Questões sobre Planejamento de Ensino

Lista completa de Questões sobre Planejamento de Ensino para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Reflexões atuais sobre o ato educativo evidenciam a importância de se compreender as aprendizagens dos alunos com base em seu desenvolvimento. Considera-se, nesse contexto, que o desenvolvimento do ensino supõe que se observe, além dos aparatos legais, um planejamento escolar e didático, no qual as práticas de aprendizagem possam ser revistas e reavaliadas. Nesse sentido, é importante que o professor, ao construir seus instrumentos de avaliação, considere que

  • A. cada aluno possui tempos diferenciados para aprender os conteúdos e gerar respostas aos desafios cognitivos.
  • B. o atendimento às necessidades especiais deve ser levado em conta exclusivamente nos momentos de avaliação.
  • C. todos devem ser tratados em igualdade de aprendizagem para as respostas requeridas.
  • D. a aplicação de práticas isoladas de avaliação para cada turma deve ser prioritária.
  • E. a avaliação deve buscar a homogeneidade da turma.

Com relação à atuação da equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, psicólogos, médicos, assistentes sociais, entre outros profissionais, no atendimento educacional especializado para alunos com deficiências múltiplas, assinale a opção correta.

  • A. O desenvolvimento e a seleção de atividades relacionadas ao perfil do estudante com deficiências múltiplas não exigem o envolvimento de toda a equipe multidisciplinar, por serem responsabilidades dos profissionais da educação.
  • B. As intervenções do psicólogo possuem caráter preventivo e de apoio institucional, além de auxiliarem na organização e sistematização de ações da equipe pedagógica.
  • C. As oficinas de elaboração de currículo e de orientações para o apoio às limitações dos estudantes com deficiências múltiplas são atribuições exclusivas dos pedagogos.
  • D. As atividades prescritas pelos profissionais da saúde devem ser priorizadas em relação às atividades pedagógicas planejadas pelos demais membros da equipe multidisciplinar.
  • E. São atribuições exclusivas dos profissionais da educação a identificação das necessidades educacionais dos estudantes e a definição dos recursos necessários à sua inclusão.

O uso de recursos ópticos e não ópticos pode contribuir com a qualidade, o conforto e o desempenho visual dos alunos com baixa visão. Acerca dos tipos de recursos ópticos e não ópticos e seu uso em sala de aula, assinale a opção correta.

  • A. Alguns recursos ópticos, como lupas manuais, de mesa ou de apoio, são bastante utilizados em sala de aula, apesar de provocarem mais fadiga visual que recursos não ópticos.
  • B. A escolha dos recursos ópticos é feita por oftalmologistas, sem a participação de psicopedagogos, por demandar conhecimentos estritamente clínicos.
  • C. As lentes esferoprismáticas e monofocais são recursos ópticos que otimizam o potencial da visão de longo alcance e são adequados à leitura de livros e mapas.
  • D. Os alunos com baixa visão devem ser orientados a se sentar próximo a janelas e portas, pois a iluminação natural proporciona melhores condições para a leitura dos textos.
  • E. O material didático a ser utilizado em sala de aula deve ter cores neutras e pouco contrastantes, para não interferir na funcionalidade e adaptação de recursos ópticos.

Com o intuito de proporcionar assistência educacional, tecnológica, psicológica, moral e técnica aos portadores de deficiência múltipla, as ações de apoio devem

  • A. exigir do deficiente múltiplo o máximo de eficiência na execução das atividades.
  • B. ser planejadas com o objetivo de promover experiências de sucesso.
  • C. ser executadas em ritmo acelerado, para que o deficiente múltiplo consiga se desenvolver mais rapidamente.
  • D. ter como meta a manutenção do nível de comprometimento da pessoa com deficiência múltipla.
  • E. condicionar-se às deficiências diagnosticadas, que balizam o planejamento das atividades.

Fernandes (2011), ao teorizar sobre a avaliação de programas e projetos educacionais, enfatiza que a avaliação de projetos deve permitir obter informação que permita considerar formas alternativas de resolver um dado problema. Sobre o processo de avaliação de programas educacionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Torna mais transparente o seu funcionamento, sua eficácia e eficiência; orienta a eventual necessidade de desenvolvimento de novos programas.

