do custo / benefício;

  • C.

    resultados da avaliação de desempenho;

  • D.

    as necessidades estratégicas e o diagnóstico organizacional;

  • E.

    dados concretos e medidas de resultados, como número de clientes atendidos.

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