Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Beiler, Lage e Medeiros (2003), no livro Educação a distância: cartografias pulsantes em movimento, mencionam que, além da diversidade de denominações, estruturas, metodologias, organizações, uso de tecnologias, tamanho das instituições, demandas diferenciadas e projetos, todos os sistemas de educação a distância têm uma série de características comuns.

São características da educação a distância, EXCETO:

  • A. Utilização de meios técnicos.
  • B. Organização de apoio – tutoria.
  • C. Comunicação unidirecional.
  • D. Comunicação massiva, porém não excludente da comunicação minoritária e individual.

A avaliação escolar tem exigido muito mais do professor, que pouco a pouco vai tomando consciência de sua importância e procura compreendê-la como um processo que imprime dinamismo ao trabalho escolar. Atente ao que se diz sobre alguns instrumentos de avaliação na escola e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A observação é um elemento dispensável no processo de avaliação.

( ) A avaliação cooperativa é uma avaliação realizada durante o desenvolvimento, conclusão e apresentação de um trabalho em grupo.

( ) Fichas de observações podem ser usadas na avaliação contínua e permanente.

( ) A autoavaliação não deve ser muito utilizada, pois não apresenta grande valor educativo.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. V, F, V, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. V, F, F, V.
  • D. F, V, V, F.

Plano de disciplina é um instrumento para sistematizar a ação concreta do professor, a fim de que os objetivos da disciplina sejam atingidos. Atente às seguintes afirmações a respeito dos aspectos fundamentais de um plano de disciplina:

I. Ao planejar a disciplina, o professor sempre deve ter em mente que os conteúdos são os fins para atingir os objetivos.

II. O foco de referência principal para o planejamento da disciplina é o livro didático.

III. A flexibilidade é uma característica de fundamental importância no plano de disciplina.

IV. O plano de disciplina ajuda o professor a selecionar os melhores procedimentos e os recursos para desencadear um ensino mais eficiente.

Está correto o que se afirma somente em

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. II e IV.
  • D. I, II e III.

Tendo como base as correntes atuais da avaliação institucional em educação, relacione corretamente as colunas, escrevendo 1 para avaliação para controle e 2 para avaliação como processo para transformação.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 2, 2, 1, 1.
  • B. 1, 1, 2, 2.
  • C. 1, 2, 1, 2.
  • D. 2, 1, 1, 2.

O objetivo da avaliação institucional é oferecer elementos para que a escola e/ou o sistema educacional se aperfeiçoem e cumpram suas funções de educar e formar a população. São modalidades da avaliação institucional:

  • A. técnico-metodológica, da linguagem e de coletividade.
  • B. da totalidade, de tecnologia e de desempenho coletivo.
  • C. diagnóstica inicial, do processo e de resultados.
  • D. de tempo, de espaço e de custos.

O Planejamento pedagógico do professor começa coletivamente, a partir do que toda a escola pensa e realiza em seu projeto pedagógico. O plano de sala de aula precisa partir do conjunto de pensamento que se constrói no plano global. Dentre os elementos constitutivos do plano de sala de aula, encontra-se

  • A. o marco operativo.
  • B. a intervenção estatal.
  • C. a normatização da administração.
  • D. o plano arquitetônico da escola.

A respeito de tecnologia assistiva (TA), assinale a opção correta.

  • A. No contexto das avaliações, não se deve empregar a TA, para não configurar situação de privilégio para o estudante com deficiência.
  • B. Cabe ao profissional habilitado em informática a operacionalização dos recursos da TA.
  • C. A TA visa promover a funcionalidade relacionada à atividade e à participação de pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida, visando, por exemplo, sua autonomia e inclusão social.
  • D. O termo tecnologia assistiva refere-se aos recursos de acessibilidade ao computador, como, por exemplo, teclados programáveis e teclados virtuais, para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
  • E. O objetivo central da TA é a alfabetização de pessoas com deficiência.

Em sala de aula, o professor pode e deve usar instrumentos de avaliação distintos da tradicional prova escrita. Esses instrumentos alternativos podem ser utilizados para desenvolver, além do aspecto cognitivo, outras habilidades relacionadas à matemática.

Com relação a instrumentos de avaliação alternativos, assinale a opção correta.

  • A. Testes coletivos devem ser evitados: o aluno que não domine o conteúdo em avaliação será beneficiado por aqueles que já o tenham absorvido, o que prejudica a avaliação.
  • B. Produções escritas pelos alunos, de forma individual ou em grupo, realizadas a partir de situações-problemas, também servem como instrumentos de avaliação.
  • C. Testes-relâmpagos e de surpresa não são recomendados nas avaliações: o aluno não terá tempo hábil para estudar e se preparar para essas avaliações.
  • D. Os testes individuais em duas fases são recomendados como instrumentos alternativos de avaliação: em uma primeira fase, o aluno realiza o teste na sala de aula, durante determinado tempo; depois, durante um período maior de tempo, retoma a avaliação para detectar os erros cometidos, sem a ajuda do professor.
  • E. O professor deve evitar entrevistas e conversas informais para avaliar o aluno: questionamentos verbais podem provocar medo no aluno e fazê-lo sentir mais dificuldades com a matemática.

No processo de avaliação dos alunos em matemática, o professor deve privilegiar alguns aspectos particulares. Assinale a opção que apresenta aspectos a ser enfatizados pelo professor na avaliação.

  • A. Não se recomenda que o professor utilize computadores, calculadoras e outros materiais manipuláveis nas avaliações.
  • B. Cada situação e cada problema proposto pelo professor deve envolver a aplicação de um conjunto mínimo de ideias matemáticas, de forma a restringir o processo de solução e aperfeiçoar o processo de avaliação.
  • C. O professor deve avaliar se o aluno é capaz de resolver uma série de problemas formulados previamente e se ele conhece todas as etapas para a resolução.
  • D. É fundamental que o professor avalie o processo de resolução e o grau de criatividade das soluções apresentadas pelos alunos.
  • E. O uso de diferentes formas de avaliação deve ser evitado; isto é, o professor deve optar por apenas um modelo alternativo de avaliação.

Com relação ao uso de jogos e mídias digitais no ensino de matemática, assinale a opção correta.

  • A. Os jogos em geral são indicados para uso em sala de aula, pois, ao demandarem dos alunos, por exemplo, que relembrem fórmulas ou algoritmos, ajudam na fixação de conceitos relacionados a algum conteúdo.
  • B. Os jogos são capazes de resgatar o aspecto lúdico do ensino, o que pode contribuir para a diminuição dos bloqueios apresentados pelos alunos que se sentem, de alguma forma, incapacitados para aprender matemática.
  • C. Os jogos e as mídias digitais favorecem unicamente os aspectos cognitivos da aprendizagem: na sua aplicação individualizada, são propostas para cada estudante situações-problemas que exigem estratégias e táticas interferentes nos processos cognitivos.
  • D. No ensino de matemática, os jogos podem ajudar no desenvolvimento da autonomia e do pensamento dos alunos, elementos fundamentais apenas para a aprendizagem cognitiva.
  • E. Por favorecem diversas habilidades do aluno, produzindo os efeitos desejados mesmo sem o acompanhamento de educadores, as mídias digitais e os jogos podem ser utilizados em sala de aula para o ensino de matemática.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...