Questões sobre Planejamento de Ensino

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Para que a aprendizagem de ciências em sala de aula seja efetiva, é fundamental que haja objetivos preestabelecidos no currículo. A esse respeito, assinale a opção correta.

  • A. O currículo formal é aquele estabelecido pelos sistemas de ensino e que corresponde ao que os professores efetivamente ensinam em sala de aula.
  • B. O currículo não deve refletir as exigências econômicas da sociedade, uma vez que são fundamentalmente opostas aos objetivos da educação.
  • C. O currículo deve favorecer o alcance uniforme de competências pelos alunos, para garantir-lhes a perfeita adequação ao mercado de trabalho.
  • D. A aprendizagem não formal de conceitos científicos, como aquela resultante das relações vividas na comunidade, deve ser secundária à aprendizagem formal, estabelecida no documento curricular da escola.
  • E. A proposta curricular faz parte do projeto pedagógico-curricular, documento que expressa intenções, objetivos e aspirações da escolarização.

Com relação à experimentação, assinale a opção correta.

  • A. A experimentação no ensino adquire caráter investigativo quando a teoria trabalhada apresenta potencial de generalização e previsão.
  • B. A aplicação de experimentos nas aulas de ciências tem por finalidade a comprovação de resultados quantitativos previamente tabelados.
  • C. A experimentação é um método que prescinde de planejamento e que deve ser desenvolvido com base no improviso, pois assim os alunos se sentem mais motivados a realizar atividades que superem suas expectativas.
  • D. Atividades experimentais devem ser preferidas às atividades teóricas porque, nas aulas de ciências, a prática é mais importante que a teoria.
  • E. A experimentação deve ser desenvolvida com base no pressuposto de que o impacto do caráter macroscópico dos fenômenos garante a efetiva aprendizagem das relações microscópicas subjacentes.

Em uma escola em que a proposta de trabalho fundamenta-se na interdisciplinaridade, durante uma reunião para o planejamento de atividades, vários professores emitiram comentários a respeito do processo interdisciplinar. Assinale a opção em que o comentário apresentado traduz o conceito de interdisciplinaridade.

  • A. “Vamos fazer uma feira de ciências, que chamaremos de feira interdisciplinar: cada um apresenta seu trabalho e terminamos com uma prova, em que cada um elabora uma questão e a nota vale para todas as disciplinas.”
  • B. “Precisamos um do outro para ampliar os conhecimentos, isso implica coletividade, cooperação e inter-relação das disciplinas, o que exige a realização de um planejamento coletivo.”
  • C. “Não há necessidade de planejarmos juntos, cada um pode abordar o tema individualmente, com os conteúdos próprios de sua disciplina.”
  • D. “Sugiro que procuremos atividades que auxiliem na discussão do tema, que não precisa se referir à disciplina: uma atividade por semana e pronto.”
  • E. “Se planejarmos juntos e todos abordarmos o mesmo tema, descaracterizaremos nossas disciplinas, perderemos o foco e não cumpriremos nossos objetivos nem os conteúdos.”

Em uma escola de ensino fundamental, em que a proposta de trabalho fundamenta-se na interdisciplinaridade, os professores se reuniram no início do ano para planejar os projetos que norteariam as ações pedagógicas de todo o ano letivo. Como não havia consenso entre os professores sobre a concepção de interdisciplinaridade, a diretora solicitou que cada um esquematizasse o que entendia por interdisciplinaridade.

Assinale a opção correspondente ao esquema que representa corretamente o conceito de interdisciplinaridade.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

No que se refere ao planejamento do processo de avaliação, assinale a opção correta.

  • A. A avaliação dos alunos, independentemente de apresentarem ou não necessidades educacionais especiais, deve ser formativa.
  • B. Os princípios da avaliação classificatória são os que mais se adéquam aos alunos com necessidades educacionais especiais.
  • C. A avaliação processual não se adéqua à educação especial, devido ao fato de os alunos com necessidades educacionais especiais apesentarem comprometimento no seu processo de desenvolvimento.
  • D. Para que não se sintam discriminados, o professor deve evitar que alunos com necessidades educacionais especiais participem dos mesmos processos avaliativos realizados com os demais alunos da sala de aula.
  • E. A avaliação na educação especial é desnecessária, uma vez que esses alunos são promovidos automaticamente.

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. Um dos objetivos da área de linguagens é refletir sobre o caráter heterogêneo das línguas, com prioridade para o estudo da norma culta padrão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. O multiletramento refere-se ao desenvolvimento de linguagens híbridas e à implementação de todas as mídias, principalmente as digitais, no contexto diário escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para que uma proposta pedagógica seja considerada interdisciplinar, é necessário que ela

  • A. assegure a racionalização técnica e elimine a divisão entre as áreas de conhecimento.
  • B. contemple conteúdos e estratégias de mais de uma área do conhecimento para promover uma aprendizagem significativa.
  • C. integre, no mínimo, quatro áreas de conhecimento.
  • D. seja desenvolvida em outros espaços da escola que não a sala de aula, como na sala de leitura, no pátio, na quadra de esportes etc.
  • E. disponha de instrumentos próprios para o acompanhamento objetivo e imparcial da aprendizagem dos estudantes.

Com base no que dispõe o Currículo em Movimento da Educação Básica – Ensino Médio, julgue os itens subsequentes. O processo de formação de leitores críticos, capazes de refletir sobre textos de diversos gêneros — artigo de opinião, editorial, reportagem, notícia, entre outros —, é tarefa única de professores da área de linguagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

As Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar do 3.º ciclo para as Aprendizagens são um suporte para práticas pedagógicas inovadoras que procuram romper com concepções conservadoras do ensinar, aprender, avaliar e pesquisar. Essas diretrizes embasam-se no entendimento da escola como espaço flexível, democrático e autônomo e propõem um trabalho pedagógico fundado pelos princípios da continuidade, flexibilidade e articulação, que extrapolam a preocupação exclusiva com resultados.

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às diretrizes nele mencionadas.

As classes de correção da distorção idade-série possibilitam agrupar os estudantes de acordo com suas dificuldades e potencialidades com o objetivo de promover o avanço contínuo das aprendizagens.

  • C. Certo
  • E. Errado
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