( ) Responde a uma diversidade de questões relativas a problemas existentes ou emergentes.

( ) Contribui para melhorar o programa e as medidas de políticas associadas a ele.

( ) Contribui, tão-somente, para criar dados para as avaliações de larga escala sobre os problemas relacionados ao processo de ensino nas escolas brasileiras.

Assinale a sequência correta.

  • A. V, V, V, F
  • B. V, F, V, F
  • C. F, V, F, V
  • D. F, V, V, V

Sobre a avaliação da aprendizagem na visão crítica, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Ajuda a tornar mais claros os objetivos que o professor quer atingir e possibilita a revisão do plano de ensino.
  • B. Visa diagnosticar como a escola e o professor estão contribuindo para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos.
  • C. Deve ser preponderantemente qualitativa, pois toda situação de prova escrita leva à ansiedade, à inibição e ao cerceamento do crescimento pessoal.
  • D. Deve estar articulada aos objetivos, conteúdos e métodos expressos no plano de ensino.

Acerca das tecnologias assistivas adequadas ao atendimento educacional especializado para alunos cegos ou com baixa visão, assinale a opção correta.

  • A. O sorobã auxilia o deficiente visual a desenhar mapas e a ampliar esquemas geométricos.
  • B. O reglete é um aparelho eletrônico que ajuda o deficiente visual a superar dificuldades de natureza linguística.
  • C. Os sintetizadores de voz têm a função de gravar e ampliar o som da voz humana como meio de facilitar a leitura labial.
  • D. Lupas eletrônicas, impressoras braille e scanners de mesa são softwares que permitem a ampliação de textos.
  • E. A punção e a máquina braille são recursos que auxiliam o deficiente visual na produção de textos escritos.

Sobre as relações entre política e planejamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O Estado, detentor exclusivo do monopólio do dever de educar, deve formular e implementar suas políticas com base na legislação e com o planejamento estratégico.

( ) No setor público, o planejamento é um processo que ocorre no âmbito do Estado e que envolve diretamente a tomada de decisões acerca da utilização do fundo público.

( ) A legislação estabelece direitos, objetivos, diretrizes para a ação do Estado e as políticas públicas são ferramentas para o cumprimento dos dispositivos legais.

( ) No Estado Democrático de Direito, que tem como princípios a transparência, a participação popular e o controle social, nos processos de planejamento e formulação de políticas públicas, deve ser garantida a ampla participação da sociedade, inclusive com utilização de tecnologias digitais.

Assinale a sequência correta.

  • A. F, F, V, V
  • B. V, V, F, F
  • C. V, F, V, F
  • D. F, V, V, V

A avaliação a ser desenvolvida por uma instituição de educação superior, envolvendo todos os participantes da instituição para repensar e redefinir seus compromissos e metas, modos de atuação, finalidades e resultados do trabalho acadêmico denomina-se:

  • A. Avaliação institucional.
  • B. Avaliação externa da aprendizagem dos estudantes.
  • C. Avaliação pedagógica e das condições de oferta do ensino de graduação e pós-graduação.
  • D. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Castells (2005) pontua que, no final do século XX, vivenciou-se a transformação da “cultura material” pelos mecanismos de um novo paradigma tecnológico que se organiza em torno da tecnologia da informação.

Em relação às reflexões desse autor sobre a revolução da tecnologia da informação, é incorreto afirmar que:

  • A. uma das características do novo paradigma tecnológico diz respeito à lógica de redes em qualquer sistema ou conjunto de relações, utilizando as novas tecnologias da informação.
  • B. a difusão da tecnologia amplia seu poder de forma infinita, à proporção que seus usuários apropriem-se dela e a redefinem.
  • C. as novas tecnologias da informação não são meramente ferramentas a serem aplicadas, mas processos a serem desenvolvidos.
  • D. a atual revolução tecnológica é caracterizada pela centralidade de conhecimentos e informação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...