Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A. fonemas.
  • B. rabiscos.
  • C. números.
  • D. símbolos.
  • E. desenhos.

Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue os próximos itens. A primeira etapa do processo de planejamento escolar corresponde à seleção dos conteúdos escolares a serem trabalhados, o que é essencial para a definição dos objetivos específicos de cada disciplina e das estratégias mais adequadas para seu desenvolvimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dadas as afirmativas a respeito da matrícula no Ensino Fundamental de 9 (nove) anos,

I. Abrange a população na faixa etária dos 5 (cinco) aos 14 (quatorze) anos de idade.

II. Estende-se, também, a todos os que, na idade própria, não tiveram condições de frequentá-lo.

III. É desenvolvido numa carga horária mínima anual de 800 (oitocentas) horas.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Com relação à avaliação e ao planejamento escolar, julgue os próximos itens. O conselho de classe é um importante momento de avaliação e formação continuada dos profissionais da educação, propiciando uma reflexão sobre a ação educativa, com vistas à busca de alternativas para a superação dos desafios cotidianos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma excelente maneira de manter os colaboradores motivados é por meio de dinâmicas. Sobre os benefícios das dinâmicas de grupo, considere:

I. Compreensão mútua dos diferentes perfis entre os integrantes.

II. Promoção da qualidade do ambiente organizacional.

III. Maximização do engajamento, motivação e produtividade.

IV. Aceleração de resultados em curto espaço de tempo.

V. Aumento da satisfação dos colaboradores e redução de turnover.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II, III apenas
  • B. II, III,V apenas
  • C. III, IV apenas
  • D. I, II, III, IV, V
  • E. I, III, IV apenas

A utilização da cantiga na alfabetização buscando reconhecer unidades fonológicas é uma prática escolar cujos recursos estão relacionados com a utilização da

  • A. rima das palavras.
  • B. linguagem figurada.
  • C. categorização gráfica.
  • D. assonância das letras.
  • E. ortografia dos grafemas.

A frase do aluno revela ao professor um “erro” comum no processo de alfabetização relacionado à

  • A. dialetação.
  • B. hipercorreção.
  • C. juntura vocabular.
  • D. hipersegmentação.
  • E. transcrição fonética.

Como pode ser classificado o tipo de escrita no exemplo da figura?

  • A. Escrita alfabética.
  • B. Escrita espelhada.
  • C. Escrita pré-silábica.
  • D. Escrita silábica-alfabética.
  • E. Escrita silábica com valor sonoro.

No contexto da sociedade do conhecimento, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), como instrumentos mediadores das relações entre professores e alunos ou dos alunos entre si para o uso educacional, passaram a ser um suporte fundamental para a instrução, beneficiando um universo cada vez mais amplo de pessoas. Para que essa associação entre as TIC e a educação possibilite enriquecer os processos de ensino e de aprendizagem, é necessário

  • A. selecionar e organizar os conteúdos de ensino para manter os registros das atividades realizadas em sala de aula com o apoio das TIC.
  • B. configurar ambientes de aprendizagem com materiais suficientes que possibilitem ao aluno não buscar informações em outras redes.
  • C. realizar trocas comunicacionais entre professores e alunos com o uso das TIC relacionadas apenas ao conteúdo estudado em sala de aula.
  • D. elaborar materiais didáticos para que possam servir como repositório de conteúdos de aprendizagem impossibilitando a interação entre professor e aluno com a utilização das TIC.
  • E. incorporar as TIC no contexto educacional com a finalidade de tornar mais eficientes e produtivos os processos de ensino e de aprendizagem, aproveitando os recursos e possibilidades que tais tecnologias podem oferecer.

Dadas as afirmativas em relação à avaliação da aprendizagem,

I. A avaliação envolve necessariamente uma ação que promova a melhoria da aprendizagem.

II. Na avaliação, o professor assume o papel de investigador, de esclarecedor e de organizador de experiências significativas.

III. A avaliação mediadora confronta os objetivos pretendidos e os alcançados com o objetivo de classificar os estudantes.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...